O que é metabolismo? E o que fazer para acelerá-lo?


O que é metabolismo? E o que fazer para acelerá-lo?
Metabolismo é o processo do corpo na construção de estruturas moleculares de nutrientes (anabolismo) e, em seguida, quebrando-as para a produção de energia (catabolismo).

Simplificando, o metabolismo é um processo químico e fisiológico pelo qual o organismo constrói, divide e distribui os nutrientes para produzir energia logo após a digestão.

Quando você aumenta o seu metabolismo, seu corpo queima mais calorias e mantém níveis elevados de energia. Muitos fatores contribuem para o seu metabolismo, como alimentação, atividade física e hereditariedade.

3 fatores que determinam sua taxa metabólica total:

  • A taxa em quel seu corpo usa energia para os processos vitais, tais como a respiração (isto é, a sua taxa metabólica basal, ou BMR).
  • A taxa em que você queima energia durante a atividade física.
  • A taxa em que você queima energia durante a digestão de alimentos (também conhecido como o efeito termogênico do alimento).

Aumentar o seu metabolismo com exercício

Aumentar a sua taxa metabólica pode-se ser alcançado com uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis. A melhor maneira de dar um “up” no seu metabolismo é se exercitar. O exercício reduz a gordura corporal e aumenta a massa muscular magra.

Pense no seu corpo como uma máquina. O combustível ideal e manutenção garantem desempenho máximo. Exercícios mantém o motor ligado. Exercícios aeróbicos, como caminhar ou andar de bicicleta, tem a vantagem adicional de acelerar o seu metabolismo por 4-8 horas e queimar calorias mesmo depois de você parar de se exercitar.

Dieta influencia o metabolismo

Comer seis pequenas refeições por dia mantém o seu corpo com fornecimento de combustível consistente e assim seu metabolismo ficará mais acelerado.
Quando pulamos refeições, nosso metabolismo fica mais lento para compensar a falta de nutrientes e com isso seu corpo irá armazenar mais gordura para usar em períodos de privação nutricional.

O café da manhã também é essencial para quem quer acelerar o metabolismo.
Se alimentar bem pela manhã, fará você se sentir mais saciada e com mais energia ao longo do dia. O metabolismo naturalmente diminui no período da tarde e à noite, por isso é importante evitar comer tarde da noite. É por isso que existe aquele sábio ditado: Café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo.

Dicas para manter uma taxa metabólica alta

  • Evite alimentos com alto teor de gordura.
  • Escolha sempre o saudável, alimentos ricos em nutrientes, como proteína magra, vegetais e legumes.
  • Aumente a ingestão de fibras
  • Limite o consumo de açucar e álcool.

Os melhores alimentos para aumentar o metabolismo e ajudar a perder peso são peixes, aves magras, vegetais folhosos verde escuro, tomate, frutas, cereais integrais (como arroz integral, cevada e aveia), e pelo menos oito copos de água por dia. O ideal é que 50% do seu prato seja de vegetais, 25% de proteína magra e 25% de grãos / fibras para um bom desempenho do seu corpo.

Seu corpo metaboliza tipos de alimentos de forma diferente

Hidratos de carbono. Quando suas células precisam de energia, eles quebram os carboidratos em primeiro lugar. Então, eles queimam gordura. E depois, eles queimam proteínas. Seu corpo converte carboidratos em açúcar porque é mais facilmente usada como combustível. Carboidratos e gordura em excesso são convertidos em depósitos de gordura que se acumulam no nosso corpo.

Gordura. Infelizmente, o seu corpo converte a gordura que você come em gordura corporal. No entanto, se você se exercitar e comer sabiamente você vai queimar os depósitos de gordura e aumentar o seu metabolismo.

Proteína. Uma refeição composta de proteínas apenas pode queimar até 25% das calorias da refeição em si na digestão e absorção processo. No entanto, comer apenas proteína, priva seu corpo de vitaminas e minerais que são essenciais para uma ótima saúde. Apesar do aumento do consumo de proteína poder aumentar ligeiramente o seu metabolismo total, lembre-se que o efeito total termogênico dos alimentos representa apenas cerca de 5-10% da sua taxa metabólica total.

A chave é o equilíbrio de exercícios físicos e dieta. Mudando seus hábitos alimentares e estilo de vida com certeza você ajudará a aumentar seu metabolismo, mesmo que a genética e hereditariedade não estejam a favor.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
15Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

3 Comentários

  1. Pingback: Dicas para acelerar o metabolismo e não engordar no inverno | Dieta Saúde e Beleza

  2. Pingback: 9 segredos para você ter sucesso na sua dieta! | Dieta Saúde e Beleza

  3. Pingback: Dieta do metabolismo lento - Quebre o Segredo da Perda de Gordura | Dieta Saúde e Beleza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *