Malefícios do açúcar refinado para a saúde

Você é viciada em doces?

Se a resposta for afirmativa, você já parou pra pensar em converter todos os doces que consome por dia em colheres de açúcar puro? Você pode não perceber, mas é bem provável que esteja comendo muito mais açúcar do que deveria. Segundo estatísticas, os brasileiros comem três vezes mais açúcar do que a média mundial.

Nem sempre percebemos que estamos exagerando no açúcar, pois esta substância não está presente apenas no cafezinho que tomamos ao longo do dia. Estamos cercado por açúcar por todos os lados, incluindo os alimentos industrializados, que carregam o dobro de açúcar quando comparado a uma década atrás.

Esse aumento no consumo de açúcar está associado ao aumento de problemas de saúde que afetam não só os brasileiros, como a população mundial, como diabetes e a obesidade. Um dos maiores problemas relacionados ao seu consumo, está em sua rápida absorção no sangue, que faz com que os níveis de insulina aumentem.

A insulina é um hormônio responsável em armazenar o açúcar sob a forma de gordura corporal. Existem vários tipos de açúcar, como a frutose (encontrado naturalmente nas frutas). Este tipo de açúcar natural é o menos prejudicial de todos do ponto de vista glicêmico, pois não acarreta em níveis elevados de insulina.

Prejuízos que o açúcar refinado causa ao organismo:

• O açúcar reduz a defesa contra a infecção bacteriana (doenças infecciosas).
• O açúcar interfere na absorção de cálcio e magnésio.
• O açúcar aumenta os riscos de doenças cardíacas.
• O açúcar pode ser um gatilho para desencadear depressão.
• O açúcar pode ser um gatilho para desencadear cancros.
• O açúcar contribui para o excesso de peso e obesidade.

Qual a quantidade de açúcar que você come?

Pode parecer difícil avaliar isso, mas vou te dar algumas dicas. Uma lata de coca-cola de 350 ml tem 35 gramas de açúcar, equivalente a mais de 10 colheres de açúcar.

Achocolatados também tem altos índices de açúcar, podendo chegar a 70%, sem contar os sucos e cereais industrializados que também são repletos de açúcar.

Veja abaixo uma pequena lista com a quantidade de açúcar que alguns alimentos contem.

Quantidade de açúcar em alguns alimentos


Segundo pesquisas, cerca de 60% da população come açúcar em excesso. O ideal é consumir alimentos com até 5 gramas de açúcar a cada 100 gramas. A partir de 15 gramas a cada 100 gramas já é considerado prejudicial para a saúde. O açúcar em doses adequadas é uma rica fonte de energia, porém em excesso pode trazer problemas para a saúde, como obesidade, diabetes e até alguns tipos de câncer.

Qual a quantidade de açúcar diária?

Como deu pra perceber, muitos alimentos incorporados no nosso dia a dia contem açúcar. E se a gente não se policiar, facilmente podemos exagerar no consumo dessa substância. Mas qual o limite diário de açúcar que podemos comer?

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização de Agricultura e Alimentos (FAO) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), o total de açúcar não deve ultrapassar 10% do total de calorias consumidas no dia, o que equivale entre 50 e 75 gramas, ou seja em torno de três ou quatro colheres de chá diárias.

A dica é tentar reduzir o consumo de açúcar ao máximo, o que realmente não é uma tarefa fácil mesmo para aqueles que adotam uma alimentação saudável e usam adoçantes como substitutos da sacarose. Lembrando que o consumo em excesso de adoçantes artificiais também pode ser prejudicial para a saúde.

Uma alternativa para reduzir o açúcar da alimentação e matar um pouco o desejo descontrolável por doces é incluir mais frutas na dieta. O açúcar das frutas (frutose) é menos prejudicial para a saúde. Reduza a quantidade de alimentos industrializados também como bolachas, biscoitos, pães, bolos, refrigerantes, etc

Esses tipos de alimentos são os chamados “calorias vazias”, ou seja não tem nenhum valor nutricional. Algumas pessoas “viciadas em açúcar” (sim, essa substância pode causar dependência) pode considerar o uso de medicação para controlar o impulso por doces, massas e açúcares em geral. Mas lembre-se que só um médico poderá avaliar se há essa necessidade. Jamais tome medicamentos por conta própria.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook22Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

1 Comentário

  1. Pingback: É possível emagrecer comendo doces? | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *