Lipoma – Saiba o que é? Como tratar?


Lipoma – O que é – Causas – Sintomas – Tratamento
Lipoma ou Lipomatose como também é conhecido, é mais comum do que se imagina… Aproximadamente 1% da população têm ou já tiveram um Lipoma. Um Lipoma ou lipomatose é um acúmulo de tecido gorduroso que surge por baixo da pele (subcutâneo). É um tumor gorduroso comum, benigno composto do tecido adiposo.

Características:

A pele que os recobre apresenta-se de aspecto normal. São assintomáticos, na maioria das vezes e só são percebidos à palpação, quando se sente um nódulo (lesão arredondada) localizado embaixo da pele (tecido subcutâneo).

Os Lipomas são macios ao toque, às vezes móvel, e são geralmente indolores. Crescem muito lentamente, raramente tornam-se cancerosos (tem que tomar cuidado para não confundir com o liposarcoma maligno que possui características parecidas como levantamento de uma região do tecido adiposo).

Muitos lipomas são pequenos mas podem crescer até aproximadamente até seis centimetros. Uma pessoa pode ter somente um lipoma ou múltiplos (Lipomatose)

Tratamento:

O tratamento geralmente é simples, através de uma pequena cirurgia ou lipoaspiração.
A retirada cirúrgica é extremamente eficaz e pode ser realizada em consultório na maior parte das vezes. Até mesmo lipomas grandes possam ser removidos através de pequenas incisões.
A lipoaspiração também é feita em alguns casos mas se a remoção não for total, pode haver o reaparecimento do lipoma.

Observações:

A consulta com um profissional da saúde, especialmente um dermatologista é primordial pois o lipoma pode ser facilmente confundido com cistos e outras lesões subcutâneas , inclusive lesões malignas, como sarcomas e metástases cutâneas.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
1Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *