Pequenos passos que se tornam grandes mudanças

A vida é feita de escolhas

Pequenos passos que se tornam grandes mudanças

Desde a hora que acordamos, somos confrontados com decisões e escolhas. Será que fico na cama até o último segundo antes de sair do trabalho ou levanto meia hora mais cedo que o habitual para fazer uma caminhada antes de levar as crianças na escola? Será que faço fritura no almoço ou uma bela salada de legumes? Essas pequenas escolhas podem ser pequenos passos para grandes mudanças na sua vida.

Em matéria de emagrecimento e qualidade de vida não é diferente. É preciso dar os primeiros e pequenos passos que repercutirão em nossa saúde e na qualidade de vida. Essas pequenas mudanças serão positivas e fará grande diferença nas nossas vidas, à curto, médio e longo prazo, em todas as esferas da nossa vida, como mental, física, saúde, social, financeiro e social. Pode inclusive, mudar suas perspectivas sobre a vida, lhe dando mais bem estar e autoestima.

Veja as dicas dos primeiros passos para tornar seu emagrecimento em realidade, além de muitos outros benefícios que esses passos também podem trazer para você.

“SEJA MAIS ATIVO A CADA DIA”
Tornar-se mais ativo, quanto for possível. Isso implica em gastar menos tempo sentado e vai ajudar a deixar seu corpo a gastar mais energia, acelerando seu metabolismo. Por exemplo: deixando de usar o carro para ir em lugares onde é possível ir a pé, dar um passeio pelo bairro no início da manhã ou após o jantar.

Outras maneiras de caminhar é descendo alguns pontos antes ou depois da sua parada de ônibus ou preferir a escada ao invés de elevadores. Coisas simples, mas que podem trazer uma grande mudanças de hábitos em sua vida. Além disso, caminhar é o exercício mais fácil, mais acessível e barato que existe.

Propositadamente concentrar-se nas tarefas de rotina da casa como uma oportunidade para exercitar e acelerar o seu metabolismo. Se você começar a pensar que essas tarefas podem lhe trazer benefícios para a saúde, elas deixarão de ser uma tarefa árdua, podendo inclusive se tornar, tarefas agradáveis.

“COMA MENOS, PORÉM MAIS VEZES POR DIA”

Aprenda a comer 6 pequenas refeições durante o dia, em vez de comer demais em apenas 3 refeições. Ao espalhar as refeições, você forçará o corpo a queimar mais calorias e também gordura, depois da prática de exercícios. além disso, 6 refeições pequenas ajudará a evitar a sensação de fome, que acaba fazendo com que o metabolismo se desacelere, que por sua vez, faz com que o corpo armazene mais gordura.

“TREINE A RESPIRAÇÃO”
banner-q48Respire profundamente. Em média, fazemos 20.000 respirações por dia, porém nem todas essas respirações são profundas o suficiente para aliviar o estresse e ansiedade. Aprender a respirar com mais frequência e com profundidade em alguns minutos por dia, ajudará a colocar mais oxigênio em seu sangue e cérebro.

Basta inspirar e expirar lentamente, contando até cinco (ou mais) de cada vez. Quanto mais praticar esses exercícios de respiração, mais benefícios terá em sua saúde cardiovascular e na saúde em geral, além de ser uma boa ferramenta para se sentir melhor, não importa qual seja a situação.

Além disso, a respiração profunda faz aumentar a quantidade de calor produzida no corpo, devido ao oxigênio e isso faz com que o corpo queime mais calorias. Veja esse artigo, com dicas de respiração e postura que ajudam a emagrecer.

“FAÇA BOAS ESCOLHAS ALIMENTARES”
Opte por alimentos de baixo índice glicêmico em sua dieta. Açúcares refinados e alimentos com altos iG são geralmente calóricos e prejudiciais para o metabolismo, pois aumenta a produção de insulina no sangue, fazendo com que o alimento seja convertido e armazenado como gordura, que resulta em excesso de peso e obesidade.

Aprenda quais são os alimentos que possuem uma carga menor de índice glicêmico e faça substituições em sua dieta. Desta forma,você poderá fazer com que seu corpo trabalhe pra você. Aproveite para ler as dicas sobre a dieta do Índice glicêmico.

“COMA MAIS LEGUMES E VERDURAS”
Ao mesmo tempo que reduz os carboidratos simples em suas refeições, substitua-os por legumes e verduras de sua preferência. Os vegetais contêm uma série de vitaminas e minerais que seu corpo precisa para exercer suas funções e ajudam inclusive a combater a compulsão alimentar.

Os vegetais também fornecem fibras, que ajudam o corpo a metabolizar as refeições, convertendo-os em energia. Leia aqui como introduzir mais legumes e verduras em sua dieta.

“SE LIVRE DAS GORDURAS TRANS”
Provavelmente um dos passos mais importantes que você pode tomar é eliminar a ingestão de alimentos trans / hidrogenados. As gorduras trans nestes alimentos trazem a longo prazo, algumas consequências muito prejudiciais para o seu corpo.

A grande maioria dos alimentos processados utilizam substâncias hidrogenados durante seu preparo e não oferecem nenhum valor nutricional. Ao invés desses alimentos, opte por vegetais frescos e frutas. Leia este artigo para saber mais sobre as diferenças entre as gorduras boas e gorduras trans.

“APRENDA A CONTROLAR O APETITE”
Aprender a controlar o apetite é essencial para se obter sucesso em qualquer dieta. Uma dica seria seguir uma dieta equilibrada, porém de baixas calorias e ser bastante disciplinada. Para um apoio, anote tudo o que come em um diário alimentar pois assim você estará a par de tudo que coloca para dentro do seu corpo.

Certifique-se de incluir bebidas e água também, afinal monitorar seu nível de hidratação diário é tão importante como os alimentos sólidos. Uma vez por semana, avalie o que consumiu na semana e verifique qual o impacto teve em seu peso. Se não houve nenhum resultado, faça alterações na dieta, se julgar necessário. Leia aqui alguns truques para comer menos e combater a gula.

“PROGRAME MELHOR AS COMPRAS DA SEMANA”

Faça uma lista de tudo que precisará durante a semana, lembrando também de comprar frutas e cereais saudáveis para as entre refeições. Assim, você ficará menos tentado a comer por impulso. Às vezes, a falta de preparo, pode fazer você escolher alimentares que não condizem com os seus objetivos de perda de peso. Leia este artigo para aprender a reprogramar sua mente para emagrecer e queimar gordura.

“APRENDA A LER OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS”
Verificar o rótulo dos alimentos prontos, poderá ajudar você a aprender melhor sobre os reais valores nutricionais dos alimentos. Com isso, você pode usar esse percentual para compreender se estes alimentos contêm muito ou pouco de certos nutrientes importantes como vitaminas e minerais.

“EVITE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS”
Embora tenhamos que criar o hábito de ler os rótulos dos alimentos que vai consumir, os melhores alimentos, aqueles que a Natureza nos fornece, não vêm com rótulos. Substitua esses alimentos artificiais, cheios de açúcar e conservantes por fontes naturais de energia, ricos em vitaminas e minerais.

Você pode até não sentir os resultados físicos de imediato, porque o corpo terá de se livrar dos efeitos nocivos desses outros alimentos, porém a longo prazo, essa pequena mudança, contribuirá muito para sua qualidade de vida, além de aumentar seus níveis de energia não só física como mental.

“APRENDA MAIS SOBRE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR”
Embora sejamos tentados por inúmeras dieta dietas milagrosas, o ideal mesmo para perder peso de forma gradual e permanente é a velha e boa reeducação alimentar. Somente através dela, poderemos alcançar uma perda de peso sem trazer nenhum risco para a saúde como as dietas da moda que existem por aí.

Devemos aprender também sobre as quantidades de porções de cada grupo alimentar, para que dessa forma se aprenda a comer a quantidade mínima, porém ideal para manter todas as funções do nosso corpo. Pratos e copos maiores, significam maior quantidade de comida, portanto, opte por pratos pequenos e somente coloque comida no círculo central do prato.

Metade do seu prato deve ser preenchida com vegetais e a outra metade com proteínas e grãos ou cereais como arroz integral ou macarrão de trigo integral. como sobremesa, mime-se com alguma fruta da estação. Para ter refeições equilibradas não é necessário ferramentas sofisticadas.

É necessário apenas ter bom senso. Para saber mais detalhes, leia o artigo: Reeducação Alimentar – Monte seu próprio cardápio e fique de bem com a balança

“DURMA BEM E PROFUNDAMENTE”
O sono não é um luxo e sim algo extremamente necessário para manter nosso corpo saudável, ativo e produtivo. A quantidade certa de sono, varia de pessoa para pessoa. O ideal é aquele sono, em que acordamos sem alarme e sem a eventual cabeça pesada que causa as noites mal dormidas.

Dormir pouco deixará você lento, irritadiço, com falta de memória ou mal-humorado. Para garantir um sono reconfortante, crie uma rotina com ambiente tranquilo, para preparar sua mente e seu corpo para o descanso. Se sofre de insônia e problemas para dormir, consulte o seu médico, para que ele avalie as causas.

Ter uma boa noite de sono todos os dias, significa uma melhora significativa na qualidade de vida. Além disso, dormir bem ajuda a aumentar o metabolismo do nosso corpo, fazendo com que ele queime calorias e gordura, mesmo estando em repouso. Veja esse artigo para entender por que dormir bem emagrece.

“CULTIVE AMIZADES”

Não importa quantos anos temos, se somos jovens ou velhos. A verdade é que ter amigos são essenciais em todas as fases da vida. Infelizmente, nos dias atuais, as pessoas estão negligenciando as amizades reais e substituindo-as por amizades virtuais. Não que estas não sejam boas, mas é bom para nós termos amigos reais, aqueles que podemos sair juntos, jogar conversa fora, pegar um cinema, etc.

Viver dentro de casa, encapsulado é péssimo para a nossa saúde mental e pode causar até problemas psicológicos como depressão, fobias, ansiedade excessiva e estresse. Diga sim aos convites para jantares, noites de cinema e passeios. Estar com os amigos, jamais será um tempo perdido, muito pelo contrário.

Faz bem para o ser humano, aprender a compartilhar suas derrotas e triunfos. Ter bons amigos, nos ajudam a ter mais auto confiança e nos ensina a saber diferenciar o momento de ouvir e o momento de falar. Além disso, em tempos difíceis, um bom amigo pode significar a nossa derrocada ou nossa superação.

“RIA MAIS VEZES DURANTE O DIA”
Rir é realmente um ótimo remédio. Quanto mais você rir, mais saudável você será. Rir reduz o estresse e a ansiedade, aumenta as endorfinas, melhora o sistema cardiovascular e aumenta o oxigênio no cérebro e no corpo. Não é a toa que é comum em hospitais, a presença de palhaços para levar o riso e a cura para os pacientes.

Rir logo pela manhã, ajudará você a se preparar para um dia mais saudável, produtivo e saudável. Rir sempre nos ajuda a ganhar uma melhor qualidade de vida e uma saúde melhor. Aproveite e conheça quais são os alimentos que ajudam a melhorar o humor e nos deixam mais felizes.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
42Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

3 Comentários

  1. Pingback: 5 hábitos saudáveis que combatem o envelhecimento | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: Dê um UPGRADE no seu Metabolismo | Emagrecer Urgente

  3. Pingback: Dieta dos Casais + Cardápio Magrinho | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *