Receita de granola caseira light

Receita de Granola Caseira Light

Receita de granola caseira light

Granola é uma delícia e muito nutritiva por ser rica em fibras, mas infelizmente as granolas disponíveis no mercado são altamente calóricas graças a uma grande quantidade de açúcar (muitos deles disfarçados) em sua composição. Entre eles estão o açúcar invertido, xarope de milho, xarope de frutose, entre tantos outros.

Mas então, como podemos fazer para consumir essa delícia e obter os seus benefícios sem que isso atrapalhe a nossa dieta? Bom, você tem a opção de comprar a granola diet, que é livre de açúcares, mas tem outra opção ainda melhor e mais saudável: Comprar os ingredientes e preparar uma granola caseira light.

Com os ingredientes em mãos, o preparo da granola não leva mais de 30 minutos e você pode ainda deixar uma boa quantidade pronta para ser consumida ao longo da semana. E o melhor de tudo é que você saberá exatamente quais os ingredientes que está comendo em sua vitamina, iogurte ou cereal com leite e pedaços de frutas em seu café da manhã. Veja abaixo alguns dos principais benefícios da granola:

Benefícios da granola

É rica em fibras
Em 1/3 de xícara de granola, obtém-se 4 gramas de fibras. As fibras tem um papel fundamental para o nosso corpo, ajudando na desintoxicação, auxiliando na digestão e prevenindo inúmeras doenças, entre elas o câncer, diabetes tipo 2 e doenças do coração. Ajuda também a dar saciedade e reduzir os níveis de colesterol.

É rica em gordura do bem
Granola é uma boa fonte de gorduras saudáveis, proveniente das sementes como nozes e chia. Em uma porção de granola está cerca de 4 gramas de ácidos graxos monoinsaturados e cerca de 4 gramas de ácidos graxos poliinsaturados. Essas gorduras ajudam a reduzir o colesterol, a pressão arterial e a inflamação.

É rica em vitaminas
A granola é rica em vitamina E, tiamina e ácido fólico. A vitamina E, que atua como um antioxidante, protegendo seu copro contra a ação dos radicais livres. Também contribui para uma pele mais saudável e livre de rugas. A Tiamina e ácido fólico (vitaminas do complexo B) ajudam a acelerar o metabolismo.

É rica em minerais
A granola é fonte de quase todos os minerais essenciais para a sua saúde como Magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês e selênio. O magnésio é essencial para as reações enzimáticas no seu corpo, além de contribuir para um melhor aproveitamento do cálcio, o que ajuda a manter os ossos saudáveis.

Receita de granola caseira light


Link do vídeo (YouTube)

Receita de Granola Caseira

Ingredientes:
2 xíc. (chá) Aveia em Flocos
1/2 col. (chá) Farinha de Chia
1/2 xíc (chá) Nozes
1/4 xíc. (chá) Coco ralado fresco
1/2 col. (chá) Canela em pó
2 col. (sopa) Mel
2 col. (sopa) Manteiga Clarificada (de preferência orgânica)

Modo de Preparo:
1. Pré-aqueça o forno a 200˚C
2. Triture as nozes e misture todos os ingredientes secos. Em seguida, acrescente o Mel e a Manteiga clarificada.
3. Espalhe bem granola em uma assadeira grande forrada com papel manteiga.
4. Leve ao forno a 200˚C e deixe lá por 10 minutos. Depois disso, dê uma mexida na granola e deixe por mais 10 minutos no forno. Desligue o fogo e prontinho! Agora é só guardar bem em um pote fechado.

Observações:
Se você quiser “adoçar” mais a granola caseira, acrescente frutas secas como uvas-passas, damascos secos, banana seca, maçã seca, entre outras. Você também pode substituir ou acrescentar as nozes por outras sementes como castanhas ou amêndoas. Só tome cuidado para não exagerar na quantidade pois pode deixa-la calórica.

Você também pode substituir a farinha de chia pela farinha de linhaça se assim preferir. Enfim, adorei esta receita. Fiz e está aprovadíssima. Fica uma delícia com iogurte light e pedaços de frutas. Experimente fazer também!

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
33Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *