Sugestões de Equipamentos Para Montar Seu Espaço Fitness

10 Equipamentos Para Montar Uma Academia Em Casa

Como sabemos, atividade física deve fazer parte da nossa rotina pois é muito importante para a nossa saúde e para a manutenção do nosso peso. Para atingir essa meta, muitas pessoas decidem frequentar uma academia, mas por falta de tempo ou mesmo motivação, acabam desistindo depois de um certo tempo.

Pensando por este lado, às vezes vale a pena você investir em uma mini-academia em sua própria casa. E pra isso, não é necessário um espaço muito grande. Sabe aquele cantinho na garagem ou aquele quartinho dos fundos? Que tal transforma-lo em seu espaço fitness?

Como sabemos, alguns equipamentos de ginástica são bastante caros, mas alguns itens básicos são bastante acessíveis e com poucas ferramentas você pode ter um lugar especial em sua própria casa para praticar sua rotina de exercícios. Você nem imagina quantas vantagens terá tendo um espaço só seu:

1. Comodidade

Uma das principais vantagens de ter um espaço fitness em casa é a comodidade. Não precisa pegar trânsito para chegar à academia e nem precisa ficar na fila esperando para usar seu equipamento preferido. Isso ajuda a poupar tempo para se dedicar a outras atividades que gosta.

2. Economia

Embora vá precisar em alguns itens necessários para o seu espaço fitness, você vai se livrar de matrículas e mensalidades, sem contar a gasolina que gastará ao se deslocar até uma academia, caso esta seja distante da sua casa. Sim, será necessário investir em alguns equipamentos para a sua academia particular e dependendo do item que deseja, pode ser um pouco caro.

Mas a vantagem é que o equipamento será seu e poderá usufruí-lo na hora que desejar. Se a grana estiver curta, saiba que uma esteira emborrachada, um tênis que absorva impacto e dois halteres já são o suficiente no começo. Vídeos retirados da internet também podem render uma bom treino aeróbico.

3. Motivação

Se você é do tipo de pessoa que não gosta de academias lotadas e tampouco do ambiente barulhento, quem sabe ter uma academia em sua própria casa possa ser bem motivador. Isso significa que você pode organizar seus treinos de acordo com suas necessidades específicas e poderá executa-lo do começo ao fim com melhor foco, sem nada que possa tirar sua distração.

4. Higiene

Academias são frequentadas por muitas pessoas, logo a incidência de germes é maior. Portanto, ter um espaço fitness em casa pode reduzir o risco de contato com vários germes causadores de doenças. Mas lembre-se que mesmo sendo em sua casa, é preciso fazer limpeza com frequência no local para manter a higiene.

Confira abaixo algumas sugestões de ferramentas e equipamentos pra você montar seu próprio espaço fitness. Colocarei também algumas opções que podem ser adquiridas em lojas online e com preços bastante razoáveis.

1. Tapete emborrachado

No seu espaço fitness não pode faltar um tapete emborrachado para os exercícios no solo. Por ser anti-derrapante, evita escorregões e outros acidentes. Este tipo de tapete é muito bom para fazer flexões, abdominais e exercícios de pilates e yoga. Além disso, é fácil de transportar e guardar, ocupando pouquíssimo espaço quando não estiver em uso.

Veja algumas opções abaixo:
1) Tapete Mat Kikos
2) Tapete Gonew
3) Tapete Muvin

2. Tênis confortável

Seja na rua, academia ou em casa, é importante utilizar um tênis confortável para qualquer atividade que cause impacto, como caminhada, corrida, pular corda, exercícios aeróbicos, etc. O ideal é procurar um calçado leve, que proporcione estabilidade e absorva o impacto decorrente do treino.

Além disso, nós mulheres gostamos de beleza e estilo não é mesmo? Se você está indecisa sobre qual modelo escolher, veja algumas sugestões abaixo:

1) Tênis Nike Flyknit Lunar
2) Tênis Adidas Boost 
3) Tênis Mizuno Crusader
4) Tênis Asics Gel Excel 
5) Tênis Olympikus Flix 
6) Tênis Puma Faas 350 S 
7) Tênis Olympikus Strong 
8) Tênis Skechers Gobionic 

3. Halteres

Além de serem ferramentas baratas em comparação a outras ferramentas de musculação, os halteres são pequenos e fáceis de serem guardados. Outra grande vantagem dos halteres é que possibilitam trabalhar grandes grupos musculares e também músculos menores, os músculos estabilizadores.

Desta forma, podemos elaborar diversos tipos de treinos com peso com o intuito de conseguir uma musculatura mais firme e bem definida. Pra quem quer emagrecer e reduzir gordura corporal também é excelente já que três treinos de uma hora por semana ajuda a queimar em torno de 500 calorias.

Algumas opções em lojas online:
1) Halter Pintado 2kg 
2) Halter Emborrachado Ziva Tribell 3 kg 
3) Haltere Pintado 5kg 
4) Halter Oxer Bola 7 Kg 

4. Aparelho Abdominal

Barriga durinha e bem definida… qual mulher não sonha em ter uma? Mas para conseguir uma é necessário fazer exercícios voltados para a região abdominal. É aí que entra o aparelho abdominal como uma ferramenta útil para ajudar você a conquistar a barriga tanquinho que sempre sonhou.

Além de não ocupar muito espaço, ajuda a definir e tonificar a região abdominal de maneira prática e fácil. Com esse tipo de aparelho é possível fazer variações de abdominais, trabalhando diversos músculos, inclusive as que ficam nas laterais, que ao acumular gordura cria as terríveis pochetes.

Algumas opções em lojas online:
1) Aparelho Abdominal Super com Colchonete Star
2) Aparelho Abdominal Gonew Ab Sport 
3) Aparelho Abdominal Acte Sports AB Core 
4) Aparelho Abdominal AB-Three Light Polimet 

5. Cama Elástica (Mini-trampolim)

Com preço bastante acessível em relação a outros equipamentos, o mini-trampolim é um ótimo aparelho para se ter em casa. As aulas de power jump ou jump fit viraram febre, não só por seus benefícios extraordinários como também por se tratar de uma aula muito divertida e dinâmica.

Além disso, fazer treino em um mini-trampolim ou cama elástica ajuda a melhorar o condicionamento físico, emagrecer, tonificar músculos e ainda proporciona maior equilíbrio e coordenação motora. Na internet, podemos encontrar muitos vídeos com aulas de jump para fazermos em nossa casa.

Algumas opções em lojas online:
1) Mini Trampolim Polimet Elastic Jump
2) Mini Trampolim Athletic Works 
3) Mini Trampolim Over Jump Tecfit 
4) Mini Cama Elástica Sport & Camping Board 

6. Simulador de Caminhada

O simulador de caminhada não é um equipamento muito barato, mas é muito interessante ter uma em casa, principalmente se você não pode tomar sol por razões de saúde ou mesmo por questões de segurança. Pode ser usado como aquecimento antes de outros exercícios ou como caminhada.

Além da vantagem de você poder se exercitar faça chuva ou sol, você pode fazer o exercício enquanto assiste TV ou escuta música, tudo isso no conforto e segurança da sua casa. A quantidade de calorias gastas depende do ritmo da caminhada: Pode gastar de 250 a 600 calorias dependendo da intensidade.

Algumas opções em lojas online:
1) Simulador de Caminhada Brisk Walking Maxi IV
2) Simulador de Caminhada Tecfit Easy Walking
3) Simulador de Caminhada Star Fitness + Abdominal 
4) Simulador de Caminhada Sport & Camping Space Fitness 

7. Corda pra pular

Pular corda é um ótimo exercício aeróbico e também um ótimo aquecimento antes de outros exercícios físicos. Pular corda também ajuda a desenvolver flexibilidade, agilidade, coordenação e postura. Também ajuda a acelerar o metabolismo, aumentando a queima de calorias e de gordura corporal.

Algumas opções nas lojas online:
1) Corda Acte Sports c/ contador de Giros
2) Corda de Pular com Contador Digital Kikos
3) Corda de Pular Kikos Light Branco e Preto
4) Purys Pula Corda C/ Contador Digital

8. Elíptico

Um aparelho elíptico não é um equipamento barato, mas oferece uma variedade de programas para queimar calorias, aumentar a energia e tonificar os músculos da parte inferior do seu corpo. Ajudam a melhorar a circulação e a resistência física e ajudam a emagrecer e eliminar gordura localizada.

As principais áreas do corpo trabalhadas com esse equipamento é pernas, coxas e glúteos, embora seja possível trabalhar a parte superior do corpo também. Pode-se customizar os exercícios, selecionando velocidades e níveis de resistência e mudando a inclinação e o ritmo do exercício.

Algumas opções nas lojas online:
1) Eliptico Magnético Polimet
2) Elíptico Magnético Athletic Works
3) Elíptico Life Zone 2000 Magnético
4)  Elíptico Caloi Classic Clt10 C/ Monitor 5 Funções

9. Esteira Elétrica ou Ergométrica

As Esteiras Elétricas ou Ergométricas são muito populares em domicílios. São fáceis de usar e garantem exercícios mais seguros em relação a outros equipamentos. As esteiras ergométricas são mais baratas, entretanto exige mais força do usuário já que é ele quem controla a velocidade.

Já as Esteiras elétricas, são mais modernas e mais caras pois oferecem várias opções de exercícios e muitas vêm com treinos já programados. São ótimas para quem quer perder peso pois é possível customizar os exercícios, definindo o tempo, distância ou número de calorias que você quer queimar.

Algumas opções nas lojas online:
1) Esteira Mecânica Residencial Polimet
2) Esteira Eletrônica Dream DR 1000 Plus Bivolt
3) Esteira Elétrica Polimet EP-1600
4) Esteira Ergométrica Elétrica Guga Kuerten GK100

10. Bicicleta Ergométrica

A Bicicleta ergométrica também é um equipamento popular em residências, mas segundo especialistas, queima menos calorias que aparelhos elípticos ou esteiras. Mas pra quem gosta de pedalar, este equipamento é muito eficiente para quem deseja tonificar a musculatura da região inferior do corpo.

É um bom equipamento para um aquecimento antes de outros exercícios. Ajuda a fortalecer as coxas e panturrilhas, além de favorecer pessoas que não podem fazer exercícios de grande impacto como corrida, pois não força muito os joelhos como ocorre em uma corrida convencional ou na esteira.

Algumas opções nas lojas online:
1) Bicicleta Ergométrica EX450 – Dream
2) Bicicleta Ergométrica Vertical HC 3015 com Monitor – Kikos
3) Bicicleta Ergométrica Athletic Works Ex Bike
4) Bicicleta Ergométrica Polimet BP-880

Dicas extras

1) Escolha um lugar arejado

Se resolver montar um espaço fitness em sua casa, certifique-se de que o lugar é arejado e com boa iluminação. Evite carpetes no local para evitar o acúmulo de ácaros. O ideal são pisos emborrachados que são mais fáceis de limpar, além de serem anti-derrapantes e amortecerem o impacto.

2) Encontre um parceiro de treino

Uma das vantagens de frequentar uma academia é a interação social e a possibilidade de fazer novas amizades. Para muitas pessoas, fazer atividade física sozinho em uma academia particular é um tanto desmotivador. Mas uma forma de contornar esse problema é encontrar um parceiro de treino. Que tal convidar seu cônjuge, parente ou um amigo próximo para treinar com você?

3) Orientação profissional

Exceto se você for uma rata de academia e já tenha conhecimento suficiente para elaborar seu próprio treino, é importante contar com a ajuda de um profissional da área de educação física. Isso ajudará a evitar possíveis lesões ao usar os equipamentos de forma indevida e além disso, esse profissional pode ajudar você a montar um treino semanal eficiente e personalizado.

4) Não descuide do plano alimentar

Mesmo que você mantenha uma rotina de exercícios, nunca vai conseguir resultados verdadeiramente satisfatórios sem um plano alimentar equilibrado. Portanto, tão importante quanto atividade física é aderir a uma alimentação saudável. Os resultados aparecerão mais rápidos e serão mais duradouros.

5) Faça uma boa pesquisa de preços

Antes de sair comprando uma enxurrada de ferramentas e equipamentos de treino, faça uma boa pesquisa tanto em lojas físicas como em lojas online. Lojas que vendem Equipamentos físicos sempre tem muita concorrência e por esta razão podemos encontrar diferenças nos preços de uma loja para outra.

Se optar por lojas online, saiba que pode conseguir um preço ainda mais em conta, utilizando os famosos códigos de desconto. Verifique os melhores equipamentos em promoção com cupom desconto netshoes e economize nas suas compras.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook8Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

2 Comentários

  1. Muito legal!

    Principalmente porque hoje são poucos que têm realmente tempo para ir à academia!

    Parabéns,

    Vini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *