Dieta do Trigo Verde emagrece até 3 kg por semana

freekeh

Benefícios do trigo verde (Freekeh) para a saúde e para emagrecer

O trigo verde, também conhecido como Freekeh (pronuncia-se “friki”) é um grão muito antigo, consumido há milhares de anos pelos povos da Síria, Líbano, Jordânia e Egito. Porém, agora o freekeh está ganhando muita popularidade na cozinha de vários países ocidentais como Estados Unidos e também o Brasil.

Trata-se de grãos assados, colhidos antes do amadurecimento e portanto seu teor nutricional é muito superior a diversos outros grãos. Só pra se ter uma ideia, o freekeh tem 4 vezes mais fibras do que o arroz integral, além do seu alto teor de proteínas, vitaminas e minerais em comparação a muitos outros grãos.


Alto teor de fibras
Devido ao seu alto teor de fibras e por ter um baixo iG (índice glicêmico), o freekeh é absorvido lentamente pelo organismo, evitando picos de açúcar no sangue e prolongando por mais tempo a sensação de saciedade. Não é à toa que vem se tornando o queridinho para as pessoas que querem emagrecer de forma saudável.

Promove a saúde ocular
O freekeh ainda é uma boa fonte de luteína e zeaxantina, dois poderosos carotenoides (um tipo de antioxidante) que ajudam a prevenir da degeneração macular relacionada à idade e outras doenças oculares, promovendo portanto a saúde dos olhos.

Ajuda a perder peso
Por possuir um alto teor de proteínas e fibras e também por estabilizar o açúcar no sangue, o freekeh contribui para a supressão do apetite e sensação de saciedade prolongada. Também pode ser consumido por portadores de diabetes. Seu consumo regular pode contribuir para a perda de 3 kg por semana.

Poderoso prebiótico

Outra vantagem do freekeh, que hoje é considerado um super grão, como a quinoa, chia e amaranto, é o seu poderoso efeito prebiótico. Ele ajuda na manutenção da saúde da flora intestinal, pois ajuda a aumentar o número de bactérias boas que residem no intestino, além de ajudar a prevenir vários tipos de problemas do trato digestivo, como prisão de ventre, constipações e doença diverticular.

Previne doenças cardiovasculares
Além de ajudar na perda de peso, uma dieta rica em fibras está comprovadamente associada a um menor risco de doenças do coração, além de auxilar na redução do colesterol, contribuindo para a prevenção de doenças como arteriosclerose.

É um grão versátil na cozinha
Outra grande vantagem desse grão é a sua versatilidade na cozinha. Como é um tipo de cereal, ele pode ser incluído em uma grande variedade de pratos como sopas, guisados, saladas, pudins ou até mesmo substituindo o arroz ou o trigo refinado em receitas. Mas um alerta importante: Por se tratar de um grão, o trigo verde infelizmente não é livre de glúten, portanto celíacos não devem consumi-lo.

Qual a receita para o freekeh?
Preparar o trigo verde é muito simples pois segue o mesmo procedimento de outros grãos como quinoa e amaranto. Basta colocar para ferver 2 xícaras de chá de água com 1 xícara de chá de freekeh. Espere ferver até amolecer os grãos. Esse tempo varia entre 15 e 20 minutos. Depois é só escorrer a água e adicioná-lo nas receitas.


Onde encontrar o freekeh?
Apesar de ser um grão muito antigo, o Freekeh ainda é novidade no Brasil, mas pode ser encontrado mais facilmente em lojas de produtos árabes ou étnicos. Mas com o aumento da sua popularidade, cada vez será mais fácil encontrá-lo em lojas de produtos naturais, drogarias ou grandes redes de supermercados.

Da mesma forma que a quinoa foi a sensação do ano passado, o trigo verde promete ser o grão deste ano. Talvez por isso que muitos o tem chamado de a “nova quinoa”. Confira abaixo o cardápio de 1100 calorias da dieta do trigo verde e emagreça 3 kg por semana de forma saudável e sem o risco de passar fome.

Cardápio Dieta do Trigo Verde ou Freekeh

Café da manhã
1 fatia de melão picadinho com
1 fatia de pão de forma sem glúten
1 col. (sobrem.) de requeijão light
2 col. (sopa) de freekeh salpicada

Lanche da manhã
1 maçã ou 1 pera

Almoço
2 col. (sopa) de arroz integral
2 col. (sopa) de brócolis refogado
1 omelete
1 prato de salada freekeh

Lanche da tarde
1 copo (200 ml) de água de coco
2 biscoitos água e sal

Jantar
3 conchas de sopa feita com peito de frango sem pele, inhame, cenoura, espinafre, 2 col. (sopa) de freekeh moído, alho, cebola, azeite de oliva extravirgem e sal

Ceia
1 copo (200 ml) de iogurte natural

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
10Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *