Inhame e seus benefícios para a saúde e beleza

por Silvia em 14 de junho de 2012


Benefícios do inhame para a saúde
O inhame é um tubérculo, semelhante à batata doce, usada há milênios em vários países asiáticos como remédio natural para vários males. Combate os sintomas da TPM, promove a fertilidade, reduz o colesterol e impede que as taxas de açúcar se elevem no sangue, além de aumentar a imunidade e varrer para fora do corpo, os radicais livres e as impurezas do sangue através da pele, rins e intestinos.

O inhame é com certeza, uma das fontes vegetais mais ricos em minerais como o cobre, ferro, potássio, cálcio, manganês e fósforo. 100 g de inhame, fornece cerca de 816 mg de potássio, componente importante para os fluidos das células e do corpo e que ajudam a controlar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. O cobre e o ferro são necessários para a produção de glóbulos vermelhos.

O inhame é uma boa fonte de energia: 100 g fornece 118 calorias. É composta principalmente de carboidratos complexos e fibras solúveis, que ajudam a evitar os picos de açúcar no sangue e previnem prisão de ventre e riscos de câncer de cólon, contribuindo para a saúde do sistema digestivo. Ajuda também a combater as rugas, promovendo uma pele saudável e bonita, devido ao seu poder antienvelhecimento.

É rico em betacaroteno, vitaminas C e do complexo B, fornecendo vitamina B6, tiamina (vitamina B1), riboflavina, ácido fólico, ácido pantotênico e niacina. Estas vitaminas ajudam nosso corpo em várias funções metabólicas. A vitamina C tem ação antioxidante, reforça o sistema imunológico e o crescimento ósseo. Possui poder depurativo e anti-inflamatório que ajuda na cicatrização de feridas.

Como consumir o inhame?

O inhame é um alimento versátil, que pode ser consumido de diversas maneiras: cozidos, assados, fritos ou até assados. Fica delicioso em caldos e sopas. Pode também ser usado na confecção de pães e bolos ou até em sucos e vitaminas. O mais interessante é que seu gosto é tão sutil, que quase não dá para percebê-lo. Veja algumas receitas de vitaminas e sucos com inhame.

Vitamina simples de inhame

Ingredientes:
300 ml de leite bem gelado
1/4 de um inhame médio cru, picadinho
Açúcar a gosto

Modo de fazer
Bata tudo no liquidificador. Passe por uma peneira e sirva. Essa é uma receita base. Com ela você pode adicionar outras frutas, se preferir

Suco nutritivo de Inhame

Ingredientes
1 pedaço médio de inhame descascado e lavado
200 ml de suco de laranja
1 goiaba (com casca)
Folhas de hortelã a gosto
Gelo a gosto

Modo de fazer
Leve para todos os ingredientes para o liquidificador. Coe e acrescente o gelo, se preferir. Beba em seguida.

Suco de laranja com inhame

Ingredientes
1 inhame médio
2 laranjas
2 cenouras
1 limão com polpa e casca
1 xícara de folhas de hortelã

Modo de fazer
Após passar na centrífuga as laranjas, o limão e as cenouras, junte o hortelã batido com o inhame cru e sirva imediatamente.

Recomendações sobre o inhame

Na hora de comprar o iname, fique atento: Selecione os inhames que são firmes e que não estejam danificados, nem rachados e nem manchados. Além disso, evite os que estão armazenados na geladeira, pois a temperatura fria altera negativamente seu gosto. O armazenamento do inhame deve ser em lugar arejado, de preferência escuro e bem ventilado, onde não há exposição à luz solar ou altas temperaturas.

Algumas pessoas podem ter alergia ao inhame, devido a um componente chamado ácido oxálico, um ácido orgânico, presente também em outros vegetais como espinafre, beterraba vermelha, batatas, acelga e alimentos integrais. Embora não seja prejudicial para a saúde, essa substância pode causar vermelhidão na pele e coceira ao manipularmos o inhame cru.

Por isso, faça um teste antes, descascando o inhame. Caso tenha os sintomas descritos, isso significa que provavelmente você tenha alergia a esse componente e não deve consumi-lo cru, apenas cozido ou assado. Também não use o inhame cru em máscaras caseiras por exemplo. Em caso de coceira, coloque óleo ou lave com água bem salgada.

Como vimos, o inhame é um ótimo alimento para ser incluído em nossas dietas, podendo ser inclusive tomado por diabéticos, já que ajuda no controle da glicemia, além de ajudar na redução do colesterol. Devido às suas fibras, ajudam a dar a saciedade e assim mantem a fome distante por horas. Com isso, pode ser um grande aliado para perder peso. Mas lembre-se, para dar efeito é necessário ingerir inhame, pelo menos 3 a 4 vezes por semana.

Nota: O conteúdo desse site tem apenas caráter informativo. As dietas e informações contidos nesse site são tiradas da própria internet. Todo programa alimentar deve ser realizado sob supervisão médica. Jamais se automedique ou faça dietas sem antes ser avaliado por um médico.

{ 3 trackbacks }

Dieta da Proteína - Perca 3 kg em uma semana | Emagrecer Urgente
21 de julho de 2012 às 15:30
Itokonnyaku, o miojo milagroso que emagrece | Emagrecer Urgente
31 de julho de 2012 às 10:54
Dieta Sem Glúten Para Emagrecer Rápido | Emagrecer Urgente
3 de fevereiro de 2014 às 8:03

{ 5 comentários… leia abaixo ouadicionar um }

antonio 28 de julho de 2013 às 21:35

gostei do comentario do inhame e ainda sabendo que é um alimento saldavel e ajuda nas inflamação do nosso corpo vou esperimentar

Responder

Silvia 29 de julho de 2013 às 10:45

Oi Antônio!
Experimente sim… Inhame é muito bom para a saúde viu ;) Abraços!

Responder

milton tavares de melo 1 de setembro de 2013 às 4:26

gostei das informações e orientações sobre o inhame e outras, que me interessa receber mais detelhes .

Responder

Silvia 1 de setembro de 2013 às 12:14

Oi Milton!
Cadastre seu e-mail em nosso boletim informativo e receba nossas atualizações diretamente no seu e-mail gratuitamente. Se não sabe como fazer isso, dá uma olhada neste link: Como receber nossas postagens em seu e-mail. Abraços!

Responder

Elita Pereira 31 de janeiro de 2014 às 12:07

Aprecio o inhame e gostei. de todas as informações e orientações.” As pessoas bem informadas, terão mais possibilidades na vida”.x

Responder

Deixe um comentário

Post Anterior:

Próximo Post