Dieta de South Beach – Veja como funciona!

O que é Dieta South Beach?

Com muitas semelhanças com a Dieta Atkins e Dieta do Índice Glicêmico, a Dieta South Beach foi criada pelo respeitadissímo cardiologista americano Dr. Arthur Agatston. A princípio, essa dieta tinha o propósito de evitar e tratar doenças cardíacas em seus pacientes, porém rapidamente ganhou popularidade como um meio eficiente para perder peso.

Esta dieta funciona em fases, os dois primeiros por um período de tempo específico e a terceira fase que deve ser mantida para a vida toda. A Dieta de South Beach é relativamente simples de fazer. Basta substituir “carboidratos ruins” e “gorduras más”, por “bons carboidratos” e “gorduras boas”. Escolhendo os alimentos certos, você se torna mais saudável e com o peso que sempre sonhou!

Alimentos Proibidos na Fase 1

Proteínas: Carnes gordas como picanha com gordura, cupim, fígado, costela, partes de aves como asa, coxa e sobrecoxa, partes do porco como costela, tender, alimentos processados como hambúrguer industrializado, salsichas, nugget ou almôndega.
Laticínios: Queijos gordos como provolone, parmesão, brie, camembert, gruyère, gouda, emmental.
Vegetais e leguminosas: Batata, inhame, cará, beterrada, cenoura, milho, grão-de-bico, ervilha, batata-doce,mandioca.
Frutas: Todas estão proibidas, exceto limão e abacate.

Alimentos Permitidos na Fase 1

Proteína: Apenas carnes magras como largarto, alcatra, coxão mole, lombo, bacon torrado, frango e peru sem pele, frios magros como presunto, peixes e frutos do mar, ovos, soja e derivados.
Vegetais e leguminosas: Alcachofra, palmito, aipo, pepino, berinjela, folhas verdes, aspargos, feijão, lentilha, vagem, couve-flor, repolho, pimentão, cogumelos, espinafre, tomate, abobrinha.
Laticínios: Leite desnatado, iogurte desnatado, coalhada light, queijos (ricota, cottage, polenghinho, mussarela, queijo branco, requeijão, cream cheese light)
Frutas: Limão e abacate.
Frutas Secas: Nozes, amendoin, pistache, damasco.
Gorduras: Óleos do bem como azeite de oliva e óleo de canola.

Fases da Dieta South Beach

A Dieta de South Beach é composta de três fases. A cada fase, a dieta se torna mais liberal e menos restritiva.

” Fase 1 “: Dura duas primeiras semanas. Deve-se eliminar quase todos os carboidratos da sua dieta, particularmente os amidos e açúcares, incluindo massas, arroz, pães, alguns vegetais com alto índice glicêmico, frutas (e sucos de frutas também) e bebidas alcoólicas.

Você deve comer proteína magra, como frutos do mar, aves sem pele, carne magra e produtos de soja. Você também pode comer vegetais ricos em fibras, baixo teor de gordura (gorduras insaturadas), incluindo abacate, nozes e sementes. Sua finalidade é eliminar o ciclo da fome e o resultado é uma perda rápida e significativa de peso (até 5 kg ).

” Fase 2 “: Essa fase dura até chegar na sua meta de peso. Alguns alimentos proibidos na fase 1, são introduzidos, como boa parte das frutas, legumes e alguns cereais integrais. Os alimentos permitidos são os mesmos da fase 1, e mais esses:

Frutas: Manga, laranja, pêssego, ameixa, maçã, banana, grapefruit, uva, morango, melão, cereja, kiwi, pêra.
Legumes e grãos: Cenoura, batata-doce, grão-de-bico, arroz integral, ervilha.
Outros: Alimentos derivados da soja, gelatina light, chocolate amargo e meio-amargo (com moderação), pães com grãos, massas integrais, vinho tinto.

” Fase 3 “ : É a fase de manutenção que dura a vida toda. Pode-se introduzir todos os alimentos proibidos, porém seguindo os princípios da dieta e o estilo de vida que você aprendeu nas duas fases anteriores. Sem se descuidar das orientações básicas, alimentação balanceada, atividade fisica e sem precisar se privar de nada, você ficará esbelto para sempre.

Vantagens da Dieta South Beach

Apesar da dieta proibir alimentos ricos em carboidratos simples, como pão branco, batatas e arroz branco nas primeiras duas semanas, ele não exige contar calorias e nem medir as porções dos alimentos.

A proposta é evitar alimentos com alto índice glicêmico que eleva os níveis de açúcar no sangue e que acabam se transformando em gordura que se depositam especialmente no nosso abdômen e culote.

Muitos vegetais são permitidos, mesmo na fase 1. Carboidratos complexos, ricos em fibras, como arroz e pão de grãos 100% integrais são permitidas durante a fase 2. O real propósito da dieta é ensinar a comer proteínas e carboidratos do bem, ou seja, alimentos com baixo índice glicêmico.

E também nos ensina diferenciar as gorduras boas das gorduras ruins como gordura saturada e trans. Se trata de uma reeducação alimentar, que além de ajudar a acelerar o metabolismo e ainda ajuda a reduzir o colesterol e o risco de diversas doenças, inclusive cardíacas.

Veja Também:

Livros sobre Dieta de South Beach

Apesar das boas informações que podemos encontrar na internet, apenas nos livros do Dr. Agatston se têm acesso a todas as dicas, receitas e como manter o peso de forma eficaz e duradoura. O preço do livro é uma merréca, mas sua saúde e sua auto-estima valem ouro!

Dieta South Beach
Arthur Agatston
Dieta South Beach Aditivada Receitas Dieta
de South Beach
Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
4Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

3 Comentários

  1. Pingback: Emagreça 11 kg com a Dieta do Café da manhã Reforçado | Dieta Saúde e Beleza

  2. Pingback: O que comer na Fase 1, 2 e 3 da Dieta de South Beach | Dieta Saúde e Beleza

  3. Pingback: A verdade sobre os carboidratos na dieta | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *