Grupos Alimentares – Emagreça comendo de tudo!


Grupos Alimentares – Emagreça comendo de tudo!
A reeducação alimentar é a chave para conquistar um corpo esbelto e com saúde e ela implica em uma dieta saudável e equilibrada, onde a regra é consumir uma variedade de alimentos de cada grupo alimentar na proporção certa.

Ao fazer uma dieta que restringe o consumo de algum grupo alimentar, você estará privando seu corpo de nutrientes importantíssimos para o seu bom funcionamento. Além disso, dietas assim promovem um emagrecimento rápido, porém dificilmente duradouro.

Com a reeducação alimentar é diferente. Você emagrece de forma gradual, porém se for feita ao longo da vida, você se manterá magro e com saúde para sempre. E o melhor de tudo… sem se privar de nada. Apenas controlando a quantidade e a qualidade do que come.

” Mas como fazer isso? Antes de tudo precisamos conhecer sobre os Grupos Alimentares e quais os seus benefícios para a saúde e para o emagrecimento. Para ajudar as pessoas foi elaborado uma excelente ferramenta para ajudá-lo a fazer escolhas alimentares saudáveis, a Pirâmide Alimentar.

* Clique na imagem para ampliar

A pirâmide alimentar pode ajudar você a escolher os alimentos certos, assim como a quantidade ideal de cada um. Desta maneira, você obterá os nutrientes que o seu corpo necessita e também poderá controlar a quantidade de calorias e a ingestão de alimentos que interferem no seu emagrecimento como gorduras saturadas, colesterol, açúcar e sódio. A Pirâmide Alimentar é composta por 8 Grupos Alimentares.

Conheça os Grupos Alimentares e a quantidade diária de cada um:

Grupo 1 – Carboidratos (5 a 9 porções por dia)

Os carboidratos, especialmente os complexos, são ricos em fibras, vitaminas B e também fornecem cálcio, cobre, ferro e vitamina E. Esses alimentos são o combustível para o nosso corpo e devem estar presentes em quase todas as nossas refeições. É importante evitar os carboidratos simples (de farinha refinada) e dar preferência aos complexos como os alimentos integrais (cereais, pães, arroz, tubérculos e raízes).

Grupo 2 – Legumes e vegetais (4 5 porções por dia)

Os legumes e verduras são responsáveis por fornecer fibras (principalmente fibras solúveis), vitaminas e minerais. A vitamina C é mais abundante nas folhas verdes e o betacaroteno nos legumes de cor laranja como cenoura, abóbora e batata doce.

Grupo 3 – Frutas (3 a 5 porções por dia)

Possuem bastante água e são ricos em antioxidantes, vitamina C, fibras solúveis, potássio e fornecem também vitaminas e sais minerais (cálcio, ferro e potássio). Os antioxidantes ajudam a prevenir alguns dos danos causados ​​por gorduras na dieta.

Grupo 4 – Laticínios (3 porções por dia)

Os laticínios são ricos em cálcio, proteína, zinco, vitaminas B2 e B12 e vitaminas lipossolúveis A e D. Estes alimentos incluem o leite e seus derivados como o iogurte, coalhada e queijos magros. O cálcio é um mineral essencial na formação dos ossos e dentes, contração muscular e na ação do sistema nervoso e ainda combatem doenças como a osteoporose.

Grupo 5 – Proteínas (1 a 2 porções por dia)

Os alimentos deste grupo são uma fonte de proteína, ferro, vitaminas B, magnésio, zinco, cobre, magnésio, selênio, o Omega 3 e Vitamina D. São conhecidos também como alimentos construtores, porque ajudam na construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios, vários líquidos e secreções e para a preservação do sistema imunológico. Estes alimentos incluem proteínas animais como ovos, peixes, carnes, aves e proteínas vegetais como sementes, nozes, soja e derivados como o tofu.

