Gravidez – Alimentação no terceiro trimestre

Gravidez – Alimentação no terceiro trimestre

Durante o terceiro trimestre seu bebê vai se desenvolver e crescer rapidamente. Seu corpo está totalmente formado, tanto que se nascer prematuro aos 6 meses, ele tem muitas chances de sobreviver, mesmo não tendo atingido o peso e nem o amadurecimento dos seus órgãos.

À partir do sétimo mês, o bebê começa a ganhar peso e a barriga cresce ainda mais, gerando desconforto para a futura mamãe. Nessa fase já é difícil arranjar uma boa posição para dormir, muitas apresentam o “andar de pato”, proveniente da postura que a grávida é obrigada a ter, para equilibrar o peso na parte da frente do corpo.

Gravidez – 28ª a 37ª semana

Veja também:
Gravidez – Alimentação no primeiro trimestre
Gravidez – Alimentação no segundo trimestre

Alimentação no terceiro trimestre de gravidez

Nesse período, a gestante também deve se preocupar com alimentação, dando ênfase aos alimentos nutritivos e evitando alimentos calóricos pobres em nutrientes. O ideal é que até a hora do parto, a mulher tenha engordado 8 a 12 kg em comparação ao peso de antes de estar grávida.

Muitas engordam muito, chegando a 20, 30 kg a mais no fim da gestação e isso pode ser perigoso, pois pode causar aumento da pressão arterial e até diabetes gestacional. Além disso, não é porque a futura mamãe engordou bem, que significa que o bebê também está gordinho e sadio.

Se o que você come não tiver qualidade nutricional, você estará deixando de fornecer nutrientes importantes para o bebê, e ainda estará engordando a si mesma, devido a essas calorias vazias. É preciso aumentar sim o valor de calorias, afinal, nesse último trimestre, você precisa de energia e seu bebê precisa engordar… mas você não. Portanto, coloque mais alimentos saudáveis no prato. Só assim, você estará garantindo um desenvolvimento saudável para o seu filho (a).

Dicas de alimentação

* Continue seguindo a metodologia do segundo trimestre, que aliás pode ser feita no primeiro trimestre também: Menos comida no prato e mais refeições ao longo do dia e também evite comida picante e gordura. Assim, você não se sentirá muito cheia e irá diminuir os desconfortos como azia, prisão de ventre e peso no estômago.

* Aumente a ingestão de proteína durante esse último trimestre para ajudar a ter uma boa produção do leite materno. Peixes são ótimas fontes de proteínas, especialmente, salmão, bacalhau, arenque, cavalinha e atum, que ainda fornecem ômega 3.

* Você também precisa de ferro e ácido fólico durante toda a gravidez, inclusive o terceiro trimestre. Esses nutrientes estão em carnes, aves, feijões e vegetais verde escuro. Você também precisa de alimentos ricos em fibras como grãos e cereais e alimentos ricos em vitamina C, presente nas frutas, que ajuda o organismo absorver o ferro.

* Beba muito líquido também, especialmente água ou chás de erva doce, erva cidreira ou hortelã. Isso irá ajudar na digestão e também irá reduzir o inchaço. Nesse período, a fome da futura mamãe aumenta e seu corpo irá avisá-la quando e quanto comer.

* Não espere até que você esteja morrendo de fome para comer, pois isso fará você comer grandes quantidades de alimentos pouco saudáveis. Coma, quando sentir fome de uma maneira que você possa escolher alimentos saudáveis em vez de pegar o primeiro doce que ver pela frente.

Veja o que a futura mamãe deve evitar:

* Cozinhe bem as carnes que ingerir, pois uma carne mal cozida pode transportar diversas bactérias, assim como salmonelas, E.Coli, toxoplasmose, que por sua vez, podem afetar o bebê, induzindo à riscos de parto prematuro e outros desconfortos como vômitos, náuseas etc. Portanto, evite qualquer tipo de carne cruas ou mal cozida, incluindo peixes e mariscos.

* Consuma apenas bebidas lácteas pasteurizado, pois no processo de pasteurização, remove-se todas as bactérias, especialmente a listeria, uma bactéria que causa Listeriose, uma doença que segundo estimativas, acometem 30% das grávidas e pode causar a morte da mãe e do feto. Portanto, fique longe de alimentos não-pasteurizado como queijos: de cabra, branco, camembert e brie e bebidas como sucos ou leite de cabra ou de vaca não-pasteurizado.

* Evite consumir ovos crus durante a gestação devido a bactéria salmonela. Essa bactéria é prejudicial ao bebê e pode causar até um parto prematuro e uma grave intoxicação alimentar na futura mamãe. Portanto evite qualquer alimento que contenha ovo cru em sua composição como gemadas, sorvetes caseiros, salada Ceasar e maionese.

* Evite consumir peixes com mercúrio durante a gravidez, como cação, tubarão, garoupa e espadarte, pois pode ser prejudicial ao bebê. O consumo elevado de metil mercúrio pode causar problemas no desenvolvimento e severos danos neurológicos no bebê. Evite também peixes criados em fazendas ou cativeiros pois esses peixes, contem toxinas chamadas de bifelinas policloradas (PCB) que podem causar prejuízos ao desenvolvimento fetal.

* Evite o consumo de aspartame, um adoçante 200 vezes mais poderoso que a sacarose. Segundo estudos, o aspartame usado por um período prolongado, pode estar associado com câncer e imunotoxicidade. Leia sempre os rótulos dos alimentos para se certificar que não tenha aspartame e se for substituir o açúcar, opte pelo mel ou estévia, produtos mais naturais e não oferecem riscos.

* Se mantenha longe do álcool, cigarro e drogas durante a gravidez. Evite também cafeína e alimentos picantes. E antes de ingerir qualquer medicamento, consulte o seu médico para saber se não trará danos ao bebê. Todo mundo sabe disso, mas é sempre bom lembrar.

A hora do parto e do nascimento está chegando. Com certeza o terceiro trimestre mexe muito com o lado emocional da gestante, afinal o sonho de estar com seu bebê nos braços está mais próximo e isso gera muita ansiedade.

Documentário sobre gestação

Livros que podem te orientar durante a gestação


101 dicas essenciais
na gravidez

Elizabeth Fenwick

A Gravidez Dia a Dia
Maggie Blott

Gravidez Saudável
Guia Prático da

Gestação ao Bebê
Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
3Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

5 Comentários

  1. Pingback: Gravidez - Dicas e Alimentação até a 27º semana ( 6º mês ) | Dieta Saúde e Beleza

  2. Pingback: Gravidez - Alimentação no primeiro trimestre | Dieta Saúde e Beleza

  3. Pingback: Exercícios para o 1º , 2º e 3º trimestre de gravidez | Dieta Saúde e Beleza

  4. Pingback: Dicas para as mamães perderem peso | Emagrecer Urgente

  5. Maylla

    Como engorda o bebê em apenas 1 mês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *