Dieta dos Passos – Veja como funciona


Já ouviu falar sobre a Dieta dos Passos? Quer saber como funciona? Então eu te digo! Para quem gosta de programas de emagrecimento prática e simples, então vai adorar esse, que além  da simplicidade, tem uma proposta interessante:

Incentivar as pessoas a deixarem o sedentarismo, sem precisar sofrer horas dentro de uma academia. Basta apenas que passem a caminhar, no mínimo, 10 mil passos por dia.

A Dieta dos Passos foi criada pelo preparador físico e colunista da Revista Veja, Renato Dutra. Em seu livro Dieta dos Passos – Um programa simples que vai revolucionar sua vida , ele explica que qualquer atividade que façamos, já ajuda a manter o corpo ativo, diferente do que se pensava há muitos anos atrás, que só apenas horas seguidas dentro de uma academia podiam dar algum resultado.

Caminhar é uma boa forma de se exercitar, mesmo que involuntariamente como ir ao supermercado, à padaria, à escola, enfim para qualquer lugar. Para saber se você está caminhando o suficiente para emagrecer, o autor sugere que você adquira um pedômetro ou passômetro, que nada mais é, que um contador que conta todos os seus passos dados ao longo do dia.

Esse aparelhinho é facilmente encontrado em qualquer loja que vende material esportivo. Existe muitos modelos em preços variados, alguns podem ser de pulso, outros podem ser presos à cintura. Veja aqui algumas opções de marcas e preços de pedômetros disponíveis no mercado.

Segundo Renato Dutra, é possível definir o nível de atividade de uma pessoa através da quantidade de passos que ela dá por dia. Por exemplo, se uma pessoa mantem um ritmo de 10 mil passos por dia, ela conseguirá manter o peso, caso seja esse seu objetivo. Já se a ideia é emagrecer, então é necessário um pouco mais.

Veja a tabela abaixo:

* Até 5 mil passos/dia: Sedentarismo
* 5 mil a 10 mil/dia: Ativo
* 10 mil a 13 mil/dia: Emagrecimento

Renato Dutra diz que a ideia de escrever o livro, foi depois de uma experiência bem sucedida com um grupo, o qual ele foi o preparador físico. Através do programa que ele desenvolveu, com o uso do pedômetro, o grupo alcançou resultados fenomenais, mesmo a maioria sendo totalmente sedentário.

Como funciona a Dieta dos Passos?

A ideia inicial é que a pessoa descubra seu nível de atividade e à partir disso, passe a criar metas, programando uma perda de peso gradual e consistente até atingir seu objetivo. O pedômetro, serve como um grande estímulo diário fazendo com que a pessoa não desista das suas metas tão facilmente.

Para o autor do livro, cada passo é importante, independente da atividade, que pode ser na rua, esteira e até atividades como brincar com os filhos ou fazer atividades domésticas. Essas devem ser feitas todos os dias.

Alongamento, musculação, bicicleta, exercícios aeróbicos, dança ou algum tipo de esporte devem ser feitos de duas a três dias da semana. Nesse programa de reeducação física, sedentarismo não tem vez. O negócio é se mexer!

Por que essa dieta funciona?

Como sabemos, para emagrecer, nosso gasto calórico deve ser maior do que ingerimos. De nada adiantará entrar em uma dieta super restritiva, se o seu gasto calórico é mínimo. Aparentemente você pode até emagrecer, porém é bem provável que recupere em pouco tempo.

O método da Dieta dos Passos, nos obriga a sair da nossa zona de conforto e ver que para emagrecer de forma eficaz e duradoura, é preciso algum sacrifício. Para uma pessoa totalmente sedentária, 10 mil passos pode parecer muito, mas é mais fácil do que se imagina.

Porém, se sentir dificuldade, comece com 5 mil passos e vá aumentando gradualmente, lembrando que os passos devem ser contados ao longo do dia, em qualquer atividade e não apenas dentro de um período do dia. Dessa forma fica fácil atingir sua meta diária.

Como diz o autor, cada passo conta, então o negócio é acumular a maior quantidade de passos possível. Para cumprir essa meta, às vezes é preciso dar uma remanejada na sua rotina e adquirir novos hábitos como deixar o carro na garagem e procurar fazer os percursos à pé, seja para ir ao trabalho, para levar os filhos na escola, ou fazer compras.

Se utiliza muito o ônibus ou metrô, desça sempre um ou dois pontos antes para que possa andar e assim acumular passos a seu favor. Até mesmo na balada, enquanto dança com suas amigas, você estará acumulando passos! Legal né!

Elabore metas e foque em seus objetivos

Com determinação e claro, uma dieta bem equilibrada e sem exageros, com certeza atingirá seus objetivos mais rápido do que pensa. Porém, na hora de elaborar as metas, seja razoável e sensato. A Dieta dos Passos não funciona a curto prazo, porém acontece de forma gradual e efetiva.

Portanto, ao invés de querer perder 3 kg em três semanas, que tal aumentar o prazo para 6 meses? Eu sei que queremos resultados rápidos, portanto, se for muito difícil idealizar a longo prazo, então estipule metas mais curtas, porém razoáveis, como 1 a 2 kg por mês.

Como pode ver, a Dieta dos Passos tem sim seu fundamento, pois nos estimula a uma vida ativa, que é fundamental para que o nosso metabolismo acelere, ajudando assim a emagrecer e a ter uma vida saudável. Se você já tentou inúmeras dietas, porém não conseguiu o resultado esperado, porque não tentar essa? Eu acho que vale a pena!

Adquira o livro, pois assim, você terá acesso ao programa de exercícios e explicação do Professor Dutra. O livro é baratinho e muito bom, vale a pena e além disso acompanha o pedômetro! (Se informe antes de comprar)

Consulte preços
do livro:
Dieta dos Passos
Um programa simples
que vai revolucionar
sua vida

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
27Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

2 Comentários

  1. Pingback: Dieta das 3 horas - Fracione sua alimentação e emagreça | Emagrecer Urgente

  2. DAVI SANTANA DA SILVA

    Excelente programa elaborado por pessoas competentes para ajudar a quem quer fazer uma boa manutenção da saúde. goste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *