Truques infalíveis para disfarçar e acabar com as olheiras

por Silvia em 22 de março de 2011

Apesar de aparecerem em homens também, as olheiras parecem perseguir mais a mulherada. Mesmo estando com uma pele cuidada e hidratada elas aparecem firmes e fortes e são grandes vilões que comprometem a beleza da mulheres.
É uma sensação muito ruim acordar pela manhã e se deparar no espelho com aquelas manchas escuras embaixo dos olhos, que dependendo de cada um, pode ir de tons marrons a tons azulados e arroxeados.

Saiba oque causa as olheiras, os tratamentos, como previnir e como acabar com esse vilão que persiste em prejudicar nossa beleza!

O que causa as olheiras?

As olheiras são resultado da dilatação dos vasos sanguíneos ou excesso de melanina na região dos olhos por diversos fatores externos como ou até mesmo por motivos genéticos.

As causas podem ser muitas como o stress, noites mal dormidas, cigarro, muita exposição ao sol, alergias, falta de nutrientes. A falta de hidratação na região inferior dos olhos também podem piorar o quadro, e somente passando um creme para hidratar já pode melhorar.

Alergias diversas, como a febre do feno, ou até da poeira também podem causar olheiras, pois os olhos ficam muito lacrimejantes e as pessoas que sofrem dessas alergias, acabam coçando muito a região dos olhos. Essa fricção pode dilatar e até romper os vasinhos na região inferior ocular.

Durante a gravidez e menstruação também elas podem ficar mais proeminentes por falta de ferro no organismo. Em alguns casos, as olheiras possuem fator genético e hereditário em outros a razão é anatômica. Algumas pessoas já nascem com a pele mais pigmentada ou com a área ocular mais côncava, os chamados “olhos fundos”.

Tipos de olheiras e como tratar

Olheiras de cor marrom escura: Se caracteriza pela concentração de melanina na região dos olhos. Tende a aparecer também em pessoas que possuem algum tipo de alergia, como ao pólen por exemplo e também em noites mal dormidas, cansaço e stress.
Tratamento: O tratamento para esse tipo de olheira é mais simples. Às vezes uma boa noite de sono já resolve. Mas se ela é daquelas que persistem, invista numa boa hidratação ou naquelas receitinhas caseiras, como compressas de chá camomila ou chá verde gelado.

Olheiras de cor azulada e arroxeada: Corresponde à pele com vasos profundos azulados visíveis; as arroxeadas, quando há alta concentração de melanina somada ao azul dos vasos aparentes na pele e os olhos muito fundos, que ocorrem por fatores de hereditariedade.
Tratamento: Esses tipos de olheiras são mais difíceis de tratar mas não é impossível.
Vale a pena investir num bom creme para a região dos olhos. Os preços as vezes são salgados, mas compensa pois além de durar muito, os resultados são visíveis.
Compressas de chá gelado e hipogloss também podem trazer bons resultados.

Olheiras pretas com bolsas sob os olhos: Existe um acúmulo de gordura na região inferior dos olhos ou uma retenção de líquidos formando uma sombra na pele, dando a impressão de haver olheira, geralmente ocorre em pessoas acima de 35 anos.
Tratamento: Este tipo de olheira é mais difícil de cobrir com maquiagem. Massagens ou drenagem linfática são excelentes tratamentos para quem sofre com este problema.

Para prevenir as olheiras

  • Beba muita água - Quando a pessoa bebe pouca água, ocorre desidratação e retenção de líquido fazendo seu corpo inchar e consequentemente ocorrerá inchaço sob os olhos.
  • Uso diário de filtro-solar – FPS de fator 15, no mínimo, ao redor dos olhos já pode ajudar a evitar o aparecimento pois é uma região de fácil pigmentação, por isso a exposição solar agrava o problema. Use o mesmo protetor que costuma aplicar no rosto desde que seja “testado oftalmologicamente” para não agredir as pálpebras e os olhos. Algumas versões do produto, em forma de bastão, são específicas para a região.
  • Dormir bem – Pelo menos 7-8 horas por noite é recomendado para recuperar a energia e assim evitar as terríveis olheiras de cansaço.
  • Uma dieta saudável - Coma bastante proteínas, peixes e frutas frescas e legumes (vitamina C e ferro) e evite o sal o máximo que puder. Isso ajudará a manter a pele firme e com aspecto saudável. Beber muita água todos os dias vai hidratar a pele de dentro de seu corpo.
  • Pare de Fumar – Fumar prejudica a pele e destrói algumas vitaminas no corpo (especialmente a vitamina C, necessária para reconstruir as células da pele). Cigarro, especialmente quando combinada com a ingestão regular de café e outras bebidas de elevado teor de cafeína fará piorar as olheiras.
  • Exagerar no álcool – Bebida alcóolica deixa o organismo muito desidratado e isso contribui também para o aparecimento das olheiras
  • Durma de barriga para cima – Isso evita aquelas marcas de expressão ao acordar por se dormir com o rosto pressionado sobre o travesseiro. Dormir com o rosto em cima do braço também pressiona os vasos sanguineos da região dos olhos.

Receitas caseiras para tratar olheiras

As tradicionais receitinhas caseiras também funcionam: água boricada, chá de camomila e chá verde, pepino, batata, salsinha, guaraná. Muitas substâncias naturais possuem real ação calmante e anti-inflamatória, mas o principal é que elas sejam usadas sempre geladas, pois a temperatura fria é a responsável pela constrição dos vasos.

  • Camomila: Faça chá com dois saquinhos prontos de camomila. Leve para gelar. Deixe agir sobre á área dos olhos por aproximadamente 10 minutos.
  • Guaraná: Misture a mesma proporção de refrigerante de guaraná gelado com água para tirar o gás e aplique durante 10 minutos em forma de compressa.
  • Chá verde: Faça uma compressa do chá verde gelado (100g de chá verde para 500ml de água) Deixe por 10 minutos.
  • Argila Verde: Umedeça um pouco a argila com água, e aplique na região das olheiras com pequenas massagens. Deixe agir por 15 minutos.
  • Batata: Rale uma batata utilizando o lado fino do ralador para ter consistência de pasta, faça uma compressa com algodão por 15 minutos.
  • Pepino: Corte 2 fatias grossas e coloque sobre os olhos. Deixe agir por 20 minutos
  • Água Boricada: Umedeça o algodão com água boricada gelada. Aplique na região dos olhos por dez minutos.
  • Salsinha: Bata no liquidificador água com salsinha para formar um creme, aplique na região com um algodão. Deixe agir por 10 minutos.
  • Hipoglós: Essa dica foi dada pela cantora Sandy, que disse já ter usado essa pomada para tratar suas olheiras. O hipoglós tem vitamina K, A e E, vitaminas fundamentais para a pele. Passe uma fina camada nas olheiras, e deixe por uns vinte minutos no mínimo ou se preferir pode dormir com a pomada. Assim que acordar, limpe bem a pele com leite de colonia para retirar todo o creme.

Maquiagem para disfarçar olheiras

Maquiagem para disfarçar as olheiras

Depois de hidratar bem e passar base para uniformizar a pele, use um corretivo mais claro que o tom da sua pele ou em tons amarelados que também ajudam a disfarçar as olheiras.
Prefira os corretivos líquidos, que ajudam a hidratar a região.
Aplique o produto devagar, dando leves batidinhas com as pontas dos dedos.
Passe o corretivo também no cantinho interno dos olhos e na pálpebra superior.
Finalize com base e pó facial. Só tome cuidado para não exagerar no pó e base para a maquiagem não ficar artificial e acabar evidenciando o que você quer esconder.
Uma dica que os maquiadores dão é a de não utilizar lápis ou rímel preto na parte inferior dos olhos, assim como sombras escuras, pois essas tonalidades ajudam a enfatizar as olheiras.

Produtos para te ajudar no combate às olheiras


Anti-olheiras Concentré Zone Regard Multi-Intensif

Brighting Eye Cream

Corretivo Anti – olheiras Effarcernes Longue Tenue

Expert Lift Área dos Olhos 15ml – Anti-olheiras – Nivea

EyesContour Corretivo

Illuminating Eye Essence da la prairie

Lumimat Base Acetinada Beige Naturelle Payot

The Skincare Eye Treatment Kit Shiseido

Nota: O conteúdo desse site tem apenas caráter informativo. As dietas e informações contidos nesse site são tiradas da própria internet. Todo programa alimentar deve ser realizado sob supervisão médica. Jamais se automedique ou faça dietas sem antes ser avaliado por um médico.

 

Livros e aliados para o seu emagrecimento:

segredos-da-dieta-perfeita Como ter Sucesso em qualquer Dieta Dieta dos 10 Passos eu-nao-consigo-emagrecer

Central Blogs

Deixe um comentário

Post Anterior:

Próximo Post