Goji Berries – A fruta da longevidade e do anti envelhecimento

por Silvia em 14 de novembro de 2011


Goji – A fruta da longevidade e do anti envelhecimento
As bagas Goji  ou Goji berries, são pequenas frutas originárias do Tibete e muito utilizada pela Medicina Tradicional Chinesa há milênios, devido aos seus ricos antioxidantes e nutrientes benéficos para a saúde. É o fruto da planta Lycium barbarum, e é conhecida como o fruto da longevidade, da felicidade e do anti envelhecimento.

Como sabemos, muitas pesquisas estão sendo feitas sobre a alimentação em outras culturas a fim de se descobrir alimentos que podem contribuir com a saúde das pessoas. Os povos que vivem nas montanhas do Tibete, ganharam fama de pessoas longevas por ter um grande índice de pessoas com mais de 100 anos.

E segundo o povo tibetano, a razão para a saúde de ferro e a longevidade é as bagas de Goji, que são ricas em antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, combatem o envelhecimento e as células cancerosas, prevenindo assim de uma gama de doenças e diversos tipos de câncer.

Os nativos do Tibete dizem sem contestar: Coma um punhado de Goji pela manhã e ganhe energia, disposição e felicidade para o resto do dia.” Além de todos os benefícios, o Goji ainda tem poderes afrodisíacos e ajuda a estimular a libido.

Veja os principais benefício do Goji:

Ricos em aminoácidos:
Uma baga de goji contem 19 aminoácidos, sendo que 8 deles, são essenciais para o nosso organismo. Esses aminoácidos ajudam o processo de metabolismo de proteínas, que quando em equilíbrio ajuda a regular nosso metabolismo no geral.

Ricos em antioxidantes e vitaminas C, E e Vitaminas do Complexo B
Sua grande quantidade de antioxidantes ajuda a reforçar o sistema imunológico, combatendo doenças e infecções. Além disso combate os radicais livres, combatendo o envelhecimento e degeneração das células, mantendo-as saudáveis. A Tiamina (vitamina B1) ajuda a converter os carboidratos em energia e ajuda a manter o bom funcionamento da glândula tireoide.

Ricos em minerais
Goji possui uma grande quantidade de minerais, entre eles, cálcio, ferro, magnésio, cobre, potássio, fósforo, manganês, zinco, sódio e selênio. O cálcio, como sabemos ajuda a manter a saúde óssea e também ajuda a reduzir a gordura corporal.

O potássio contribui para o bom funcionamento da glândula pituitária, responsável em produzir variados tipos de hormônio, entre eles o hormônio do crescimento, que por sua vez ajuda nosso corpo a queimar os estoques de gordura. Considerado um poderoso anti cancerígeno, a fruta ainda pode ajudar a abrandar os efeitos colaterais da quimioterapia devido ao mineral selênio.

Rico em carotenoides
As bagas ainda são fontes de carotenoides como beta sisterol, betacaroteno, zeaxantina e criptoxantina. A zeaxantina é conhecida por combater doenças degenerativas dos olhos. A criptoxantina ajuda a prevenir o risco de câncer de pulmão, porém com uma ressalva: Desde que a pessoa não seja fumante, pois essa combinação pode ocorrer o efeito contrário e favorecer os riscos de câncer pulmonar.

Rico em Ácidos graxos
Possui ácidos graxos essenciais como ômega 6 e ômega 3, este último, importante para combater doenças cardiovasculares e preservar a saúde do cérebro. Já o ômega 6 também contribui para aumentar nossa capacidade de absorver cálcio e também é importante para manter nossa pele e cabelos saudáveis.

Rico em polissacarídeos e enzimas
O Goji é rico em polissacarídeos, como L-glutamina e L-arginina, que além de ajudar a aumentar a massa magra, também estimula a produção do Hormônio do crescimento, que por sua vez ajuda a queimar as gorduras estocadas.

O Goji ajuda a emagrecer?

Como vimos, o Goji, além de tantos benefícios para a saúde, pode ser também um grande aliado na dieta para quem quer emagrecer. A fruta ajuda a inibir a fome e a controlar o desejo por doces e carboidratos.

Além disso, fornece nutrientes importantes para o bom funcionamento de diversos hormônios ligados ao acúmulo de gordura e aumento do peso.

Por exemplo, a fruta contem o mineral cromo, que é um grande auxiliar na função da insulina  e ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue. Também ajuda no bom funcionamento da tireoide e Hormônio do Crescimento, que em equilíbrio, nos ajuda a manter o peso e queimar gordura com mais eficiência.

Onde comprar o Goji?

O Goji é vendido geralmente em forma desidratada e seca, assim como as uvas passas. São vendidos em saquinhos e podem ser consumidos puros ou adicionados a outros alimento como cereais e aveia. Seu gosto possui um leve azedume, porém um pouco adocicado e segundo dizem é muito saboroso. Tem a versão em forma de sucos ou mesmo a polpa concentrada para o preparo do suco.

Apesar de ser mais conhecida no exterior, o Goji já está se popularizando no Brasil e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou até mesmo pela internet, em alguns sites de venda online de fitoterápicos. Embora, seja muitas vezes encontrado sob o nome de Goji Himalaio, é pouco provável que seja. Porém, mesmo que seja cultivado em outros lugares, além das montanhas tibetanas, isso não altera seus benefícios para a saúde.

Nota: O conteúdo desse site tem apenas caráter informativo. As dietas e informações contidos nesse site são tiradas da própria internet. Todo programa alimentar deve ser realizado sob supervisão médica. Jamais se automedique ou faça dietas sem antes ser avaliado por um médico.

{ 3 comentários… leia abaixo ouadicionar um }

Gigi domingues 17 de janeiro de 2013 às 19:55

quero receber informacoes sobre a fruta GojinHimalaio,mirtilio Blueberry brasileiro.

Responder

Silvia 5 de fevereiro de 2013 às 0:18

Oi Gigi!
Bom, as informação sobre o Goji Berries estão aqui nesta matéria, mas caso ainda tenha algumas dúvidas, poste que tentarei responder ok. Agora sobre o Blueberries, que conhecemos aqui no Brasil como mirtilo, sugiro que leia esse artigo que fala sobre os benefícios do mirtilo. Qualquer dúvida é só falar ok. Abraços!

Responder

Severino Aquino 4 de dezembro de 2013 às 0:00

Gostaria de informação da fruta e como adquiri-la aqui no Brsil

Responder

Deixe um comentário

Post Anterior:

Próximo Post