Dieta Paleo, a dieta dos homens das cavernas

paleo_dieta

Como funciona a Dieta Paleo ou Dieta Paleolítica?

Já ouviu falar da dieta Paleo? É uma dieta baseada na alimentação dos homens primitivos há milênios de anos atrás, na Era Paleolítica. Também é chamada de Dieta Paleolítica, Dieta dos Homens das Cavernas ou Dieta da Idade da Pedra, que tem como fundamento que a nossa genética não mudou muito desde aquela época.

Segundo estudiosos, a incidência de doenças crônicas e outras doenças comuns de hoje em dia, como diabetes, obesidade, derrame e doenças cardíacas era inexistente devido à dieta que eles tinham antes da implantação das técnicas agrícolas que ocorreu há 2 mil anos atrás. A alimentação deles provinha basicamente da caça e pesca (carnes e peixes), ovos, vegetais naturais e sementes.

Alguns especialistas afirmam que ao seguir uma dieta próxima ao que nossos ancestrais tinham, é possível prevenir muitas doenças da atualidade e ainda emagrecer naturalmente. Além disso, ela pode trazer outros benefícios como:

1. Fornecer mais energia
2. Controlar a hipoglicemia
3. Controlar o peso
4. Combater doenças crônicas e reduzir inflamações
5. Melhorar a saúde cardiovascular

Pirâmide Alimentar da Dieta Paleo

 

Paleo dieta pirâmide paleolítica diet paleo pyramid

Como deu para perceber, a Pirâmide Paleo é um pouco diferente dos padrões que estamos acostumados a ver. Ela é como uma Pirâmide invertida, já que na base da pirâmide estão as fontes de proteínas animais como carnes, ovos e peixes, que geralmente ficam no topo das pirâmides convencionais.

No meio da pirâmide estão as fontes vegetais, como verduras, frutas e legumes e no topo, as gorduras saudáveis oriundas especialmente de frutas como abacate e sementes oleaginosas como nozes, amêndoas e castanhas.

As restrições nesta dieta são muitas, já que nenhum alimento que tenha surgido após as técnicas agrícolas são permitidos, como os cereais integrais, laticínios, açúcares em geral, sal, produtos industrializados, processados ou que tenham qualquer aditivo químico, farinhas refinadas, refrigerantes, entre outros.

Alimentos permitidos na Dieta Paleo

* Carnes, peixes, aves
* Ovos
* Vegetais e frutas de todos os tipos e cores
* Nozes e sementes, abacate e outras gorduras saudáveis, em moderação, mas sempre presentes em cada refeição.

Alimentos que devem ser evitados na Dieta Paleo

* Cereais, pães, biscoitos, bolos, arroz, etc
* Batatas
* Feijão e outras leguminosas
* Leite e derivados
* Açúcar e qualquer tipo de adoçantes artificiais
* Sal e óleos processados
* Bebidas como refrigerante, mesmo os diet ou zero calorias

Vantagens da Dieta Paleo

As vantagens da Dieta Paleo é que ela enfatiza o consumo de alimentos naturais e saudáveis, livres de substâncias químicas como agrotóxicos ou aditivos químicos como corantes. Segundo, testes preliminares, contatou-se que a dieta melhora a glicemia no sangue e reduz riscos de diabetes e doenças cardíacas.

A dieta também incentiva uma rotina intensa de exercícios e muitas pessoas dizem estar obtendo bons resultados com a dieta em relação à saúde e perda de peso. Afinal, ao comer alimentos mais naturais, com menos gordura e açúcar, reduz consideradamente a quantidade calórica, contribuindo para o emagrecimento e na redução de doenças ligadas à obesidade e sobre peso como as doenças cardíacas.

Desvantagens da Dieta Paleo

A dieta pode causar déficit em diversas vitaminas e minerais, como o cálcio, presente especialmente nos produtos lácteos. Como sabemos esse mineral é essencial para manter a saúde óssea e reduzir riscos de doenças como osteoporose. Embora o cálcio possa ser encontrado nos peixes, frutos do mar e vegetais, nem sempre conseguimos obter a quantidade necessária somente nestes alimentos.

