Farinha de berinjela, seca a barriga e emagrece

por Silvia em 14 de maio de 2012


Farinha de berinjela, seca a barriga e emagrece
A farinha de berinjela tem ajudado muitas pessoas a perder peso e a reduzir a gordura visceral, aquela que fica ao redor da cintura. Além de ser um alimento funcional por ser rico em nutrientes e fibras, a farinha se mostrou eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares e no combate à obesidade, redução do colesterol e controle da diabetes tipo 2, segundo um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O estudo foi coordenado pela nutricionista Glorimar Rosa que dividiu dois grupos de mulheres com excesso de peso, acima dos 40 anos, sedentárias e com fatores de riscos cardiovasculares como pressão alta, colesterol e triglicérides elevados. Os dois grupos seguiram o mesmo regime, porém o primeiro grupo consumiu 4 colheres de sopa de farinha de berinjela, enquanto que o outro grupo seguiu apenas a dieta.

Depois de 2 meses, os resultados forma surpreendentes. Enquanto que o segundo grupo perdeu apenas 3 kg e 3 cm de circunferência abdominal, o primeiro grupo, que consumiu a farinha perdeu 6 kg e 12 cm de cintura.

Veja também:
Benefícios da berinjela para baixar o colesterol e emagrecer

Dieta da berinjela para secar a barriga

Benefícios da Farinha de berinjela

A berinjela, que já foi até discriminada no passado pois diziam que ela causava demência, é na verdade um dos alimentos mais funcionais que existem. É rica em vitaminas A, C e no complexo B, que ajudam a melhorar a visão e as defesas do corpo. Além disso, é um alimento com pouca gordura, rico em água, e sua casca tem substâncias que ajudam a prevenir o câncer.

Apesar de ser rica em sódio, a farinha pode ser consumida sem problemas por pessoas com hipertensão. Além de ajudar a emagrecer, ela regula o funcionamento do intestino, aumenta a sensação de saciedade, ajuda a reduzir a gordura abdominal, o colesterol total e triglicérides, reduzindo assim os riscos de problemas cardiovasculares.

Como promove a redução de peso e gordura visceral, a farinha também acaba reduzindo os riscos de diabetes tipo 2. Ajuda ainda no tratamento de artrite e reumatismo, pois ajuda a reduzir o ácido úrico, substância que em excesso no organismo, causa dor e inflamação.

Farinha de berinjela enxuga a barriga e emagrece!

A farinha concentra 10 vezes mais de fibras que a berinjela e portanto também é eficaz na função intestinal, porém deve ser consumida aliado a um grande consumo de água, para evitar prisão de ventre e constipações.
As fibras ajudam a reduzir a concentração de gordura no sangue e promovem sensação de saciedade.

É ainda aconselhável um alto consumo de sucos ou frutas que sejam boas fontes de vitamina C para neutralizar os prováveis radicais livres que a farinha possa liberar no organismo. A berinjela também possui niacina, um nutriente que auxilia as reações bioquímicas responsáveis pelos processos metabólicos de emagrecimento.

A farinha também atua como inibidor de apetite pois suas fibras solúveis absorvem água do organismo e, no estômago, aumentam de tamanho, mantendo a saciedade e inibindo a fome por algumas horas. A farinha ainda tem ação diurética e favorece o funcionamento dos rins, por ser rica em vitaminas do complexo B.

Vale lembrar, entretanto, que a farinha de berinjela só trará bons resultados em emagrecimento, o qual se pode perder até 5 kg em um mês, se você aliar seu consumo a uma dieta balanceada de baixas calorias, além de boa hidratação e vitamina C.

Como preparar e consumir a farinha?

A farinha pode ser misturada a caldos, sopas, sucos, vitaminas e iogurtes. Recomenda-se o consumo de até quatro colheres de sopa diariamente, duas no almoço e duas no jantar. Veja a receita abaixo da farinha de berinjela:

Primeiramente escolha berinjelas que estejam frescas e que tenham a casca brilhante, livres de qualquer machucado. Corte-as em fatias e as distribua em uma fôrma. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura de 200º C por cerca de 2h15 ou até o legume ficar crocante e ressecado.

Por último, triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador até virar pó, com a consistência igual a da farinha de mandioca. Com 1 kg de mandioca é possível fazer cerca de 100 g de farinha. Guarde em um pote fechado e de preferência na geladeira. A farinha bem conservada, pode durar até 1 ano.

Se não quiser ter esse trabalhão todo, você pode ainda comprar a farinha de berinjela pronta, que já existem de várias marcas em lojas naturais:


Farinha de Berinjela
com Colágeno
Nutrigold

Farinha ou Fibra
de Berinjela
Sabor da Terra

Farinha ou Fibra de
Berinjela e Laranja Amarga
Sabor da Terra

Assista ao vídeo sobre a farinha de berinjela:

Nota: O conteúdo desse site tem apenas caráter informativo. As dietas e informações contidos nesse site são tiradas da própria internet. Todo programa alimentar deve ser realizado sob supervisão médica. Jamais se automedique ou faça dietas sem antes ser avaliado por um médico.

{ 2 trackbacks }

Reduza o colesterol e emagreça com suco de berinjela | Emagrecer Urgente
17 de maio de 2012 às 10:19
Dieta da Farinha da berinjela para secar a barriga | Emagrecer Urgente
24 de fevereiro de 2013 às 12:51

{ 4 comentários… leia abaixo ouadicionar um }

gardenia ferreira 4 de junho de 2013 às 12:22

Estou encantada com a matéria de vcs que fala sobre a beringela.

Responder

Silvia 20 de junho de 2013 às 17:02

Obrigada Gardenia!
Espero sempre sua visita por aqui para ver as novidades!
Abraços!

Responder

tata 30 de setembro de 2013 às 14:45

A farinha de beringela realmente emagrce, Poderia me dar uma dica de como consumi-la para emagrecer mais rápido?

No aguardo…

Responder

Silvia 2 de outubro de 2013 às 16:13

Oi tata!
Você pode adicionar a farinha de berinjela durante o preparo das refeições ou então adicioná-lo em sucos, vitaminas e iogurte. Espero ter ajudado! Abraços!

Responder

Deixe um comentário

Post Anterior:

Próximo Post