Pular corda queima calorias e emagrece

pular corda emagrece

Treino de corda para queimar gordura

Pula corda… Quem nunca brincou disso quando era criança? E quem disse que o pula corda deve estar restrito somente à infância? Pular corda é um dos melhores exercícios para quem quer eliminar peso e desenhar o corpo, pois ele trabalha vários grupos de músculos como abdômen, braços, pernas, ombros, glúteos, etc.

Esse exercício também ajuda a melhorar a nossa flexibilidade, agilidade, coordenação, postura, além de aumentar o metabolismo, facilitando assim na queima de calorias e de gordura corporal. É também um ótimo aquecimento para se fazer antes da musculação ou qualquer outro esporte.

Não podemos esquecer ainda dos benefícios que um treino de corda pode trazer para a saúde cardiovascular e para resistência muscular. Outra grande vantagem do pula corda é que é uma atividade barata e que não requer muito espaço para ser praticada. Você precisará apenas de um pula corda de qualidade, de um pequeno espaço para pular e de um par de tênis confortável.

Queima calorias e derrete gordura

Pular corda é uma das melhores atividades aeróbicas para combater a gordura e queimar calorias, sendo mais eficaz até que andar de bicicleta ou nadar. Como ele ajuda a acelerar o metabolismo, os resultados na balança podem aparecer rápido, se o treino for regular – 3 a 4 vezes por semana, 20 minutos.

É eficaz tanto para o sistema aeróbio quanto anaeróbio, dependendo do nível e do objetivo do praticante. Para quem quer emagrecer, o melhor treino com corda é o intervalado, onde se pode até perder 500 calorias em 20 minutos (120 saltos por minuto). Veja como deve ser feito o intervalo treino:

Comece com 30 segundos de treino de alta intensidade e descanse 2 minutos. Repita 5 vezes. Agora de novo, pule 30 segundos e descanse 1 minuto, repetindo 5 vezes novamente. Vá alternado esses dois treinos de durações diferentes, até completar 10 minutos e aumentando gradualmente até 20 minutos.

Aumenta a saúde cardiovascular

Outra grande vantagem de pular corda é que ele aumenta a aptidão cardiovascular. O sistema cardiovascular é responsável em transportar oxigênio através do fluxo sanguíneo para o coração e o resto do corpo. Como esse exercício fortalece o sistema cardiovascular, você ganhará uma maior capacidade para executar suas tarefas diárias e também ficará menos ofegante durante os exercícios.

O melhor treino de corda para melhorar a qualidade do sistema cardiovascular é a de baixa e moderada intensidade. Porém, um alerta: Esse tipo de treino não é indicado para pessoas que sofrem de algum problema relacionado ao coração. Lembre-se de consultar o seu médico antes de iniciar treinos como esse, de alto impacto.

Aumenta o tônus muscular

Um treinamento aeróbico intenso pode aumentar o tônus muscular, especialmente das regiões inferiores do corpo como pernas, panturrilhas, coxas e glúteos. Para quem faz musculação ou qualquer tipo de esporte, o treino com a corda pode também ajudar a aumentar a resistência e o condicionamento físico.

No começo é necessário ir com calma, pois esse exercício apesar de simples, é intenso e muito cansativo. Pra quem está há muito tempo sem malhar, é normal sentir dores musculares especialmente nas pernas nos primeiros dias. Mas um motivo para ir devagar e ir aumentando o ritmo e o tempo aos poucos.

Corda para iniciantes

No início, o ideal é pular de um a dois minutos e descansar 30 segundos. Depois, vá aumentando o tempo dos saltos, reduzindo também o tempo de intervalo. A forma de pular corda também é muito importante. Não tente movimentos que só veteranos conseguem fazer como pular corda cruzado ou alternando as pernas.

Deixe isso para quando estiver mais experiente no treino e com mais aptidão física, pois caso contrário poderá se machucar ou lesionar as articulações. Não se esqueça também de fazer um bom alongamento antes e depois de pular corda, além de se manter hidratado antes, durante e após o exercício. Abaixo, um exemplo de programa de exercícios com corda que te ajudará a secar até 2 kg por semana.

Exercícios com corda

1. Pule tirando os dois pés do chão ao mesmo tempo, sempre amortecendo os movimentos com a ponta dos pés. Repita 40 vezes.
2. Pule alternando as pernas e levantando os joelhos de maneira que forme um ângulo de 90 graus. Repita 60 vezes.
3. Pule alternando os pés. Na hora de aterrissar, dê um chute para frente. Salte 60 vezes.
4. Salte com uma perna só e depois com a outra. Faça 30 vezes de cada lado.
5. Salte alternadamente, elevando os pés para trás e tentando encostar o calcanhar no bumbum. Dê 60 pulos.


6. Salte alternando os pés e apoiando um de cada vez no chão sem quicar. A perna faz o mesmo movimento da corrida. Conte 60 pulos no total.
7. Pule cruzando as pernas. Durante a fase aérea do salto, cruze as pernas e aterrisse com elas cruzadas. Depois descruze-as e aterrisse com elas descruzadas. Vá alternando e dê 40 pulos no total.
8. Parada, gire a corda para o lado direito com as duas mãos em movimento circular. Repita com o outro lado e, em seguida, pule corda normalmente. Faça o exercício completo 40 vezes.
banner-q489. Pule abrindo e fechando as pernas. Faça 60 repetições.
10. Pule a corda normalmente alternando as pernas. Mas na hora da descida, flexione os joelhos como se tivesse fazendo exercício de agachamento. Dê 60 saltos.

Tempo de duração de um treino de corda para:
Iniciantes: fazer de 15 a 20 minutos da série,
Intermediários: de 20 a 30 minutos
Avançados: de 30 a 40 minutos

Contra indicações do pula corda

Devido ao seu treinamento de alta intensidade, afinal é impossível pular menos de 60 a 70 vezes por minuto, esse tipo de exercício não pode ser praticado por pessoas que:

• Possuem doença cardiovascular, pois pular corda pode eventualmente aumentar a pressão e a taxa de impulso;

• Possuem problemas na coluna vertebral ou lesões nas articulações da coluna ou joelhos, pois essas partes do corpo de recebem um grande impacto na hora do salto;

• Possuem excesso elevado de peso ou obesidade, pois além de proporcionar desconforto, pode agravar problemas eventuais do coração ou pressão.

Recomendação
Pular corda deve trazer somente benefícios e de jeito nenhum deve agravar os problemas de saúde, portanto mediante qualquer doença que você eventualmente tenha, consulte seu médico antes de praticar exercícios com a corda de pular. Associar essa atividade a uma dieta hipocalórica, ajudará você a perder peso, ficar em forma e desenhar o corpo, além de ser uma atividade muito divertida

Veja como deve ser o treino de corda

Compartilhe este artigo:Share on Facebook90Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

5 Comentários

  1. Pingback: Veja como funciona a Dieta das 8 horas | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: Kickboxing, um treino que emagrece e esculpe o corpo | Emagrecer Urgente

  3. Olá,realmente a corda é um excelente exercício para perda de peso e para a saúde em geral,comecei por recomendação médica e minha osteoporose evaporou fica a dica , obrigada .

  4. Excelente o seu esclarecimento a respeito da corda ,pratico e indico sem dúvida, pois minha saúde melhorou em tudo e ainda mantenho meu peso ,obrigada

  5. Pingback: Dieta do Leite para emagrecer rápido | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *