Vida Saudável em 3 Passos

Comer peixe

3 dicas simples para sua vida ficar mais saudável

Quem não gostaria de chegar aos 100 anos, esbanjando saúde, vitalidade e lucidez? Infelizmente, a Ciência ainda não inventou uma fonte da juventude ou uma pílula mágica que nos deixe jovem pelo tempo que gostaríamos. Porém, sabemos que a boa saúde muitas vezes depende das escolhas que fazemos em nossa vida.

Se você deseja ter uma vida longa e saudável, saiba que certos hábitos ruins podem encurtar muitos anos da nossa vida, mesmo que a gente não perceba. Só desta forma poderemos aumentar as chances de quem sabe, termos uma vida mais tranquila, confortável e independente à medida que ficamos mais velhos.

Por isso é importante pensar a longo prazo, ou seja, pensar de quando ficarmos mais velhos e fazer boas escolhas desde já. Só assim poderemos evitar ou retardar problemas recorrente da velhice como artrite, osteoporose, diabetes e incontinência urinária que acabam por reduzir significativamente nossa qualidade de vida.

Claro, que são necessárias várias mudanças alimentares e no estilo de vida para que a gente consiga obter o máximo de benefícios para a saúde, mas quero citar três em especial que podemos começar a partir de agora. Veja quais são elas:

1. Gaste menos tempo da sua vida sentado

Muitos estudos indicam que ficar sentado diariamente por muitas horas pode ser tão prejudicial quanto fumar. Uma vida sedentária é a raiz para inúmeros problemas de saúde como dor nas costas, depressão, insuficiência renal, ganho de peso, diabetes, pressão alta, problemas de coração, entre outras doenças.

Se você trabalha sentado, uma dica é levantar-se e movimentar-se por alguns minutos a cada hora. Isso ajudará a melhorar a circulação. Além disso, passe a praticar meia hora de atividade física por dia, seja caminhada, corrida intervalada, dança, Power Jump ou qualquer outra atividade que goste.

2. Corte o refrigerante da sua dieta

Bom, além do ganho de peso existem muito malefícios que o refrigerante pode causar para a saúde. O consumo excessivo de refrigerante mesmo os diet e zero calorias destrói o esmalte dos dentes e causa aumento dos riscos de diversas complicações na saúde como ataque cardíaco, obesidade e osteoporose.

Se isso ainda não é o suficiente para fazer com que você desista de consumir refrigerante, lembre-se que refrigerantes, especialmente a coca cola tem muitas utilidades domésticas no mínimo inacreditáveis:

Coca cola é constituído por um ácido tão forte que é usado por muitas pessoas para limpar rejunte de azulejo, ferrugem, desentupir vaso sanitário e até para tirar a pintura de móveis de metal. Tem certeza de que você quer continuar tomando algo que limpa ferrugem e vaso sanitário? Pense a respeito.

3. Reduza o consumo do sal

Hoje em dia, a maioria das pessoas estão conscientes que o consumo excessivo de sal pode trazer sérios problemas para a saúde, especialmente hipertensão e problemas cardíacos. A hipertensão traz sérias consequências no organismo, danificando as artérias e interferindo no bom funcionamento do cérebro e dos rins.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os brasileiros estão consumindo o dobro da quantidade diária permitida que é de 2 gramas de sódio. Claro que não podemos viver sem o sal, pois o corpo necessita do sódio para realizar diversas funções, mas com um pouco de disciplina, podemos reduzir o seu consumo.

Só pra você ter uma ideia, um lanche do Mc Donalds tem 1 grama de sódio, o que corresponde a metade do limite permitido. Se você acha que consome muito sal de cozinha, experimente salgar menos a comida e utilize mais temperos antioxidantes que ajudam a temperar a refeição e são benéficos para a saúde.

Veja também:
* Os temperos antioxidantes que não devem faltar na sua cozinha

* Dieta das Sopas e Temperos enxuga 5 kg em um mês

Receita de Sal de Ervas

Veja a receita para fazer Sal de Ervas para substituir o sal no preparo das refeições:
Ingredientes:
* 1 colher de sopa de alecrim desidratado
* 1 colher de sopa de manjericão desidratado
* 1 colher de sopa de orégano desidratado
* 3 colheres de sopa de folhas de louro desidratados
* 1 colher de sopa de sal refinado, mas seria melhor usar sal marinho ou sal grosso triturado pois estes não possuem aditivos e ainda conservam nutrientes como flúor, enxofre, cálcio, magnésio e iodo natural.

Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador e guarde em um pote bem fechado. Use na preparação das refeições, substituindo o sal de cozinha.

Essas são três mudanças simples que podem melhorar drasticamente a qualidade da sua vida não só a curto prazo como a longo prazo. Você pode reduzir drasticamente os riscos de inúmeras doenças e como dizem, saúde é a base para termos uma vida produtiva, sem estresse e sem preocupações. Claro, que essas decisões só podem ser tomadas por você, portanto pense a respeito e faça estas mudanças a partir de agora.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook0Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

1 Comentário

  1. Pingback: Tenha Um Propósito Para Suas Ações | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *