Suco de Noni – Mito e verdades sobre a ” cura milagrosa “


Suco de Noni – Mito e verdades sobre a ” cura milagrosa “
Provavelmente, você já deve ter ouvido falar do Noni, fruta originária do sudoeste asiático e sul do Pacífico, especialmente no Taiti e Havaí. Há uns anos atrás, o suco dessa fruta virou febre e foi vendida em larga escala pelo mundo todo. Segundo estatísticas, a cada 2 segundos, uma garrafa era vendida em algum lugar do mundo.

O Noni (Morinda Citrifolia) é uma fruta que se assemelha ao fruto do conde, mas também é conhecida como amoreira indiana e possui cheiro e gosto bem peculiar, que segundo dizem, lembra queijo. A fruta é consumida há mais de 2000 anos pelos polinésios, que afirmam que o Noni tem propriedades terapêuticas de cura e é chamada por lá de “aspirina do ancião”.

Os EUA, passou a fabricar o suco da fruta, muitas vezes associado ao suco de uvas ou mirtilo, para camuflar o sabor e a exportá-la ao redor do mundo. A fruta é rica em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e o envelhecimento e é rico em compostos alcaloides que previnem inúmeras doenças, como câncer, asma, diabetes, artrite e muitas outras.

Suco de Noni : Mitos e Verdades

Com uma boa estratégia de marketing, a fama do suco se propagou rapidamente como o “milagre engarrafado” e alcançou vendas surpreendentes, o que rendeu muito dinheiro aos seus fabricantes. Além de tudo, o suco tinha um preço caro, em comparação a outros sucos importados. No Brasil, por exemplo, uma garrafinha de Noni custava cerca de 160 reais.

Apesar de muitos alegarem que o suco Noni realmente traz uma série de benefícios para a saúde e até para emagrecer, ainda não foram feitos estudos suficientes que comprovem suas virtudes medicinais e terapêuticas. Alguns estudos, ainda indicaram uma grande incidência de hepatite e intoxicação do fígado em algumas pessoas que a consumiram.

Na Europa, concluiu-se que o suco de Noni NÃO contém nutrientes superiores a outras frutas que temos em maior acesso. No Brasil, em 2004, a ANVISA, proibiu qualquer propaganda veiculada sobre o produto, até que em 2007, o vetou completamente.

Segundo a ANVISA, o motivo foi os vários testes feitos, onde algumas pessoas, sofreram vários sintomas de toxicidade hepática, além de não haver estudos altamente confiáveis sobre sua eficácia.

Segundo a Agência de Vigilância Sanitária, até que apareça realmente dados que comprovem que o suco não oferece riscos para a saúde vai continuar sendo proibido a propaganda e a venda em terras brasileiras. Porém deixou em aberto, podendo quem sabe liberar o produto, caso os requisitos de segurança sejam preenchidos.

Então quer dizer que Noni não é bom?

Nada, disso! A fruta Noni é como muitas outras frutas, muito nutritiva, com muitos antioxidantes, vitaminas, e realmente seu consumo pode ser benéfico para a saúde.

O que acontece é que quando ela vem na forma engarrafada, não sabemos ao certo, qual a quantidade de Noni concentrada e nem quais outras substâncias estão também ali, já que na maioria das vezes, a fruta vem misturada com diversos outros componentes.

Segundo algumas pesquisas, não existe nada em Noni de tão surpreendente, já que outras frutas podem até ter um valor nutritivo maior do que o da fruta Noni, como a laranja por exemplo, que ainda é mais vantajosa por conter 3 vezes menos sódio.

Aliás o fato de Noni conter alto teor de potássio, não é indicada para pessoas com problemas renais. Também não é indicado para diabetes, problemas do fígado e pessoas que tomam remédio para hipertensão ou que estão em tratamento de quimioterapia ou qualquer outro pós operatório.

Suco de Noni é milagroso?

Esse assunto de “milagroso” é um pouco controverso. Na minha opinião, não existe milagre, existem sim, alimentos que contribuem para uma melhora na saúde, mas o termo “ milagre “ pode significar nada mais que uma boa estratégia de publicidade. Ou pode ser que não… Por enquanto ainda não se sabe.

Vivemos em uma sociedade sedenta por fórmulas milagrosas que querem um produto milagroso a todo custo, seja para emagrecer, ou para ganhar um aspecto mais jovem, ou ainda para curas de muitas doenças. Por outro lado, existe uma grande indústria disposta a engarrafar o “milagre”, e assim ganhar muito dinheiro com ele.

Apesar de haver inúmeros relatos sobre seus benefícios e até cura de diversas doenças, por outro lado, há também relatos de inúmeras pessoas intoxicadas com o seu consumo. O assunto “Noni”ainda é polêmico e ainda gera muitas controvérsias. Talvez ele possa fazer um efeito diferente em cada organismo, ou ainda para os “casos de cura”, o fator da mente falou mais alto, já que é sabido que nossa mente pode  e muito influenciar nossa saúde.

Suco de Noni em outros países

Embora esteja proibida no Brasil, e em outros países como a Finlândia, o Noni ainda é consumido em diversos outros países, cada qual com um objetivo. Chineses, japoneses e polinésios, usam o Noni , assim como as folhas, partes do tronco para tratamento de febre, olhos e pele. Nas Filipinas é muito usada para casos de artrite. Nos EUA e Canadá o produto é vendido como produto dietético.

Eu nunca tomei suco de Noni e por isso não posso falar à respeito. Sou a favor de tudo que faça bem para a saúde porém sou precavida e pesquiso a fundo sobre o que desejo tomar, para ter certeza de que não prejudicará a saúde de nenhuma forma.

Sei que muita gente fez uso ou até ainda usa o Noni... Gostaria de saber a opinião dos leitores sobre esse assunto. Você já tomou ou conhece alguem que já tenha tomado? O Noni realmente faz bem? Ou é prejudicial para a saúde? Deixe sua opinião!

Bookmark the permalink.

41 Comments

  1. marlecejulia da silva

    tomei me fez muito bem tinha muitas dores nas costas melhorou

    • Oi marlecejulia da silva!
      Dizem que o noni tem muitas propriedades curativas, pena que no Brasil o suco está proibido pois ainda não existem comprovações científicas. Obrigada pelo comentário! Abraços!

    • Silva, boa tarde!
      Compartilho com você sobre o uso do noni que já estou tomando desde o dia 06/08/2012 e o que tenho a dizer que estou me sentindo melhor pois tenho desgaste nos joelhos inclusive estava tomando o medicamento (artrolive) receita médica e parei, com o uso do suco de noni Graças a Deus não senti mais dores, inclusive agora já tenho um pé no quintal da minha casa e estou tomando o chá da folha.
      Abraços. Cleonice.

      • Oi Cleonice!
        Nossa, que legal ver seu depoimento sobre o noni. Pelo visto essa fruta é mesmo milagrosa, pois vejo muito mais gente falando à favor do que contra. Quer dizer que o chá das folhas do noni também é bom? Poderia nos passar a receita? Abraços!

  2. Bom dia,
    Faço uso do suco de noni (compro a polpa de noni, e faço com o suco de uva), apesar de muitas pessoas não acreditarem na eficiencia dessa fruta, tive a oportunidade de viver isso em minha casa, pois meu marido sofre de artrose nos dois joelhos e não estava conseguindo mais andar direito, de tanta dor que sentia. Começamos a tomar em 4 dias ele já não senti mais dores e sobe escadas normalmente( isso era feito com muitas dores). Minha mãe tambem sofre dores horriveis nas pernas e coluna , já não podia quase andar e os médicos não receitavam nenhum remédio para dores pois afetaria o coração dela, Bom ela começou a tomar o suco feito da polpa da fruta de noni(que é produzida aqui no Brasil) e em 5(cinco) dias estava se sentindo muito bem sem inchaço e dores.(já está trabalhando)
    A quem tem a condição de pesquisar, seja uma pessoa ligado ao governo ou um laboratório, que faça essa pesquisa que libere, e que ajude pessoas a sairem do sofrimento de dor , pois estava passando isso em minha casa e foi essa FRUTA MARAVILHOSA CHAMADA NONI, que deu uma qualidade de vida melhor para quem eu amo.
    Grata
    Vanderleia(16-36247613)

  3. Olá ! acaba de chagar em minha casa o noni tão propaganizado por minha mãe , nunca tinha ouvido falar e como obrigatoriamente ( por minha mãe) ja estou tomando com suco de uva resolvi pesquisar sobre este…. a intenção é o emagrecer , mas até agora tudo que ja li sobre o noni despõe de ajudar a prevenir e amenizar enfermidades o que também é bom , vou continuar a pesquizar quero saber se o Brasil esta fazendo agum tipo de estudo sobre o noni , até quanto podemos tomar, como saber e quem pode tomar e com que finalidade…… mas se por ventura houver outras infomações neste site sobre o assunto gostaria de recebre por email ficarei grata .

    • Oi Maici?
      O que está achando do noni? Já o está consumindo? Existem muitas controvérsias sobre o noni fazer bem ou não para a saúde. Inclusive, ele foi proibido de ser comercializado aqui no Brasil, justamente por falta de comprovações científicas dos seus benefícios sobre a saúde. No Taiti e Havaí, o noni é bastante consumido pelos povos locais, onde é chamado inclusive de “aspirina do ancião”. Muitas pessoas dizem ter melhorado a saúde após começar a consumir o suco de noni. Deixe a sua opinião para sabermos o que achas…. Abraços!

  4. olá,pessoal,tudo bem?comigo tudo ok,pois comecei a tomar o noni com frequencia de um ano para cá.gente,eu não guentava mais de tanta dor…parecia q eu já estava na “idade do condor”…rsrsrs…sumiu tudo:artrite,artrose,enxaqueca,enfim…hoje sou produtor de noni aqui em mato grosso,faço mudas e vendo,vendo frutas,polpas,etc.neste período em que estou trabalhando com afruta,desconheço qualquer efeito colateral negativo que possa ter sido causado pelo produto.continuo usando,pesquisando e plantando noni…

    • Oi Joaquim!
      Legal seu depoimento… muitas pessoas dizem ter grandes benefícios com o noni. Pena que no Brasil a comercialização do suco pronto de noni foi proibida. Mas no seu caso, não tem problema, afinal, é você mesmo que planta e se encarrega da produção! Boa sorte para você! Abraços!

  5. Abraço a todos.bom falar com pessoas especiais sobre um assunto especial.Obrigado Silvia,bom saber que no mundo existem pessoas iluminadas,voce e uma…continuo aqui,no Meu Mato Grosso,moro no rancho fundo.bem pra la do fim do mundo…rsss…plantando noni,tomando cha das folhas,tomando suco das frutas…isso ai…quem quiser uma prosa mais aproximada,me add ou me ligue:joaquim-silvio@hotmail.com,fone 65 9965 9018…valeu,galerinha…

    • Oi Joaquim!
      Obrigada pela contribuição sobre o noni. Muitas pessoas dizem que essa fruta é responsável pela cura de muitas doenças. Como você conhece bem as propriedades medicinais do noni, espero que sempre esteja por aqui, respondendo às dúvidas das pessoas sobre essa fruta. Conto com a sua ajuda! Abraços!

      • Abraço,Silvia.Sempre a disposição.Tem gente por aqui tomando chá da folha do noni para emagrecer,pois suas propriedades medicinais e nutritivas regularizam as funçoes do organismo,inibindo ou reduzindo a vontade de comer.Receita simples:20 gramas de folha de noni,verde ou desidratada,para 1/2 litro de água.Ferver por alguns minutos,coar e tomar morno ou gelado.Não exagerar na dose durante o dia,pois a xeronina provoca sono em algumas pessoas.Melhor tomar um copo em jejum de manhã,outro a noite,antes de dormir.Abração para todos…!!!!!

        • Oi Joaquim!
          Obrigada por sua riquíssima contribuição! Tenho certeza que essas informações podem ajudar muitas pessoas que estão procurando saber mais das propriedades medicinais do noni. Abraços!

  6. ivone araujo barbosai

    eu tenho a planta noni em casa eu tomo o suco ja emagreci 8k mas meu marido não pode tomar que faz mal o que é bom para mim talvez não faz bem a outras pessoas

    • Oi Ivone!
      Nossa, você emagreceu 8 quilos com o suco do noni? Em quanto tempo? Mas isso que você disse é verdade… Nem sempre o que é bom para a gente, é bom para todos. Cada organismo funciona de uma forma, por isso temos que tomar cuidado com o que consumimos! Abraços!

  7. estou muito interessado em comprar o noni ou as sementes para o consumo proprio, se alguem puder me ajudar muito agradecido

    sergio

  8. Joao Rodrigues Filho

    sou nativo de fernando de noronha, e tenho dois pés de noni e dão bastante frutos. Tomeu já bastante suco de noni, duas coisas tenho obeservado, é que uma dor que eu tina no pulmão quando eu puxava o folego doia, agora desapareceu, esta dor era de muitos anos atraz, penso que tenha sido do tempo quando eu fumava a quase trinta anos atraz, e só depois deste suco notei que nao tenho mais este problema. A outra novidade é que meus dedos das mãos quase nao fechava eram duros e doia muito ao fecha a mão e tambem desapareceu.

    • Oi João!
      Legal ver seu depoimento sobre o noni…Pena que não conseguimos encontrar pé de noni com facilidade. Até eu fiquei com vontade de experimentar! Abraços!

      • não quero nunca ficar sem meu noni, tenho 5 pés de noni e é rápido não demora muito estão todos cheios de frutos, tenho meu suco sempre, tomo sempre pela manhã.

        • Oi Maria!
          Acho que o clima no Brasil ajuda o noni a se desenvolver bem né… Será que é fácil encontrar sementes para que as pessoas possam plantá-lo? Sabe de algum local na qual vende as sementes de noni? :) Abraços!

  9. Eu tomei NONI junto com meus avós ha alguns anos e todos nós nos sentimos muito bem, mas SEMPRE a dose de 30ml por dia. Leio agora que mais do que isso pode sim ser prejudicial ao fígado. Nao moro mais no Brasil e achei aqui na Europa um Noni PURO, SEM açucar ou misturado com qualquer outra fruta. O sabor é ruim, mas nao intragável. O que sinto agora é mais disposição (eu estava acordando cansada já e o cérebro demorava a despertar) e acordo com “pique” e não me sinto tao cansada. Acredito sim que ele seja um ótimo renovador celular e que ajude a manter a saúde “em dia”, acompanhada de exercício e reeducaçao aliemntar. Recomendo.

    • Oi Andréa!
      Obrigada pelo seu depoimento. Realmente algumas fontes dizem que doses altas do noni podem trazer complicações ao fígado, tanto que a Anvisa proibiu sua comercialização aqui no Brasil. Mas são tantos depoimentos positivos que até ficamos na dúvida né… Mas é legal ver comentários de quem está tomando… Abraços!

  10. ola meninas vi um comentario que suco de none è proibido p pessoas com diabete tenho uma tia que estava com diabete altissimo tinha artrose e artrite quase nao andava mais tinha pressao alta colesterol altissimo ela tomou suco de none por 3 meses p surpresa dela foi fazer um chek up a diabete tinha sumido a pessao estava como de uma criança 12 por 8 o colesterou otimo o medico assustado a perguntou o que a senhora tomou? ela falou suco de none ele disse sem minha autorizaçao? ela o respondeu e eu precisava da sua autorizaçao p ficar boa? rsrs ele disse nao a senhora estaà otima parabens

    • Oi Marta!
      Muito legal o seu depoimento… Fico feliz que a sua tia melhorou de saúde depois que passou a tomar o Suco de Noni. Me parece que esse suco é realmente muito bom para a saúde… Ainda não entendo por que ainda não foi liberado no Brasil pela Anvisa… Abraços!

  11. Li o artigo sobre o noni. Estou com meu fígado inflamado e gordo. Posso tomar o suco do noni?

    • Oi Rosalva!
      Esse tipo de informação, somente consultando um médico para que tire dúvidas a esse respeito. Qualquer problema de saúde deve ser relatado ao médico antes de iniciar o uso de quaisquer medicamento, mesmo que este seja natural. Abraços!

  12. - Tô precisando emagrecer alguns quilos, queria mais pessoas que tiveram experiências com o uso da fruta para emagrecer, para saber se o resultado é “rápido” e eficaz!!!
    Grata.

    • Oi Tathyanna!
      Não sei leu todos os comentários desta página, mas houve alguns relatos de pessoas que emagreceram com o noni. Uma delas é a Ivone, que disse ter perdido 8 Kg, só não sei qual foi o período que ela consumiu. Você disse que quer resultados rápidos, mas não é tão simples assim… pois temos que levar em conta uma série de fatores para obtermos sucesso no emagrecimento, como genética e também determinação. Boa sorte pra você e nos dê notícias! Abraços!

  13. tenho um pé de Noni, em casa este importei da Polinesia mesmo mas depois disto já fiz muitas mudas ,pois ele da o ano inteiro, tenho muitos casos de Pessoas que curaram , com uso do suco de noni que eu mesmo ensino a receita mas vejo que muitas pessoas , não estudaram bem esta fruta antes de começar a tomar o suco , ele foi vetado pela Anvisa por causa de uma toxina que existe na semente da fruta, por isto ele jamais deve ser batido em liquidificador, sempre passado em peneira separando a popa e depois misturar com suco de outra fruto de sua preferencia, abacaxi, maracujá, caju, porque o gosto dela sozinha e horrível parece com mamona , ninguém aguenta o cheiro , mas o resultado por se tratar de um super alimento rico em xero nina, (xero nina é um super suplemento alimentar tem pro piedades
    , anti oxidante, o noni tem 100 vezes mais que Abacaxi por exemplo. existem estudos sérios em todos os países da Europa sobre esta fruta,o único pais do mundo que se tem noticia de proibição deste fruto
    é Brasil (porque será?) era só dizer não consumam a semente triturada o resto é ótimo pro consumo, melhora, cabelos, unha, eu tomo a 10 anos
    recomendo

    • Oi Paulo!
      Muito interessante essas informações que passou sobre o noni… Obrigada por ter compartilhado conosco… O noni parece ser mesmo uma fruta fenomenal… Obrigada mais uma vez por ter comentado aqui. Abraços!

    • Oi Paulo !
      Vi que se informou bem a respeito dessa fruta e gostaria de saber se você mora em São Paulo , estou procurando quem vende mudas e as frutas . Gostaria que entrasse em contato comigo através do meu email: simone _ileizi@hotmail.com.
      Obrigada , fico no aguardo do seu contato.

  14. Meu comentário a reispeito do noni é que me sinto muito bem tomando noni, eu mesmo faço com noni com o suco de uva, é gostoso e sinto bem melhor das dores que sentia, tanto eu como meu esposo, gostamos demais já temos 5 pés de noni em casa.

  15. Olá ! Li a matéria sobre a fruta noni e li todos os comentários. Achei muito interessante, eu adquiri diabetes a 5 anos e li o comentário da Marta a respeito da avó dela que se curou da diabetes. Gostaria de saber se tem alguém que more em São Paulo – Capital que tenha mudas ou a fruta para vender ou se conhece alguém .
    Um abraço a todos !!!!!!

  16. Ola.vcs acham noni no mercadao municipal na 25 de marco ….SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>