Semente de Chia – Emagrece e faz bem para a saúde


Benefícios da semente e do óleo de chia
De origem mexicana, as sementes de chia (salvia hispanica) são a sensação do momento em relação à saúde e emagrecimento. Rico em ômega 3, ferro, cálcio, magnésio e potássio, o valor nutricional da chia é superior à linhaça. Seus benefícios para a saúde são muitos: Auxilia no emagrecimento, reduz os riscos de doenças do coração e diabetes, aumenta a saúde óssea e ajuda na digestão.

A quantidade de ômega 3 na chia é 8 vezes maior que o salmão. O potássio é 2 vezes maior do que a banana. Possui 3 vezes mais ferro que o espinafre. Possui 6 vezes mais cálcio do que o leite integral. Tem 15 vezes mais magnésio que o brócolis. Entendeu agora o porque da chia ser considerada um “superalimento”?

Devido ao seu poder anti-inflamatório, o consumo regular da chia reduz dor e artrite. E ajuda ainda a eliminar gordura, pois ela nada mais é do que o resultado de um processo inflamatório do organismo. A chia também dá saciedade, e com isso ajuda a controlar a fome, além de ajudar nosso corpo a recuperar o controle sobre o apetite.

Chia, mais poderosa que a linhaça

A chia, assim como a linhaça, é uma semente mucilaginosa e é capaz de absorver até 30 vezes seu peso em água ou outros líquidos como sucos, formando um gel, devido à quantidade de fibras. Desta forma, além de ajudar na digestão e proteger a mucosa do estômago, a chia também nos ajuda a manter o coração saudável.

Possui também grande teor de proteínas, antioxidantes que combatem os radicais livres e vitaminas do complexo B. Além do cálcio, a chia também é fonte do mineral Boro, que também ajuda a combater doenças ósseas como a osteoporose. Rico em gorduras boas, a chia ajuda a reduzir o colesterol e a pressão arterial. Também é grande fonte de minerais essenciais utilizados na absorção de cálcio e outras vitaminas.

Chia reduz taxas de glicemia

Manter os níveis equilibrados de açúcar no sangue é importante tanto para a saúde como para a energia. Após as refeições, os picos de açúcar no sangue se elevam, especialmente se você tiver ingerido alimentos ricos em amido ou doces. Isso pode levar a quedas energia e o resultado é você se sentir cansado e sem energia.

Ao equilibrar o açúcar no sangue, você não só diminuir o risco de diabetes tipo 2, mas também garantir energia firme e constante durante todo o dia. Mas como as sementes de Chia pode ajudar nisso? Devido a sua combinação de fibras solúveis e insolúveis, formam um gel no estômago que retardam a conversão do carboidrato em açúcar.

Se você colocar chia em uma refeição, ele vai ajudar você a transformar o alimento em energia, constante e firme, impedindo os altos e baixos do açúcar no sangue. Com isso, aumenta os níveis de energia e reduz a glicemia no sangue, beneficiando os diabéticos, reduzindo os riscos de hiperglicemia.

Sementes de chia, um alimento versátil

As sementes de Chia são extremamente versáteis. Eles podem ser comidas cruas ou acrescentados aos alimentos da mesma forma que a linhaça. Pode ser usado em forma de sementes (grãos), farinha ou o óleo, e vão bem em qualquer receita, desde saladas, cereais, iogurtes, sucos, no cozimento dos alimentos ou no preparo de doces e pães, sem alterar em nada o sabor dos alimentos.

Você pode colocar 1 colher de sopa em meia xícara de água e deixar de molho por meia hora. Durante esse tempo, mexa de vez em quando. Você verá que as sementes terão absorvido a água e terá formado um gel. Pode comê-la dessa forma e acrescentar algumas gotas de limão ou acrescentar esse gel e sementes junto a outros alimentos, como cereais, frutas, sucos, iogurtes etc.

Se comer as sementes 30 minutos antes das refeições, você ficará mais saciada e com isso evitará de comer demais durante o almoço ou jantar. Lembrando que uma colher de sopa diariamente já é o suficiente e já lhe dará a quantidade de ômega 3 recomendável por dia. Ah, não é necessário triturá-la para acrescentar aos alimentos.

Veja também:
Receitas deliciosas com Chia
Dieta da chia – Cardápio para emagrecer com saúde

Onde encontrar as sementes de chia?

As sementes de chia, ainda é novidade no Brasil, mas já podemos encontrá-la em alguns supermercados e lojas de produtos naturais. Pode ser encontrada em grãos, farinha e óleo. Por ser novidade, o preço ainda é um pouco alto e pode variar entre 20 a 40 reais, mas um pacote de meio quilo pode durar por três meses.

Sementes de Chia


Óleo de Chia

Farinha de Chia

Efeitos Colaterais e Contraindicações

Como vimos, as sementes de Chia trazem muitos benefícios para a saúde: Desintoxica, emagrece, aumenta a imunidade, combate o envelhecimento, tem ação anti-inflamatória e ajuda no combate de diversas doenças e sintomas como diabetes tipo 2, doenças do coração, colesterol alto, hipertensão, artrites, entre muitas outras.

Por ser natural, seu consumo é indicado para todas as pessoas de qualquer idade. Até o momento, ainda não houve relatos de efeitos colaterais. De qualquer forma, converse sempre antes com seu médico ou nutricionista antes de começar o uso das sementes, farinha ou óleo de chia.

Assista às reportagens sobre a Chia

Conte para seus Amigos...Share on FacebookShare on Google+Email this to someoneTweet about this on Twitter
Bookmark the permalink.

11 Comments

  1. Pingback: Sementes de Chia - Receitas deliciosas e nutritivas | Emagrecer Urgente

  2. Olá meninas! Realmente a Semente de chia é o super alimento do século, Um excelente investimento para quem quer emagrecer com saúde e qualidade de vida. Adquira já esse produto magico conosco, entre em contato pelo e-mail feregusta@hotmail.com Os pacotes com 1 kg estão R$ 40,00 e enviamos para todo o Brasil.

    • Oi Fernanda!
      Obrigada pela dica de onde comprar as sementes de chia! Embora hoje em dia esteja mais fácil encontrar essas sementinhas milagrosas em qualquer lugar, é sempre bom ter novas opções de onde conseguir! Abraços!

  3. Bom dia,

    Estou consumindo a chia a exatos 2 meses, emagreci 3 kg e continuo com a mesma dieta e com os mesmos exercícios físicos, porém a exatos dois meses tenho sentido náuseas, tontura e minha pressão que já era baixa ficou mais baixa ainda. Pensei ser do calor mas ela anda sempre 9/5 muito baixa. Cheguei a conclusão que é da chia. Marquei médico para próxima semana e peço se alguém tiver esses sintomas também comentar para agente descobrir uma maneira de acabar com eles.

    Obrigada e feliz 2013 a todos.

    • Oi Ana!
      Nossa, eu como chia todos os dias e nunca aconteceu essa queda de pressão comigo e nem com ninguém que eu conheça. Mas se você desconfia que pode ser a chia, é melhor suspender o seu consumo até a consulta com o médico. Se puder, volte aqui para nos contar se é realmente a chia, o responsável pela sua queda de pressão, pois eu realmente nunca havia ouvido falar desse efeito colateral da chia. Melhoras pra você e um ótimo 2013! Abraços!

  4. Olá a todas!!

    já há alguns meses que tenho andado a tomar chia e não sei se é coincidência ou não, mas tenho me sentido mal nas aulas de RPM no ginásio.Parece que fico quase a desmaiar…
    Eu normalmente tenho tensão arterial baixa, por isso penso que a chia me tem baixado ainda mais a tensão.
    Vou agora fazer uma pausa na toma desta semente, com muita pena minha :(
    pois as sementes de chia tem me ajudado a ganhar massa muscular..mas não quero correr o risco de desmaiar por ai.

    Beijinhos

    • Oi Ana Xavier!
      Que pena que você tem sentido esses efeitos colaterais. Realmente a chia ele reduz a pressão sanguínea arterial, o que é ótimo para quem é hipertenso. Já para quem tem a pressão normalmente baixa, a chia não é indicada para ser consumida rotineiramente, pois pode baixar ainda mais a pressão. Se você tem apenas interesse em ganhar massa muscular, dá uma olhada sobre o Whey Protein, L-carnitina ou L-arginina. Abraços!

  5. Pingback: Dieta da Chia – Emagreça com saúde | Emagrecer Urgente

  6. tenho duvida como tomar pois preciso tomar omeprazol antes jejum posso tomar a semente de chia depois

  7. preciso de ajuda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>