Grupo 6 – Leguminosas (1 porção diária)

Nesse grupo estão todos os tipos de feijões, lentilha, fava, tremoço, ervilhas, grão de bico, soja. Estes alimentos são ricos em ferro, ácido fólico, luteína e minerais como zinco, potássio, magnésio, manganês, fósforo e vitamina B1. Combatem diversas doenças e ainda ajudam a reduzir o colesterol no sangue.

Grupo 7 – Óleos e Gorduras (1 a 2 porções por dia)

Nosso corpo necessita de uma pequena quantidade por dia de gordura pois eles são importantes porque transportam as vitaminas A, D, E, K. Porém deve-se consumir em baixa escala pois são considerados alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol. Deve-se também optar por gorduras boas (polinsaturadas e monoinsaturadas) como abacate, sementes oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas, sementes e azeite de oliva extra virgem. Limite o consumo de frituras, ricas em gorduras saturadas como batata frita e gorduras trans.

Grupo 8 – Açúcares (1 a 2 porções por dia)

Nesse grupo entram o chocolate, doces, mel, biscoitos, bolos, refrigerantes, frituras e doces. Você pode comê-los diariamente, porém apenas até duas porções por dia pois são alimentos energéticos que fornecem muitas calorias, porém poucos nutrientes, por isso devem ser consumidos moderadamente.

Reeducação Alimentar - A chave do sucesso para emagrecer

Uma dieta saudável e equilibrada é muito mais fácil de manter ao longo da vida do que uma dieta radical que vai privá-lo não apenas de nutrientes para alimentar o seu corpo e mantê-lo funcionando, mas também o seu bem estar psicológico e felicidade.

Adotar um novo estilo de vida para sempre, ao invés de adotar uma dieta “radical” por apenas alguns dias, vai lhe trazer muito mais benefícios a longo prazo e seu corpo vai lhe agradecer eternamente por isso.

Se alimentar corretamente, praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana fazem parte de um estilo de vida saudável. Ah, e beber pelo menos 2 litros de água por dia é essencial para ajudar o seu organismo a se livrar das toxinas indesejadas. Um corpo desidratado, impede a oxigenação das células e a queima de gordura.

A fome é a verdadeira culpada para a gula e o ganho de peso. Comer refeições pequenas e com mais frequência é o segredo para emagrecer!

Emagreça comendo de tudo Reeducação Alimentar Saiba Como Emagrecer, Permanecer Magra e Bonita! Chique é Ser Saudável Como Emagrecer e Rejuvenescer
Conte para seus Amigos...Share on FacebookShare on Google+Email this to someoneTweet about this on Twitter
Bookmark the permalink.

Folheados a Ouro e Prata com Preços Imbatíveis

6 Comments

  1. Pingback: 5 dicas para você comer mais frutas e verduras nas refeições | Dieta Saúde e Beleza

  2. Pingback: Monte cardápios saudáveis e com baixas calorias | Dieta Saúde e Beleza

  3. Nos ultimos 30 dias eu perdi 4,2kg. Isso porque ainda dei umas saidinhas do cardápio…

    Mas será que mantendo a reeducação alimentar eu vou conseguir manter uma média de -4kg por mês? Faço exercícios e não sinto nenhuma dificuldade em continuar seguindo o regime…

    Atualmente peso 101kg e tenho 1,76 de altura.
    Eu queria reduzir para 85kg =\

    • Oi Matheus!
      A reeducação alimentar é o melhor caminho para quem quer emagrecer de forma saudável e sem riscos do efeito sanfona e platô. Mas tem que ter consciência que o emagrecimento ocorre gradativamente. Não posso afirmar que você continuará perdendo 4 kg por mês, pois cada organismo tem seu próprio metabolismo e reage de maneiras diferentes diante de uma dieta, mas se como você mesmo disse, pratica exercícios físicos regulares, com certeza isso manterá seu metabolismo acelerado e facilitará seu emagrecimento. Continue firme na dieta e venha sempre nos contar como vai indo ok. Abraços!

  4. Pingback: Lista simples de substituições de alimentos para dietas | Emagrecer Urgente

  5. Pingback: R. A. Cardápio com 1300 calorias | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>