Diferenças entre Diet , light e Zero


Diet , light e Zero
Você sabe qual a diferença entre diet, light e Zero? A maioria das pessoas não sabem as reais diferenças entre eles e nessa guerra contra a balança, acabam fazendo as escolhas erradas, devido a essa confusão.

Por falta de informação, às vezes as pessoas, com o intuito de emagrecer, acabam escolhendo produtos diet e no fim, muitas vezes estão consumindo mais calorias do que alimentos comuns.

O diet, por exemplo, quando é desprovido de açúcares, tem outros elementos que o torna calórico, como gorduras ou proteínas. E tem mais! Além da quantidade de calorias não ser relevante no que se trata de produtos diet, nem sempre significa que eles tenham 0% de açúcar ou 0% de gordura.

O que são Produtos Diet?

Produtos diet, significa que eles são desprovidos de algum nutriente, pode ser qualquer um, açúcar, sal, proteína, gordura, etc. Esse tipo de produto é útil para quem tem algum problema de saúde que obrigue a não ingerir certas substancias.

Por exemplo, se uma pessoa é diabética, ela precisa de produtos diet isentos de açúcar (sacarose, mel, glicose). Pessoas que têm hipertensão, precisam de produtos diet, desprovidos de sal. Pessoas com colesterol alto e triglicérides, precisam de produtos diet, desprovidos de gordura e assim vai…

Por isso, se você consume esses produtos, por questões de saúde, deve estar atento ao rótulo e ver qual o nutriente está isento, pois podem ser vários tipos. É comum ver esses produtos diet, serem associados com a perda de peso, porém tenha em mente, que eles podem até ser mais calóricos que os comuns. Pode até ocorrer de um produto diet, ter menos calorias do que um produto comum, portanto é importante comparar a quantidade de calorias nos dois, antes de comprar. Assim não estará comprando gato por lebre.

Vou citar outros exemplos: O refrigerante diet não tem açúcar, (o açúcar é substituído pelo adoçante), porém é rico em sódio em comparação com um refri comum. Portanto também não é bom, pois sódio em excesso também faz mal.

O mesmo acontece com o chocolate diet. É isento de açúcar, mas é rico em gordura e calorias. O fabricante, muitas vezes acrescenta uma quantidade maior de gordura à fórmula para manter a consistência e para que não perca seu sabor.

Senso assim, é adequado aos diabéticos, mas não para quem quer emagrecer, ainda mais se consumir mais de uma barra de chocolate no mesmo dia. O mesmo vale para bolos, pães, biscoitos e outros produtos.

Bom, agora sabemos que nem sempre produtos diet são isentos só de açúcar e que também não significa que não tenham calorias. Isso significa que se você exagerar em alimentos diet, você irá engordar, da mesma forma que se exagerar em alimentos não diet.

O que são Produtos Light?

São produtos que possuem no mínimo 25% de calorias reduzidas em um dos seus ingredientes, como açúcar, gordura em comparação aos produtos comuns.

Esses sim são os mais adequados para quem quer emagrecer ou controlar sua ingestão de calorias! Porém, nem por isso devemos exagerar, afinal se comermos vários itens lights de uma vez, por mais que tenham menos calorias que os comuns, ao somar podem resultar em uma ingestão calórica.

A maionese comum, por exemplo, é rica em calorias. Sua versão light tem uma redução calórica de 50% em relação ao tradicional, porém continua a ter muitas calorias, portanto, se exagerar na quantidade, já viu né…

Pra variar, ainda tem produtos que conseguem ser os dois ao mesmo, tanto diet como light, como o iogurte por exemplo. Ele é diet porque não tem açúcar e light pelo baixo teor de gordura, sendo o alimento que não pode faltar para quem está em dieta.

O que são Produtos Zero ( 0% )?

Produtos zero ou 0%, pode ser considerado tanto diet como light. Diet, porque assim como eles, também é desprovido de um item, no caso, açúcar ( que é substituído por outro adoçante como aspartame) e light porque também possue calorias reduzidas (nesse caso isentas) em comparação a um alimento comum.

Veja esses vídeos sobre produtos Diet, Light e Zero

Conseguiu tirar as dúvidas em relação à produtos Diet, Light e Zero 0%? Espero que sim e não se esqueça de à partir de agora, ler os rótulos dos produtos antes de comprá-los!

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
8Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

1 Comentário

  1. Pingback: Qual o melhor adoçante para emagrecer? | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *