Exercícios para grávidas – Fique em forma na gravidez


Fique em forma na gravidez: Fazer exercícios durante a gravidez pode ajudar a prepará-la para o trabalho de parto e também ajudá-la a ficar em forma mais rápido depois da gravidez. Exercícios regulares também fortalecem os ossos e os músculos, lhe dará energia e manterá você saudável.

Mas, é claro, desde que você esteja em uma gestação sem riscos e com total permissão do seu médico. Durante a gravidez, a mulher se cansa mais rápido, ganha peso rápido, sente dores nas costas, fica inchada. Se exercitar por 30 minutos, pelo menos três vezes por semana, pode aliviar e reduzir esses sintomas e trazer outros benefícios para sua saúde.

Alongamento para o 1º trimestre de gravidez

Trabalhando a musculatura e o equilíbrio

Praticar atividade regular também pode melhorar sua capacidade de lidar com a dor do parto. São exercícios que trabalham sua musculatura, especialmente as que são importantes na hora do parto, como a região pélvica por exemplo. São importantes também aprender técnicas de respiração.

O peso extra na frente do seu corpo muda seu centro de gravidade e causa estresse nas articulações e músculos, especialmente aqueles na pelve e região lombar, causando dores nas costas e tornando-a mais propensa a perder o equilíbrio e cair, especialmente no fim da gravidez, quando o barrigão cresce. Alguns exercícios podem ajudar a ganhar o equilíbrio.

Treino para o 2º trimestre de gravidez

Outros benefícios de fazer exercícios na gestação

– Ajuda a reduzir dores nas costas,
– Ajuda a reduzir constipação, flatulência e inchaço
– Pode ajudar a prevenir ou tratar a diabetes gestacional
– Aumenta a sua energia
– Melhora o humor
– Melhora a sua postura
– Promove o tônus muscular, força e resistência
– Ajuda você a dormir melhor

Treino para o 3º trimestre de gravidez

Nada de exagerar nos exercícios durante a gravidez

Não faça exercícios e nem movimentos de alto impacto, pois você estará correndo riscos de lesões. Durante a gravidez, nossas articulações ficam mais relaxadas devido aos hormônios. Isso as torna mais frágeis e mais propensas a lesões.

O peso extra que você está carregando vai fazer seu corpo trabalhar mais do que antes de estar grávida. Os exercícios aumentam o fluxo de oxigênio e sangue para os músculos que estão sendo trabalhados, diminuindo em outras partes do seu corpo. Então, é importante não exagerar.

Para ter uma noção se está exagerando, observe se você é capaz de conversar normalmente durante o exercício. Se sim, então o exercício está em um nível aceitável. Jamais faça exercícios que a deixe ofegante ou com falta de ar.

Exercícios para relaxar o pescoço e ombros

Escolha exercícios seguros e sem riscos

A maioria dos exercícios voltados para gestantes, são seguros e sem riscos. No entanto, alguns tipos de exercícios envolvem posições e movimentos que podem ser desconfortáveis, cansativos, ou prejudiciais para mulheres grávidas.

Conforme, a barriga cresce, fica mais complicado fazer exercícios onde fica de barriga para baixo ou que tenha que ficar parada por longos períodos de tempo. Aprenda a ouvir seu corpo. Ele sempre diz quando estamos exagerando.

Exercícios para a região pélvica

Importante:

Antes de começar seu programa de exercícios, converse com seu médico para ter certeza que você não tem qualquer condição obstétrica ou de saúde que limitem a sua atividade. O seu médico pode aconselhar sobre qual tipo de exercício físico é melhor para você.

Mulheres com fatores de riscos na gravidez, devem sempre conversar com seu médico, antes de fazer qualquer exercício, pois pode colocar em risco sua vida e a do bebê.
Exemplos de condições de riscos:
– Fatores de risco para parto prematuro
– Sangramento vaginal
– Ruptura prematura das membranas
– Pressão arterial muito elevada

Veja também:
Gravidez – Alimentação no 1
º trimestre
Gravidez – Alimentação no 2º trimestre
Gravidez – Alimentação no 3º trimestre

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
27Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *