Tangerina ajuda a emagrecer e prevenir a obesidade

benefícios da tangerina

Tangerina emagrece e previne a obesidade

Segundo pesquisadores da Universidade de Ontário, o consumo regular de tangerina ajuda na perda de peso e previne a obesidade. Eles descobriram que esta fruta tem substâncias que ajudam não só a combater a obesidade como também doenças como diabetes tipo 2 e aterosclerose, este último responsável pela maioria dos ataques cardíacos e derrames, doenças que matam milhões de pessoas todos os anos.

Nobiletina, um poderoso flavonoide

Os pesquisadores analisaram os efeitos de um poderoso flavonóide presente na tangerina chamado Nobiletina. Essa substância faz uma série de benfeitorias na saúde como reduzir níveis elevados de insulina, glicose, colesterol e triglicérides, sintomas que geralmente estão associados à síndrome metabólica e obesidade.

Este flavonóide tem a capacidade também de impedir a concentração de gordura no fígado, estimulando a expressão de genes envolvidos na queima de gordura e também inibindo a produção da gordura e o armazenamento dela no organismo.

Trocando em miúdos, a Nobiletina age como se fosse um escudo contra a obesidade, além de ajudar a proteger o organismo de diversas doenças nocivas como a aterosclerose, que pode levar a um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral e também ajuda a prevenir a diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

Tangeretina, substância que combate o câncer

Tangerina, também é conhecida como mandarina, têm propriedades únicas que as distinguem de outras frutas cítricas como laranja por exemplo. Outra substância presente na tangerina, a Tangeretina, é conhecida por inibir o crescimento da leucemia e assim como a nobiletina, ajuda também a combater o câncer de mama.

A Naringenina, um flavonóide presente na uva, também oferece uma proteção semelhante contra a obesidade e outros problemas relacionados à síndrome metabólica, porém a nobiletina é dez vezes mais potente do que a naringenina.

Só uma dica: Se quer realmente obter todos os benefícios da Nobiletina é melhor você consumir também a casca, pois é nela que estão concentrados a maior parte dos nutrientes.

Uma forma de consumir a casca é colocando-a na preparação de sucos ou então ralando-a e adicionando-a em suas refeições como saladas e sobremesas.

Rica em fibras, vitaminas e minerais

A tangerina é rica em fibras dietéticas, tanto solúveis como insolúveis, incluindo a pectina. A pectina contribui para a perda de peso pois dá sensação de saciedade e reduz a vontade de comer doces. Além disso, ajuda a evitar a absorção do colesterol e reduz o risco de artrite e doenças articulares.

Além de ser uma ótima fonte de fibras, a tangerina é rica em vitamina C, ácido fólico, vitamina A e sais minerais como potássio, e magnésio, além de ser uma ótima opção para uma sobremesa ou lanche devido ao seu baixo teor calórico. 100 gramas dessa fruta nutritiva e deliciosa corresponde somente a 37 calorias.

Seu sabor doce pode ajudá-la a se afastar de escolhas menos saudáveis, enquanto que o seu teor de fibras pode levar a uma sensação de saciedade e assim ajudar a evitar excessos. Portanto, não pense duas vezes em optar por essa fruta tão saudável e que traz tantos benefícios para a saúde e para a manutenção do peso.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
35Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *