Dieta para baixar o colesterol ruim – Mantenha o Coração Saudável


Dieta para baixar o colesterol alto
Todos nós sabemos que o colesterol tem sido um grande vilão para a saúde da população em geral, responsável por doenças como aterosclerose, derrame e ataque cardíaco, doenças pelas quais, levam a um grande número de óbitos no mundo todo. Porém, podemos mudar esse quadro se quisermos.

Adquirir bons hábitos saudáveis e uma alimentação saudável, faz da dieta do coração, a melhor do mundo, pois além de ajudar a manter o peso sob controle, ainda nos ajuda a ficar longe de tais doenças, mantendo nosso fluxo sanguíneo em perfeita harmonia e nossas artérias limpas e sem perigos de bloqueamento e estreitamento.

Mas o que causa o entupimento das artérias? A maior causa é devido a uma alimentação rica em colesterol. O acúmulo de colesterol forma placas dentro da corrente sanguínea, que por sua vez, pode ficar tão espessa ao ponto de bloquear totalmente o fluxo do sangue. E as consequências disso, são derrames e ataques cardíacos repentinos.

Para não sermos pegos de surpresa, não há outro jeito, senão prevenir. Com as nossas dicas, tenho certeza que você aprenderá como deve ser a dieta perfeita para manter o coração saudável e ainda conseguir manter o peso ideal

Dieta do Coração Saudável

Para fazer a Dieta do Coração Saudável, basta que se siga uma alimentação equilibrada e balanceada. Desta maneira, poderemos controlar o consumo de gorduras, açúcares e colesterol, como um método preventivo de riscos de doenças cardiovasculares, derrames, entupimento das artérias.

Com o colesterol e a pressão sanguínea sob controle, ainda desfrutaremos de taxas baixas de glicose no sangue, favorecendo assim, um emagrecimento saudável e duradouro.

Veja como deve ser a alimentação nessa dieta

Fibras: As fibras ajudam a reduzir o colesterol ruim, especialmente aquelas contidas em legumes, frutas e grãos integrais. Veja nossas dicas de como introduzir mais legumes e vegetais em sua dieta.

Gordura: Fique longe da gordura saturada e trans e aumente o consumo das gordura monoinsaturadas e polinsaturadas como azeite, nozes, abacate, óleo de amendoim, linhaça e especialmente peixes, que são ricos em ácidos graxos ômega 3, que ajudam a reduzir o colesterol e o risco de doenças cardíacas.

Proteína: Fique de olho na qualidade e quantidade da proteína que consome. Substitua o consumo de carne vermelha por grãos leguminosas, como feijão, ervilhas, grão de bico, lentilhas, peixes e derivados da soja, que além de fornecer boas doses de proteína, também ajudam a reduzir o colesterol.

Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol: Couve-de-bruxelas, Bagaço da laranja, Feijão, Quiabo, Cevada, Ameixa preta, Aipo, Mamão, Amora, Damasco, Couve-flor, Pera, Cenoura, Mandioca, Azeite de oliva, Ervilha.

Reduza o consumo de colesterol ruim: Alimentos como Bacon, sorvetes cremosos, gema de ovo, chantilly, carne vermelha gordurosa, ovas de peixes, queijos gordurosos, biscoitos amanteigados, lagosta e camarão, doces cremosos, creme de leite, peles de aves, vísceras possuem grande quantidade de colesterol.

Não precisa deixar de comê-los, apenas se policie para que que a ingestão desses alimentos não seja demasiada, ocasionando um aumento significativo de colesterol ruim no seu sangue.

Carboidratos complexos: Alimentos feitos com farinha integral como pães, massas, aveia, farelos de tirgo e aveia, arroz, cereais, ajudam a reduzir o colesterol ruim. Já os alimentos à base de farinha refinada e açúcares como refrigerantes, açúcar, doces aumentam o colesterol ruim e as taxas de glicemia no sangue.

Regras essenciais para o sucesso da dieta

Modere no sal: Nem é preciso dizer, que o excesso de sal é inimigo em qualquer dieta. O sal em excesso na alimentação, aumenta os riscos de hipertensão e problemas cardiovasculares.

Mastigue bem os alimentos Aprenda a apreciar o sabor da sua refeição. mastigando vagarosamente cada garfada que leva à boca. Essa técnica ajuda a nos satisfazermos mais rápido, pois sinaliza ao cérebro sensação de saciedade. Assim evitamos comer excessos que aumentam o colesterol e obviamente nosso peso.

Coma menos, porém mais vezes por dia.Ao invés de fazer 3 rechonchudas refeições, que tal distribuí-las em porções menores, porém mais vezes por dia?

Desta forma, sempre estaremos de estômago cheio, evitando que se coma demasiadamente nas refeições. Procure não fazer jejum por mais de 3 horas, pois assim você também estará controlando os níveis de glicose no sangue e ainda ajudando a acelerar seu metabolismo.

Hidrate-se: Beber no mínimo 2 litros de água por dia, ajuda a desintoxicar e hidratar o corpo e também ajuda a levar oxigênio para todas as células. A água de coco também ajuda a reduzir o colesterol, devido ao seu alto teor de potássio e sódio. Chás de carqueja, chá de amora e chá de berinjela também são fortes aliados.

Seja mais ativa: Trate de deixar o sedentarismo de lado e coloque mais ritmo na sua vida. Praticar exercícios físicos regulares trazem muitos benefícios para a saúde e especialmente para o coração. Melhora a circulação sanguínea, mantem a pressão arterial estável, aumenta o colesterol bom, fortalece o músculo cardiovascular e ainda nos ajuda a manter nossa forma física.

Veja também:
Sugestão de Cardápio para a Dieta para Baixar o Colesterol

Dicas de livros sobre colesterol:


Controle seu
colesterol

Receitas de baixo colesterol

Comer bem para
baixar o Colesterol
Conte para seus Amigos...Share on FacebookShare on Google+Email this to someoneTweet about this on Twitter
Bookmark the permalink.

Folheados a Ouro e Prata com Preços Imbatíveis

4 Comments

  1. Pingback: Cardápio para baixar o colesterol e triglicerídeos | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: Dieta das 72 horas - Emagrecer urgente | Emagrecer Urgente

  3. Pingback: Obesidade Infantil - Quais são as causas e como evitar | Emagrecer Urgente

  4. Pingback: Macarrão instantâneo faz mal para a saúde? | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>