Pare de sabotar seus objetivos de emagrecimento

autossabotagem

Pare de sabotar seus objetivos de emagrecimento

O que é auto-sabotagem? Bem, ele pode ser interpretado de várias maneiras, mas a metáfora que mais associo à ele é a de “dar um tiro no próprio pé“. Se refere a um desejo íntimo de atingir um objetivo, mas que por razões variadas, nos fazem ter atitudes inconscientes que por sua vez, acabam fazendo com que boicotemos o processo antes que se conseguir de fato alcançar a meta desejada.

A auto-sabotagem pode ocorrer com qualquer pessoa, em várias situações da vida como no trabalho, nos estudos, nos relacionamentos, na saúde e durante uma dieta para emagrecer, que pode resultar até em uma compulsão alimentar. Esse tipo de comportamento é mais comum do que se imagina e na maioria das vezes, as pessoas não se dão conta de que estão boicotando seu próprio emagrecimento.

Quantas vezes se pegou comendo uma caixa inteira de bombons ou exagerou em um refeição, mesmo sabendo que isso afetaria seu emagrecimento? Quantas vezes acabou desistindo de dar continuidade à dieta por conta desses deslizes? Na verdade, esses deslizes e tropeços não passam de armadilhas que nós mesmos criamos em nossa vida como forma de se auto-sabotar devido a razões diversas.

Seja pelo medo de fracassar ou até pelo medo de ser bem sucedido… a verdade é que a auto-sabotagem é um comportamento totalmente ilógico, afinal qual o objetivo de boicotar nossas metas, se estamos trabalhando duro para alcançá-las? Apesar de ilógico, é assim que o cérebro reage diante de muitos desafios e obstáculos.

O que se pode fazer para deixar de auto-sabotar?

A melhor coisa a se fazer nesse caso, é descobrir o problema, entende-lo e aprender como trata-lo e superá-lo. Aprender a compreender os mecanismos psicológicos que levam a esse tipo de comportamento e aprender técnicas que ajudarão você a retomar as rédeas novamente da sua vida e deixar de boicotar a si mesma.

Desta forma, você também irá vencer a frustração por se sentir incapaz de conseguir alcançar metas importantes em sua vida. Se ao ler este artigo, você sentiu que vestiu a carapuça direitinho, ou seja, sente que é uma dessas pessoas que por uma razão ou outra vive sabotando sua dieta, há algumas coisas que deve tentar para reverter essa situação. O primeiro passo é tentar identificar qual a razão que te leva a fazer isso.

1° Passo – Descubra qual a raiz do problema

Sem passar por esse primeiro passo, ficará difícil obter uma solução eficaz para o problema. Para realmente dar fim à “auto-sabotagem” precisamos ir fundo, até a raiz que causa esse comportamento. Uma dica é você perguntar a si mesmo sobre qual a razão que o leva a boicotar sua dieta. Na maioria das vezes o motivo tem origem na extrema ansiedade, baixo autoestima e cobranças que fazemos de nós mesmos.

2° Passo – Busque uma motivação para seguir adiante

O segundo passo é buscar dentro de nós mesmos, uma motivação realmente forte que ajude com a gente não desista dos nossos objetivos. Encarar essa motivação como se fosse de verdade a nossa única tábua de salvação, pode ajudar com que a gente se sinta mais fortalecido em relação aos nossos desejos de superação.

3° Passo – Pare de dar sempre desculpas esfarrapadas

O terceiro passo é deixar a posição de “coitadinho” e deixar de dar desculpas esfarrapadas para tudo, incluindo os deslizes que cometer durante a dieta. Para isso, é essencial trabalhar sua autoestima e a insegurança que se tem de si mesmo. É acreditar que ao mudar seu corpo, você estará ganhando saúde, energia, vitalidade e isso por consequência trará um saldo positivo em relação à sua qualidade de vida.

4° Passo – Aprenda a visualizar seu futuro

O quarto passo para vencer a auto-sabotagem é tentar enxergar o futuro, ou seja tente visualizar a boa forma que terá após cumprir sua meta de emagrecimento. Se a intenção é perder 10 ou 20 quilos, tente se imaginar como ficará seu corpo após perder esse peso, nas roupas que poderá usar e nos elogios que com certeza ganhará.

Pense em cada detalhe físico e emocional desses momentos futuros para ajudar você a superar os momentos difíceis ou quando você sentir desfocada do objetivo. Aprender a visualizar as metas alcançadas, mesmo antes de acontecerem ajudará a dar o combustível necessário para que você continue firme e forte na dieta.

5° Passo – Estabeleça metas curtas alcançáveis

Para o quinto passo, crie metas realistas de curto prazo, ou seja defina metas alcançáveis, que podem ser diárias e semanais, dependendo da sua necessidade. Por exemplo, se o seu objetivo é perder 20 quilos, fica difícil visualizá-lo por parecer ser uma meta inatingível, especialmente à primeira vista, mas se você distribuir esse objetivo em pequenas metas, será mais fácil cumpri-las e atingi-las.

Por exemplo, se você adotar um estilo de vida, incluindo atividade física e uma alimentação balanceada que lhe permita emagrecer 2 kg por mês, em 10 meses você já terá mandado embora os 20 kg que deseja perder. Tenha consciência que atingir metas curtas é muito mais viável do que atingir metas complicadas a longo prazo.

Definir metas irrealistas que você sabe que nunca serão satisfeitas é perda de tempo para as pessoas que tem o costume de auto-sabotar. Essas pessoas geralmente tendem a ser muito perfeccionistas e uma vez que cometem um deslize, logo desistem de dar continuidade a algo que estão fazendo por se sentirem fracassadas.

Por exemplo, não adianta estipular uma hora de exercícios por dia, se você sabe que não conseguirá cumprir essa meta todos os dias. Melhor estabelecer uma rotina de 15 ou 20 minutos por dia, pois assim você não dará a desculpa esfarrapada do tipo: “Já que eu não posso fazer a atividade durante uma hora, então não vale a pena.”

Estabeleça uma rotina diária, incluindo atividades diferentes para que não fique uma rotina monótona. Por exemplo, “Na segunda-feira vou andar 20 minutos a pé até o trabalho ou vou descer do ônibus dois pontos antes ou depois e seguir a pé até chegar em casa ou ainda andar 20 minutos de bicicleta ao redor de um parque.”

6° Passo – Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje

O sexto passo: Não adie mais os seus objetivos Como diz o ditado, pra que deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Muitas pessoas acabam adiando suas atitudes como forma de se proteger de um eventual fracasso. Elimine esse sentimento de derrotismo e dê o primeiro passo para alcançar os seus objetivos, ou seja para o sucesso.

Quando dizemos, “amanhã vou começar a minha dieta” já mostra que estamos tendo uma atitude errada. Um programa de emagrecimento, onde deve estar incluído atividade física e alimentação balanceada são coisas que devem fazer parte da sua rotina diária e não é necessário que tenha uma data pra começar.

Você pode iniciar nesse exato momento, ou seja, não é necessário esperar a hora mais conveniente pra você. Não adie mais os seus desejos de dar a volta por cima e conquistar de vez o corpo que sempre sonhou. Se acontecer de falhar durante esse percurso, você vai poder pelo menos se orgulhar de si mesmo por ter tentado.

7° Passo – Procure ajuda se achar necessário

Se nenhuma dessas dicas conseguir te ajudar a vencer a auto-sabotagem, o 7° passo é procurar ajuda de alguém que tenha um olhar crítico. Esse apoio, que pode vir do marido, esposa, um amigo, um psicólogo, um personal trainer ou um nutricionista poderá ajudar você a não desistir de conquistar seus objetivos.

O importante é nos aceitarmos, mesmo com todas as nossas imperfeições. E além de alimentar o corpo, também devemos alimentar nossa alma com uma boa dose de autoestima, autoconfiança e segurança, pois a partir disso, conseguiremos naturalmente sentir uma mudança positiva em nosso comportamento :).

Compartilhe este artigo:Share on Facebook0Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

1 Comentário

  1. Pingback: 7 Segredos Para Emagrecer Definitivamente | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *