Mel , adoçante natural que ajuda a emagrecer

por Silvia em 10 de outubro de 2011


É comum vermos o mel sendo associado com emagrecimento. E existe boas razões para isso. Apesar de ser considerado um tipo de açúcar, o mel fornece uma gama de benefícios para a saúde e para o emagrecimento.

Utilizar o mel como alternativa de adoçar os alimentos é muito melhor do que usar açúcar refinado ou mesmo adoçante (aspartame), que apesar de fornecer menos calorias, fazem mal à saúde. Além disso, quando consumimos açúcar, nosso corpo utiliza reservas de vitaminas e minerais para o processo dele, o que faz nosso corpo ficar desprovido deles.

Estes nutrientes são essenciais para dissolver gorduras e colesterol. Assim, quando você come muito açúcar, além de engordar por causa das calorias, você também engorda devido à falta de vitaminas e minerais.

O mel, muito pelo contrário, sendo uma boa fonte de nutrientes ajuda você a reduzir o peso, pois não necessita retirar nenhum nutriente de reserva para o seu processo metabólico. Além de ser um adoçante natural, ainda contém 22 aminoácidos e uma variedade de minerais essenciais para o seu metabolismo e, portanto, é útil na prevenção da obesidade.

O mel ainda ajuda na digestão. Se você comeu demais e está com o estômago pesado, tome uma colher de sopa de mel, especialmente se excedeu no jantar. O mel, mesmo sendo um carboidrato simples, pode ser consumido sem problemas também em jejum, pois seus açúcares são de fácil digestão.

Dicas de como usar o mel para emagrecer

Mel e limão
Muitas pessoas dizem que se beber suco de limão com um pouco de mel em jejum é um ótimo tratamento anti celulite, uma vez que ajuda a aumentar o metabolismo do corpo. Se você estiver com problemas de metabolismo lento, essa também será uma boa opção para dar uma acelerada no metabolismo e assim emagrecer mais rapidamente.

Mel e canela
Outra receita muito popular associa mel e canela como ingredientes. Dizem que ajuda bastante a acelerar o metabolismo. Veja como preparar:

Dissolva meia colher de chá de canela em pó em uma xícara de água fervente. Misture e deixe em repouso por meia hora. Coe e adicione uma colher de chá de mel. Beba morno em jejum, pelo menos meia hora antes do café da manhã.

Mel com água morna
Dizem que beber água morna misturado ao mel também ajuda a queimar gordura estocada pelo corpo. Para fazer essa mistura, basta adicionar uma colher de sopa de mel em um copo de água morna. Beber pela manhã em jejum, 30 minutos antes do café da manhã.

Mel e gengibre
Além de ajudar a emagrecer, essa mistura é poderosa pois ajuda com muita eficácia no tratamento de doenças respiratórias como tosse, dor de garganta, asma e corrimento nasal.

Além disso ainda ajuda a aumentar a imunidade do organismo e facilita a digestão. Para fazer essa mistura, basta misturar uma colher de chá de gengibre com uma colher de sopa de mel.

Mel, substituto perfeito para o açúcar

Não hesite em trocar o açúcar refinado pelo mel. Apesar de conter calorias, os benefícios do mel vão ainda mais longe, proporcionando ao organismo, uma série de benefícios para a saúde devido ao seu rico teor nutricional, ao contrário do açúcar refinado, que não fornece valor nutricional nenhum.

Quantos aos adoçantes dietéticos, apesar de estarem livres de calorias, muitos estudos estão sendo feitos, e está sendo constatado que certos tipos câncer podem aparecer devido a um longo período de uso de certos adoçantes como Aspartame por exemplo.

Portanto, é melhor trocar o duvidoso e o incerto, por algo seguro, que só fará bem à saúde e que ainda é um ótimo anticancerígeno, devido aos seus poderes antioxidantes. Aliando todos os seus benefícios ao fato de que ele ainda ajuda a emagrecer, torna o mel em um alimento que não podemos deixar faltar em casa.

Veja também:
Benefícios do mel para a saúde
Dieta da água gelada, mel e limão
Dieta do Mel – Emagreça dormindo

Sugestão de livro:
Dieta do Mel
Como emagrecer dormindo
Mike McInnes e Stuart

Nota: O conteúdo desse site tem apenas caráter informativo. As dietas e informações contidos nesse site são tiradas da própria internet. Todo programa alimentar deve ser realizado sob supervisão médica. Jamais se automedique ou faça dietas sem antes ser avaliado por um médico.

 

Livros e aliados para o seu emagrecimento:

segredos-da-dieta-perfeita Como ter Sucesso em qualquer Dieta Dieta dos 10 Passos eu-nao-consigo-emagrecer

Central Blogs

{ 2 trackbacks }

Benefícios medicinais do mel para a saúde | Dieta Saúde e Beleza
10 de outubro de 2011 às 10:16
Yacon, a batata que ajuda a emagrecer | Emagrecer Urgente
6 de maio de 2013 às 8:01

{ 4 comentários… leia abaixo ouadicionar um }

shams 27 de fevereiro de 2012 às 9:06

oi
se eu tomar agua morna com limao dos dias em jejum , acompanhado de dieta e exercicio ou caminhadas ajuda mesmo?
pois tem outros sites que li que mel emgorda tanto como o acucar…
depois de quanto tempo consigo ver resultados
bjs

Responder

Silvia 16 de março de 2012 às 10:34

Oi Shams!
Apesar do mel ser mais calórico que o açúcar, os benefícios que ele traz para a saúde são gigantescas!
Para entender melhor, leia esses artigos:
Mel , adoçante natural que ajuda a emagrecer
Mel de abelha – Alimento sagrado e precioso para a saúde. Espero ter ajudado!
Abraços!

Responder

talita mendes 24 de abril de 2012 às 21:19

gostei muito das dicas muito claras e obgetivas parabés.

Responder

Silvia 25 de abril de 2012 às 16:30

Oi talita mendes!
Que bom que gostou das nossas dicas e por acompanhar nosso site.
Espero sempre estar colocando artigos interessantes para vocês!
Abraços!

Responder

Deixe um comentário

Post Anterior:

Próximo Post