A dieta também não recomenda o consumo de cereais, grãos integrais e leguminosas, alimentos que são ricos em minerais, proteínas, carboidratos e fibras e que desempenham um papel importante também na manutenção de um coração saudável e na redução de riscos de outras doenças ligadas ao sistema digestivo e cânceres.

Embora, hoje em dia há muitas pessoas com intolerância à lactose, doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, acho exagerado afirmar que tais alimentos não são adequados para nós, afinal além de fornecerem muitos nutrientes, muitas gerações antes da nossa, levavam uma vida perfeitamente saudável, consumindo-os.

Sem comprovações fundamentadas, acho que não devemos retiras os grãos, feijões e os produtos lácteos da nossa dieta, a não ser nos casos que haja algum tipo de alergia ou intolerância a esses alimentos, já que eles fornecem tantos nutrientes benéficos como minerais, fibras, vitaminas, proteínas, carboidratos, etc.

Falta de variedade e alto custo

Outro problema em se seguir uma dieta como essa é a questão da falta de variedade e os custos associados com a dieta Paleo. A carne é um dos itens mais caros em nosso carrinho de compras, e portanto, manter uma alimentação praticamente à base de carnes, pode sair bastante caro.

Ao seguir essa dieta, evitavelmente as pessoas desejarão mais variedade e aos poucos, retornarão aos antigos hábitos alimentares. Portanto, o melhor mesmo é você ter uma dieta equilibrada e saudável, com direito aos benefícios de todos os grupos alimentares, como proteína magra, gorduras saudáveis e carboidratos complexos.

Não se esqueça que antes de se submeter a uma dieta restritiva como essa, deve consultar um médico para saber se está apto e se estiver, faça a dieta sob a supervisão de um nutricionista, para que este profissional formule para você um cardápio da dieta paleo, de maneira que não cause desequilíbrios nutricionais.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
18Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

5 Comentários

  1. Pingback: A Dieta dos Nossos Ancestrais | Emagrecer Urgente

  2. Marcos

    Não é verdade que a dieta tem um alto custo e que ficamos ávidos por variedade seguindo-a. Se você basear sua alimentação em comida de verdade, altamente nutritiva e proporcionando grande saciedade em cada refeição (como carne, ovos, frutas, legumes e verduras) , não precisará ingerir as quantidades enormes de pão, arroz, bolos, biscoitos, macarrão, salgadinhos, empadas, açúcar e lanches de todo tipo. Você ficará REALMENTE saciado, pois esses alimentos fornecerão energia por um longo tempo, ao invés de causarem picos de insulina, fome a curto prazo e pouquíssimos nutrientes. No fim do mês irá constatar uma bela economia pelos alimentos não-nutritivos que deixou de comprar, embora o custo da carne pareça restritivo à primeira vista. No fim das contas a dieta paleo acaba saindo mais barata. Quem não testou não pode opinar, a saciedade aumenta, a energia aumenta e os gastos com alimentação, acreditem, diminuem.

    • Silvia

      Oi Marcos!
      Obrigada pelo seu comentário! Realmente faz sentido isso que você disse, afinal, uma boa dieta proteica eleva nossos níveis de energia, além de manter a fome sob controle. Também pode ajudar a pessoa a evitar alimentos ricos em carboidratos simples, que como sabemos, dão saciedade apenas momentaneamente. Enfim, pra quem já tentou outras dietas e não deu certo, não custa tentar experimentar essa. Abraços!

  3. Alexandre

    Não tem nada de “CARNES MAGRAS”…

    é CARNE, com sua gordura natural !! Gordura saturada não é prejudicial , esse é um dos princípios…

    Se fizer com carne magra, passa a ficar Low Carb ( o certo) mas Low Fat também, e isso é prejudicial.

    Gordura faz parte.

  4. Pingback: 4 Alimentos Perigosos Que Não São Ruins | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *