Grupos Alimentares – Emagreça comendo de tudo!

por Silvia em 2 de setembro de 2011


A reeducação alimentar é a chave para conquistar um corpo esbelto e com saúde e ela implica em uma dieta saudável e equilibrada, onde a regra é consumir uma variedade de alimentos de cada grupo alimentar na proporção certa.

Ao fazer uma dieta que restringe o consumo de algum grupo alimentar, você estará privando seu corpo de nutrientes importantíssimos para o seu bom funcionamento. Além disso, dietas assim promovem um emagrecimento rápido, porém dificilmente duradouro.

Com a reeducação alimentar é diferente. Você emagrece de forma gradual, porém se for feita ao longo da vida, você se manterá magro e com saúde para sempre. E o melhor de tudo… sem se privar de nada. Apenas controlando a quantidade e a qualidade do que come.

” Mas como fazer isso? Antes de tudo precisamos conhecer sobre os Grupos Alimentares e quais os seus benefícios para a saúde e para o emagrecimento. Para ajudar as pessoas foi elaborado uma excelente ferramenta para ajudá-lo a fazer escolhas alimentares saudáveis, a Pirâmide Alimentar.

* Clique na imagem para ampliar

A pirâmide alimentar pode ajudar você a escolher os alimentos certos, assim como a quantidade ideal de cada um. Desta maneira, você obterá os nutrientes que o seu corpo necessita e também poderá controlar a quantidade de calorias e a ingestão de alimentos que interferem no seu emagrecimento como gorduras saturadas, colesterol, açúcar e sódio. A Pirâmide Alimentar é composta por 8 Grupos Alimentares.

Conheça os Grupos Alimentares e a quantidade diária de cada um:

Grupo 1 – Carboidratos (5 a 9 porções por dia)

Os carboidratos, especialmente os complexos, são ricos em fibras, vitaminas B e também fornecem cálcio, cobre, ferro e vitamina E. Esses alimentos são o combustível para o nosso corpo e devem estar presentes em quase todas as nossas refeições. É importante evitar os carboidratos simples (de farinha refinada) e dar preferência aos complexos como os alimentos integrais (cereais, pães, arroz, tubérculos e raízes).

Grupo 2 – Legumes e vegetais (4 5 porções por dia)

Os legumes e verduras são responsáveis por fornecer fibras (principalmente fibras solúveis), vitaminas e minerais. A vitamina C é mais abundante nas folhas verdes e o betacaroteno nos legumes de cor laranja como cenoura, abóbora e batata doce.

Grupo 3 – Frutas (3 a 5 porções por dia)

Possuem bastante água e são ricos em antioxidantes, vitamina C, fibras solúveis, potássio e fornecem também vitaminas e sais minerais (cálcio, ferro e potássio). Os antioxidantes ajudam a prevenir alguns dos danos causados ​​por gorduras na dieta.

Grupo 4 – Laticínios (3 porções por dia)

Os laticínios são ricos em cálcio, proteína, zinco, vitaminas B2 e B12 e vitaminas lipossolúveis A e D. Estes alimentos incluem o leite e seus derivados como o iogurte, coalhada e queijos magros. O cálcio é um mineral essencial na formação dos ossos e dentes, contração muscular e na ação do sistema nervoso e ainda combatem doenças como a osteoporose.

Grupo 5 – Proteínas (1 a 2 porções por dia)

Os alimentos deste grupo são uma fonte de proteína, ferro, vitaminas B, magnésio, zinco, cobre, magnésio, selênio, o Omega 3 e Vitamina D. São conhecidos também como alimentos construtores, porque ajudam na construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios, vários líquidos e secreções e para a preservação do sistema imunológico. Estes alimentos incluem proteínas animais como ovos, peixes, carnes, aves e proteínas vegetais como sementes, nozes, soja e derivados como o tofu.

Grupo 6 – Leguminosas (1 porção diária)

Nesse grupo estão todos os tipos de feijões, lentilha, fava, tremoço, ervilhas, grão de bico, soja. Estes alimentos são ricos em ferro, ácido fólico, luteína e minerais como zinco, potássio, magnésio, manganês, fósforo e vitamina B1. Combatem diversas doenças e ainda ajudam a reduzir o colesterol no sangue.

Grupo 7 – Óleos e Gorduras (1 a 2 porções por dia)

Nosso corpo necessita de uma pequena quantidade por dia de gordura pois eles são importantes porque transportam as vitaminas A, D, E, K. Porém deve-se consumir em baixa escala pois são considerados alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol. Deve-se também optar por gorduras boas (polinsaturadas e monoinsaturadas) como abacate, sementes oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas, sementes e azeite de oliva extra virgem. Limite o consumo de frituras, ricas em gorduras saturadas como batata frita e gorduras trans.

Grupo 8 – Açúcares (1 a 2 porções por dia)

Nesse grupo entram o chocolate, doces, mel, biscoitos, bolos, refrigerantes, frituras e doces. Você pode comê-los diariamente, porém apenas até duas porções por dia pois são alimentos energéticos que fornecem muitas calorias, porém poucos nutrientes, por isso devem ser consumidos moderadamente.

Reeducação Alimentar - A chave do sucesso para emagrecer

Uma dieta saudável e equilibrada é muito mais fácil de manter ao longo da vida do que uma dieta radical que vai privá-lo não apenas de nutrientes para alimentar o seu corpo e mantê-lo funcionando, mas também o seu bem estar psicológico e felicidade.

Adotar um novo estilo de vida para sempre, ao invés de adotar uma dieta “radical” por apenas alguns dias, vai lhe trazer muito mais benefícios a longo prazo e seu corpo vai lhe agradecer eternamente por isso.

Se alimentar corretamente, praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana fazem parte de um estilo de vida saudável. Ah, e beber pelo menos 2 litros de água por dia é essencial para ajudar o seu organismo a se livrar das toxinas indesejadas. Um corpo desidratado, impede a oxigenação das células e a queima de gordura.

A fome é a verdadeira culpada para a gula e o ganho de peso. Comer refeições pequenas e com mais frequência é o segredo para emagrecer!

Emagreça comendo de tudo Reeducação Alimentar Saiba Como Emagrecer, Permanecer Magra e Bonita! Chique é Ser Saudável Como Emagrecer e Rejuvenescer

Nota: O conteúdo desse site tem apenas caráter informativo. As dietas e informações contidos nesse site são tiradas da própria internet. Todo programa alimentar deve ser realizado sob supervisão médica. Jamais se automedique ou faça dietas sem antes ser avaliado por um médico.

{ 5 trackbacks }

5 dicas para você comer mais frutas e verduras nas refeições | Dieta Saúde e Beleza
7 de outubro de 2011 às 17:59
Monte cardápios saudáveis e com baixas calorias | Dieta Saúde e Beleza
7 de outubro de 2011 às 18:09
Whey Protein e seus benefícios para emagrecer | Emagrecer Urgente
3 de outubro de 2012 às 12:07
Lista simples de substituições de alimentos para dietas | Emagrecer Urgente
17 de dezembro de 2012 às 8:13
R. A. Cardápio com 1300 calorias | Emagrecer Urgente
11 de abril de 2013 às 8:04

{ 3 comentários… leia abaixo ouadicionar um }

Matheus; 25 de outubro de 2012 às 22:44

Nos ultimos 30 dias eu perdi 4,2kg. Isso porque ainda dei umas saidinhas do cardápio…

Mas será que mantendo a reeducação alimentar eu vou conseguir manter uma média de -4kg por mês? Faço exercícios e não sinto nenhuma dificuldade em continuar seguindo o regime…

Atualmente peso 101kg e tenho 1,76 de altura.
Eu queria reduzir para 85kg =\

Responder

Silvia 7 de novembro de 2012 às 9:47

Oi Matheus!
A reeducação alimentar é o melhor caminho para quem quer emagrecer de forma saudável e sem riscos do efeito sanfona e platô. Mas tem que ter consciência que o emagrecimento ocorre gradativamente. Não posso afirmar que você continuará perdendo 4 kg por mês, pois cada organismo tem seu próprio metabolismo e reage de maneiras diferentes diante de uma dieta, mas se como você mesmo disse, pratica exercícios físicos regulares, com certeza isso manterá seu metabolismo acelerado e facilitará seu emagrecimento. Continue firme na dieta e venha sempre nos contar como vai indo ok. Abraços!

Responder

José Maria 9 de março de 2014 às 22:43

Boa noite ,
Caros colegas , quero ter o prazer de apresentar para você uma pessoa que está mudando a vida de muita gente através de exercícios físicos ,gente o impressionante é que não precisa você ficar 2 horas malhando na academia para ver grandes resultados ,o negócio é fazer os exercícios corretos e nesse curso você vai aprender tudo e ficar com aquele corpinho que sempre pediu a Deus ,abaixo vou deixar um link de um video com uma pequena demonstração , tenho certeza que vão adorar ,em seguida vocês clicam no outro link para está ganhando esse curso sensacional ,pode até perguntar como assim ganhando , é porque pelo preço que está sendo vendido é simplesmente ganhar e nós sabemos que não tem dinheiro que pague a nossa saúde , mude de vida agora mesmo e seja mais feliz com o seu corpo.
Link para demonstração dos Exercicios:http://www.q48emagrecimento.com/4-EXERCICIOS-QUE-QUEIMAM-GORDURA-Q48/
Link para comprar o curso completo:http://hotmart.net.br/show.html?a=V1603148J

Responder

Deixe um comentário

Post Anterior:

Próximo Post