Sintomas da menopausa – Como estar preparada para eles?


Sintomas da menopausa – Como estar preparada para eles?
A menopausa ou climatério pode, literalmente, virar a vida de uma mulher de cabeça para baixo. Mas essa realidade não precisa ser necessariamente uma regra. Ao tomarmos conhecimento sobre o que é realmente a menopausa, com certeza iremos  aprender naturalmente como lidar melhor com seus sintomas.

A maioria das mulheres não gostam de pensar sobre a menopausa muito menos falar sobre isso, mas o fato é que é uma transição natural que ocorre geralmente entre 45 e 50 anos. Durante este período, as mulheres se deparam com diversos incômodos como alterações de humor, ondas de calor, perda da libido, secura da vagina e outras mudanças físicas, incluindo ganho de peso.

A maioria das pessoas jovens não se preocupam com ela. Sabem apenas que em algum dia distante, os sintomas da menopausa se tornarão parte de sua vida. Mas quando chega o fatídico momento, muitas mulheres simplesmente não sabem lidar com isso e uma das principais razões é porque não entendem o que está acontecendo com seu corpo.

Mesmo as mulheres mais ativas, não estão livres dos sintomas. Mentalmente e fisicamente, a menopausa pode ser um momento difícil para muitas mulheres. Estar preparada mentalmente para tudo na vida é um bom passo e com certeza irá ajudá-la a passar por ela sem grandes dificuldades. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre os sintomas da menopausa para que você saiba o que esperar quando esse momento chegar?

Alguns sintomas da menopausa

1. 85% das mulheres que passam pela menopausa sofrem de ondas de calor. As sensações variam em cada mulher. Pode começar com uma pequena onda de calor que se espalha por todo seu corpo, ou podem ser ferozes, com sensações repentinas de que seu corpo está em chamas.

2. Suores noturnos também são comuns, e são semelhantes a ondas de calor, geralmente intensas, desconfortáveis e podem causar insônia grave.

3. Mais comumente conhecida como cansaço, a fadiga é um sintoma grave e é muito comum em quase todas as mulheres que passam pela menopausa.

4. Queda de cabelo, perda de pêlos pubianos e corporais podem ser, possivelmente, sintomas da menopausa. Isso não quer dizer que você vai perder o suficiente para fazer a diferença em sua aparência, mas será o suficiente para ser perceptível para você. Estes sintomas definitivamente merece uma consulta ao médico.

5. Outro sintoma da menopausa comum é o crescimento de pêlos faciais. Isso não quer dizer que de uma hora para outra, você acordará com barba ou bigode. Os pêlos surgem sutilmente em locais aleatórios e geralmente são mais grossos do que o normal.

6. Lapsos de memória e confusão mental também pode ser atribuído aos sintomas da menopausa. Isso implica em pequena perda de memória e concentração e incapacidade em alguns momentos de lembrar de conversas ou o que fêz recentemente.

7. Secura vaginal também é comum nessa fase. A mulher fica sem ou com pouca lubrificação e isso acarreta em dor na hora da relação sexual e consequentemente reduz a libido sexual da mulher menopausática. Também é comum ocorrer infecções urinárias e incontinência urinária, assim como perda de elasticidade vaginal.

8. Alterações no humor, irritabilidade, depressão também são comuns nessa fase. Assim como também é comum ganhar peso, já que as alterações hormonais fazem o metabolismo ficar mais lento

Veja também:

Sugestões de livros sobre Menopausa


A dieta da menopausa

Vença a Menopausa Sem Terapia Reposição Hormonal

A Menopausa do Homem
Compartilhe este artigo:Share on Facebook3Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

10 Comentários

  1. Pingback: Dieta da Menopausa – A alimentação melhora os sintomas | Dieta Saúde e Beleza

  2. Pingback: O que é menopausa? Quando ela acontece? | Dieta Saúde e Beleza

  3. Pingback: Ganhe saúde, disposição e emagreça com chá de amora | Dieta Saúde e Beleza

  4. Ana PauLA

    como prevenir minha ansiedade na menopausa?
    como tratar minha prisao de ventre?
    como tirar este volume no abodomen e barriga?
    como tratar enjons,suores frios e todo o resto?

    me ajudem
    obrigado
    Ana Santos

    • Silvia

      Oi Ana Paula!
      Escrevi um artigo sobre queda de cabelo. Dá uma lidinha quando tiver tempo, pois as dicas podem te ajudar! Abraços!

  5. tenho 51anos, estou fazendo menopausa ha 3 a 4 anos
    gostaria muito que me ajudem…!!…muito importante para mim…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *