Exercícios para dores nas costas

dor nas costas

Exercícios para dores nas costas

Dores nas costas é um problema muito comum hoje em dia e as vítimas podem ser de qualquer idade. As dores lombares mais comuns são as relacionadas à coluna vertebral como ciática, cervical entre outras. Se você sofre constantemente com dores nas costas e coluna, saiba que alguns exercícios e um bom alongamento podem ajudar a aliviar essas dores incômodas, que tanto atrapalham nossas vidas, além de ajudar no fortalecimento dos músculos e aumentar a flexibilidade.

Grande parte das pessoas que sofrem de algum tipo de dor relacionada a coluna, ocorre devido a má postura, que na maioria dos casos, podem ser tratadas com alguns exercícios simples. Outra causa comum para as dores nas costas é a falta de atividade física. O sedentarismo faz com que os músculos que sustentam a coluna vertebral fiquem enfraquecidos.

Lesões podem ocorrer devido à pratica errada de exercícios e por isso devemos ter sempre o acompanhamento de um instrutor para que oriente sobre a postura correta na hora de fazê-los. Como vimos, as causas para as dores nas costas podem ser muitas, portanto antes de se aventurar a fazer qualquer exercício, devemos consultar um médico para saber saber qual a causa da inflamação.

Dependendo do caso é necessário tomar medicação e contar com a ajuda de terapias para o alívio da dor como acupuntura, massagem shiatsu, quiropraxia, fisioterapia, entre outras, e nos casos mais graves é necessário às vezes, intervenções cirúrgicas. Só o médico poderá indicar qual o melhor tratamento no seu caso.

Dicas para prevenir dores nas costas

Corrigir a postura

A má postura é uma das principais causas de dores nas costas. Em pé ou sentado, procure manter sempre a coluna, pescoço e a cabeça eretos. Quando sentar-se, mantenha a postura correta ao sentar-se, em pé ou deitado para prevenir dores nas costas. Se trabalha muito tempo sentado, faça uma pequena pausa de 5 a 10 minutos a cada duas horas.

Aproveite essa pausa para alongar-se, esticando os braços e pernas. Faça isso até mesmo quando estiver sentado, pois isso ajuda a alongar os músculos e aliviam a tensão muscular. Se policie quanto a coluna, corrigindo-a sempre que estiver torta, pois manter a boa postura é a principal chave para acabar com as dores nas costas.


Posições para dormir
Devemos encontrar uma posição confortável na hora de dormir, para evitar pressão desnecessária sobre a coluna. Evite dormir de bruços e ao dormir de barriga para cima, coloque um travesseiro sob os joelhos e entre as pernas, caso durma de lado. Quanto ao colchão, evite os muito macios ou duros. O ideal é o meio termo, ou seja, um colchão firme, porém confortável.

Evite sobrecarga sobre a coluna
Ao levantar cuidado para não dobrar a parte superior do corpo. Dobre os joelhos pois assim, o peso não causará tensão muscular, que por sua vez sobrecarregará a coluna vertebral. Evite também de se curvar ao pegar peso de alguma superfície mais baixa.

Flexionando sempre o joelho e aproxime sempre o objeto para perto do seu corpo antes que você o levante. Se for algo muito pesado, procure distribuir o peso em cada braço, pois dessa maneira, você poupará a pressão sobre as costas.


Alongamento
Fazer um alongamento adequado ajudará a aliviar a rigidez muscular, além de melhorar a flexibilidade da coluna vertebral. O alongamento e um breve aquecimento é importante antes e depois de qualquer atividade física, mesmo que seja apenas uma caminhada, pois ajudam a prevenir dores lombares, lesões e tensões musculares.

Se você já acorda com dores nas costas, um bom alongamento pode ser feito após acordar. Veja no vídeo abaixo, alguns exercícios de alongamento que ajudam a aliviar dores lombares.

Exercícios para dores nas costas
Os melhores exercícios para dor nas costas são os exercícios isométricos, pois ajudam a manter a postura correta, além de ajudar no aumento da força muscular. Pilates e exercícios de ioga também podem ser ótimos aliados.

Os exercícios devem ser feitos corretamente, de modo que não cause mais lesões e é preciso trabalhar não só os músculos das costas como também do abdômen, dos glúteos, dos braços e pernas, pois estão ligados aos músculos das costas e ajudam na sua sustentação. Além disso, essas atividades com certeza ajudará a melhorar não só a dor nas costas como também a saúde geral.

projeto viver magraExercícios aeróbicos também são ótimos para prevenir dores nas costas, pois fortalecem a coluna vertebral. Recomenda-se exercícios de rolamento de peso, como caminhada rápida, corrida, corrida em esteira, natação, etc.

Para quem tem dores nas articulações, o indicado são atividades de baixo impacto como caminhada, ao invés de impacto, como corrida, pois pode causar tensão muscular e músculos tensos tendem a doer mais do que os músculos relaxados. Aposte também na respiração correta durante qualquer atividade, pois esta ajuda a aliviar o estresse sobre os músculos.

Mantenha um peso saudável
Quanto maior o excesso de peso, mais sobrecarregaremos os músculos das costas, portanto é importante manter o peso sob controle, de acordo com a sua estatura. Para isso, além de atividade física, devemos incluir em nossa rotina diária, uma alimentação balanceada e de baixas calorias, com todos os nutrientes que o nosso corpo precisa.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
35Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

3 Comentários

  1. Pingback: Kettlebell e seus benefícios para a boa forma | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: RPG pode ser um aliado contra gordura localizada | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *