Reposição Hormonal e tratamentos alternativos para a menopausa


Reposição Hormonal e tratamentos alternativos para a menopausa
Hoje em dia, a terapia de reposição hormonal é usada para proporcionar uma melhor qualidade de vida à mulher na menopausa. Embora exista muitas controvérsias sobre a TRH, estudos indicam que seus benefícios são maiores que os riscos.

O ideal é que a TRH seja indicada apenas às pessoas com sintomas graves da menopausa. Sempre converse com seu médico para saber se realmente há necessidade e quais os riscos que implicam a TRH.

Principais terapias de reposição hormonal (TRH):

Terapia Hormonal de estrogênio:
O estrogênio é tomado isoladamente. A maioria dos médicos prescrevem frequentemente uma dose baixa de estrogênio, geralmente em forma de pílula ou trandérmica em forma de creme, gel ou adesivo ou  na forma subcutânea vaginal ou intra uterina.

Terapia Hormonal de Progesterona / estrogênio:
Esta forma de HRT combina doses de estrogênio e progesterona / progestina. A progesterona natural é extraída da urina de éguas prenhas e a sintética é obtida por síntese química industrial.

Terapia de Modulação Hormonal Bioidêntica
Hormônios bio idênticos podem ser de origem natural ou sintética, porém são iguais aos produzidos pelo organismo. Portanto o corpo têm uma aceitação maior, já que ele “entende” que não se trata de substâncias estranhas. Trata os sintomas da menopausa gradualmente, porém de forma duradoura.

Muitas pessoas optam por não utilizar a reposição hormonal, seja por riscos à saúde ou simplesmente por opção. Nesses casos existem outros tratamentos alternativos eficazes para o alívio dos sintomas da menopausa e que não possuem contra-indicações.
Veja alguns deles:

Acupuntura:

De acordo com um estudo com 53 mulheres na pós menopausa, a acupuntura ajudou a reduzir as ondas de calor e outros sintomas. Metade do grupo receberam acupuntura tradicional chinesa duas vezes por semana e a outra metade não.
Após 10 semanas, as mulheres que fizeram acupuntura apresentaram melhoras significativas nas ondas de calor e alterações de humor em comparação à aquelas que não receberam o tratamento. Portanto, a acupuntura pode ser uma boa alternativa para as mulheres que não podem ou não querem usar a terapia de reposição hormonal para aliviar os sintomas da menopausa.

Yoga

A yoga pode ter efeitos positivos para as mulheres na menopausa pois ajudam a compreender melhor seu corpo e sua mente. A yoga juntamente com exercícios de respiração e meditação ajudam a equilibrar o sistema endócrino, além de fortalecer os órgãos do corpo. Isso ajuda as mulheres a enfrentar melhor as alterações hormonais. A yoga visa unificar o corpo, mente e respiração.

Quando alguém se torna adepto da prática de yoga e meditação, ela é capaz de aceitar melhor si mesma e seu corpo e isso torna a transição mais fácil.

Exercicios fisícos

Em um estudo, o exercício aeróbico reduziu a severidade das ondas de calor em 55% das mulheres pós-menopáusicas. Foi dividido dois grupos, um com mulheres que levantaram peso 40 minutos, duas vezes por semana e outro com mulheres sedentárias. O grupo sedentário perdeu cerca de 2% da sua densidade óssea durante o ano, enquanto as mulheres que fizeram musculação, ganharam 1% de densidade óssea.

Outro estudo com mulheres na menopausa descobriu um aumento da densidade mineral óssea de 3,5% na coluna lombar entre as mulheres que se exercitaram, em contraste de uma diminuição de 2,7% no grupo de mulheres que não se exercitavam. Para muitas mulheres que optarem por não fazerem TRH, exercícios regulares aeróbicos e musculação podem ajudar a manter os ossos fortes.

Veja também:

Sugestões de livros sobre Menopausa


Yoga Terapia Hormonal Para Menopausa

50 coisas que você pode fazer para conviver com a menopausa

Menopausa o que Você Precisa Saber
Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
6Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

1 Comentário

  1. Pingback: Benefícios do chá de hibisco na dieta | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *