O poder das frutas – Benefícios da banana

As bananas são boas para o coração e sistema nervoso
Bananas contêm uma alta dose de potássio, um ingrediente essencial para manter o coração e o sistema nervoso em boa forma.
O potássio é essencial para a contração muscular e, portanto, desempenha um papel importante nas atividades musculares melhorando o ritmo de bombeamento do coração, digestão, movimento muscular, etc.

Alguns estudos também ligam o baixo consumo de potássio com hipertensão e aumento do risco de acidente vascular cerebral. A maioria das pessoas que vivem em países ocidentais geralmente não ingerem potássio suficiente através da alimentação (ingestão diária recomendada é de 4 gramas por dia).

Incluindo algumas bananas na sua dieta diária, então você estará mais perto da sua ingestão diária recomendada de potássio.

As bananas são boas para os rins e os ossos
Os benefícios da banana para os rins e os ossos pode ser explicado novamente pelo alto teor de potássio. A ingestão normal de potássio inibe a excreção de cálcio na urina e reduz o risco de cálculos renais (pedras nos rins são resíduos de minerais dissolvidos na urina, encontrada nos rins ou ureteres) .

Pelo mesmo motivo (remoção da excreção de cálcio na urina), o potássio minimiza a perda de cálcio do organismo e, portanto, reduz o risco de osteoporose (doença caracterizada pela fragilidade óssea excessiva, devido à diminuição da massa óssea e deterioração da microarquitetura do osso).

As bananas podem melhorar seu humor por causa do triptofano.
O triptofano é um dos 20 aminoácidos que formam as proteínas e ajudam o corpo a produzir serotonina, que tem um efeito calmante sobre o cérebro (sensação de bem estar) e atua como um sedativo leve.

O corpo não produz naturalmente o triptofano, comer bananas é uma das maneiras mais fáceis de conseguir esse nutriente.

As bananas são boas para o seu sangue.

As bananas são uma das mais ricas fontes de vitamina B6 encontrada na natureza. A vitamina B6 desempenha um papel importante na conversão do triptofano em serotonina e também ajuda o organismo a produzir hemoglobina, um ingrediente vital do seu sangue.

A vitamina B6 é também essencial para a produção de anticorpos e para a manutenção de um sistema imunológico saudável. Ela também ajuda a converter carboidratos em glicose e, assim, mantem os níveis de açúcar corretos no sangue. O consumo pode ajudar a controlar a dor menstrual, incluindo a TPM e também combate a anemia.

Uma banana média pode fornecer 20% da sua ingestão diária recomendada de vitamina B6. As bananas são um dos mais fáceis e baratas para aumentar a sua ingestão de vitamina B6.

As bananas são boas para as crianças.
Muitos médicos  recomendam uma dieta com banana para as crianças que estão se recuperando de problemas gastrintestinais, principalmente diarréia. Esta dieta é baseada em quatro componentes principais: banana, cereal de arroz, maçã, torradas. Estes alimentos se esforçam para fazer as fezes mais duras.

As bananas são uma boa fonte de fibra dietética.
Uma única porção de banana (uma banana média), contém 16% de sua ingestão diária de fibras recomendada para um adulto normal. A fibra dietética permitir mais movimentos intestinais regulares. Estudos têm demonstrado que os alimentos ricos em fibras são associadas a um menor risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

As recomendações atuais sugerem que adultos consomem 20-35 gramas de fibra por dia. Crianças acima de 2 anos de idade devem consumir uma quantidade igual ou superior a sua idade mais 5 gramas por dia (por exemplo: uma criança de 7 anos devem consumir 7 + 5 ou 12 gramas de fibras por dia).

As bananas são facilmente encontradas e baratas.
Com preços que cabem no bolso dos brasileiros, as bananas são geralmente encontradas em praticamente todos os supermercados e mercearias.

Além disso, você não precisa cozinhar nem lavar as bananas (a menos que você coma a casca também) e isso os torna bons lanches saudáveis ​​e fáceis de preparar. Resumindo, a banana é um grande suplemento nutricional, acessível e muito benéfico para a saúde.

As bananas não representam um problema de açúcar no sangue.
Muitas vezes as pessoas se preocupam muito com o IG da banana e acham que ela é inimiga da dieta presumindo que ela contém muitos hidratos de carbono.

Acontece que a banana tem um índice glicêmico de 52 e 24 gramas de carboidrato disponível. Isto dá uma carga glicêmica de 12. Em comparação, uma maçã tem um índice glicêmico de 38 e 15 gramas de carboidrato disponível (ou seja, uma carga glicêmica de 6).

Lembre-se que a carga glicêmica indica a quantidade de carboidrato “disponível” no alimento: carboidratos totais no alimento menos a quantidade de fibra dietética.

Apesar de parecer que a maçã é uma escolha melhor para um lanche (em termos do índice glicêmico), comer uma banana não é ruim, porque os alimentos com carga glicêmica um pouco maior que 10  podem fazer parte de uma dieta balanceada de acordo com muitos nutricionistas.

calorias da banana

Uma banana pequena contém apenas cerca de 100 calorias, que é um pouco mais do que uma maçã de tamanho médio. Como sempre, todos os alimentos devem ser consumidos com moderação e leve em conta que os benefícios descritos aqui, são observações gerais, portanto se você tiver algum problema de saúde relacionado a qualquer componente nutricional da banana, certifique-se de consultar seu médico.

Banana também é ótima para tratar:

Ressaca
Para aliviar os efeitos da ressaca, tome um shake de banana com leite.

Tontura e náuseas
Comer uma banana por dia ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue equilibrado e, portanto, reduz as chances de desenvolver náuseas e tonturas.

Azia
De acordo com especialistas, a banana é um antiácido natural e ajuda a aliviar dor de estômago ou azia.

Stress
Vários estudos indicam que o estresse atua sobre a taxa metabólica, reduzindo o nível de potássio. Para  recuperar o potássio perdido, coma bananas.

Valores Nutricionais da Banana

1 porção = 1 banana média madura o suficiente (cerca de 130 gramas)
Gordura: 0 gramas,
Colesterol: 0 g
Calorias: 110,
Potássio: 400 mg (10% da ingestão diária recomendada)
Fibra alimentar: 4 g (16% da ingestão diária recomendada)
Açúcar: 14,8 g
Proteína: 1 g (2% da ingestão diária recomendada)
Vitamina C: 16% da ingestão diária recomendada,
Vitamina B6: 20% da ingestão diária recomendada.

Conte para seus Amigos...Share on FacebookShare on Google+Email this to someoneTweet about this on Twitter
Bookmark the permalink.

Folheados a Ouro e Prata com Preços Imbatíveis

4 Comments

  1. Pingback: Dieta da Banana Matutina – Perca 3kg em 10 dias | Dieta Saúde e Beleza

  2. Pingback: Alimentos ricos em ácido fólico - Benefícios na gravidez | Dieta Saúde e Beleza

  3. Pingback: Dicas de lanches saudáveis ​​com menos de 100 calorias | Dieta Saúde e Beleza

  4. Pingback: Dieta dos 8 vegetais - A receita para viver mais e com saúde | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>