Exercícios aeróbicos e anaeróbicos – Queime calorias e emagreça


Exercícios aeróbicos e anaeróbicos
Aeróbico significa “com oxigênio.” Os músculos necessitam de oxigênio para se manter em movimento por um longo período de tempo e utilizam o oxigênio para queimar gordura. Exercícios aeróbicos incluem as atividades que são de longa duração e baixa ou moderada intensidade, como caminhar, correr, pedalar, dançar.

Anaeróbico significa “sem oxigênio”. Esses exercícios fazem com que os músculos não recebam o suficiente de oxigênio para gerar energia, fazendo com que eles utilizem o glicogênio (aquele que acaba se transformando em gordura em torno da nossa cintura, coxas e culotes). Exercícios anaeróbicos geralmente são atividades curtas e intensas como musculação.

Benefícios do exercícios aeróbicos

O exercício aeróbico tem uma série de benefícios à saúde. Pelo menos 30 minutos de atividade diária podem ajudar a melhorar o seu coração, pulmões e fluxo de sangue que acabará por levar a uma vida mais longa. Aqui estão alguns outros benefícios:

  • Perda de peso e queima de calorias
  • Aumenta a resistência do corpo
  • Melhora o sistema imunológico
  • Reduz o risco de obesidade e doenças cardíacas
  • Reduz o risco de diabetes tipo 2, derrame e alguns tipos de câncer
  • Controla a pressão e melhora a circulação sanguínea
  • Aumenta o colesterol bom e diminui o mau colesterol

Benefícios do exercícios anaeróbicos

O exercício anaeróbico é um treinamento de força que melhora o sistema cardiovascular e aumenta sua capacidade aeróbica. É isso mesmo, treinamento anaeróbico realmente ajuda a sua capacidade aeróbica. Veja outros benefícios:

  • Tonifica e modela os músculos
  • Deixa os músculos mais fortes
  • Ajuda a diminuir a gordura corporal
  • Ganho de massa muscular e resistência
  • Aumento da densidade óssea

Outra forma comum de treinamento anaeróbio é uma rotina HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade), que envolve treino curto de alta intensidade seguidas por períodos de treino leve de recuperação. Este tipo de treinamento é eficaz para aumentar o metabolismo e acelerar a queima de calorias. Libera também o hormônio HGH, que promove a perda de gordura e que melhora o condicionamento físico.

Treinamento aeróbico e treinamento anaeróbio

Como vimos, exercícios aeróbicos e anaeróbicos possuem particularidades únicas e se complementam. Os dois podem fazer parte da sua rotina de exercícios, no entanto, para iniciantes é bom começar com exercícios aeróbicos, pois eles condicionam seu físico, deixando-o apto para realizar os treinamento de alta intensidade anaeróbica.

Você pode fazer exercícios aeróbicos como andar ou correr como aquecimento para os exercícios anaeróbicos. Isso permitirá uma queima de gordura acelerada e uma construção muscular eficiente.

No vídeo abaixo, o personal trainer Rafael Aguiar dá algumas dicas sobre exercícios aeróbicos e anaeróbicos que podem ser feitos em casa. Confira:

Veja também:

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
18Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

2 Comentários

  1. Pingback: Osteoporose - Como prevenir e como tratar | Dieta Saúde e Beleza

  2. Pingback: Natação queima calorias e esculpe o corpo | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *