Visagismo – A arte de redescobrir sua beleza

visagismo

Visagismo – A arte de redescobrir sua beleza

Conhece o ditado que diz: “a primeira impressão é a que fica?”. Essa é uma grande verdade e pensando nisso muitos profissionais da beleza estão se aperfeiçoando em visagismo, que nada mais é que um estudo sobre as características dos seus clientes, de modo que possa orientá-los a aprender técnicas para ressaltar nossas melhores nuances e corrigir os defeitos de forma global, ou seja, maquiagem, corte de cabelo, modo de vestir etc.

Com esse estudo personalizado, podemos saber o que irá melhor em nós levando em consideração nossas características físicas e assim termos algo diferenciado que pode vir até a se tornar nossa marca registrada. O termo “Visage” foi criado pelo estilista francês Claude Juillard para designar um método de comunicação e análise estética para realçar a beleza de cada pessoa.

Após essa análise profissional, os profissionais aplicam técnicas se baseando de acordo com a forma, volume e linhas faciais do rosto e, em seguida, adaptam as possibilidades de maquiagem e estilo para o rosto e tom de pele. O corte de cabelo, assim como a tintura, caso houver, também deve estar em harmonia com seu rosto e tipo físico, e as roupas e maneira de se vestir também fazem parte do pacote que o Visagismo aborda.

Para as mulheres dos dias atuais, que valorizam sua profissão, podem se beneficiar e muito com o auxílio de uma visagista profissional, já que para muitas profissões e cargos, uma boa aparência é fundamental e pode até dar mais credibilidade, autoestima e segurança para quem ocupa.

Redescobrindo a beleza

Muitas pessoas não tem a menor ideia de como se maquiar corretamente, nem qual o melhor penteado ou corte de cabelo lhe cai bem e muito menos sabem se vestir em eventos que pedem roupas mais sociais. O Visage ajuda as pessoas a valorizarem mais o seu rosto e seu corpo, adequando métodos que podem ajudar a criar algo personalizado, levando em conta é claro, o estilo e personalidade do cliente.

Mas não é só pelo objetivo profissional que as mulheres hoje em dia estão recorrendo às visagistas profissionais. O Visage em si também serve para a mulher ganhar mais autoestima e autoconfiança em si mesma, portanto, etá havendo uma procura por mulheres que por exemplo, sofreram uma desilusão amorosa e que precisam se redescobrir para saber como seduzir alguém novamente, por se sentirem incapazes de causar uma boa impressão para as pessoas à sua volta.

Como sabemos, autoconfiança e autoestima são fundamentais para termos sucesso em qualquer novo projeto na vida, inclusive nas relações amorosas. O especialista ajudará a reavivar a beleza escondida nessa pessoa. Digamos que o Visagismo seja quase que uma espécie de terapia e a possibilidade do cliente se surpreender diante das novas possibilidade é grande.

Diversidade de estilos

Cada detalhe do nosso rosto mostra um pouco da nossa personalidade. Por exemplo, sobrancelhas levantadas, denotam astúcia, sedução, ou até mesmo crueldade, em alguns casos. Rosto quadrado e pescoço grosso pode denotar a ideia de força, masculinidade, virilidade, estabilidade, devido aos personagens de Super heróis que conhecemos.

O cabelo solto em um estilo casual, nos dá a ideia de ser livre e sedutora. Fios soltos no rosto passa a imagem de pessoa romântica. Já mulheres que possuem cabelo curto passa uma imagem de ser moderna e independente.

Os ideais de beleza feminina e masculina mudaram muito ultimamente. Antigamente a beleza da mulher era associada aos rostos ovalados, mas hoje podemos ver lindas modelos com rosto quadrado. Se antes, homens com rosto quadrado era garantia de masculinidade, hoje a tendência são traços mais suaves do que antigamente.

Estas mudanças expressam as mudanças no comportamento de homens e mulheres e sociedade em geral. Aliás, o visagismo tem atraído não só mulheres como também muitos homens, para que aprendam técnicas de como melhorar a aparência e aprender a se vestir melhor, de acordo com seu estilo e personalidade.

Mudanças no estilo

Em muitos casos, a visagista irá sugerir mudanças radicais no estilo de vida da cliente e isso implica mudanças na aparência, corte de cabelo, comprar roupas novas, maquiagem ou vestir de forma diferente. Essas mudanças podem ser difíceis já que nos acomodamos com nossa aparência, mesmo sabendo que a mudança será para melhor.

O importante é que o profissional saiba como fazer a leitura correta da situação, levando em conta inclusive o gosto de sua cliente e ouvindo sua opinião e dessa forma possa abrir um leque de possibilidades criativas para alcançar o novo visual sem riscos de frustrações. A visagista deve ter uma visão ampla para mostrar à sua cliente, diversos meios para que possa se chegar a um mesmo resultado.

Os tipos de rostos

Como sabemos, existem muitos formatos de rostos e cada um pede um tipo de maquiagem apropriada, para evidenciar o que temos de mais belo e também para camuflar os defeitinhos. Os tipos de rostos são classificados de acordo com sua forma geométrica, como os ovais, redondos, quadrados, retangulares, triangulares, coração, entre outros.

Por exemplo, quem tem o rosto redondo, deve se maquiar de forma que deixe o rosto mais alongado. em compensação, quem tem um rosto retangular, deverá se maquiar de forma que consiga deixar o rosto mais curto e arredondado, para dar uma harmonia ao rosto.

Veja mais nesse artigo:
Maquiagem perfeita para cada formato de rosto

O formato do corpo também influencia o modo de se vestir, portanto devemos estar atenta a isso na hora de comprar nossas roupas, para dessa forma poderemos evidenciar o que temos de mais bonito e também esconder as imperfeições. Os tipos de corpo são classificados basicamente como: Pera, maçã, ampulheta, retângulo, triângulo invertido.

Veja mais nesse artigo:
Qual o seu tipo de corpo?

Viu só como é interessante o trabalho de uma visagista? E existe muitas variações de especialidades. Por exemplo, alguns profissionais se especializam somente em maquiagem, outros apenas em cabelo, outros ainda apenas no modo de vestir e estilo. Há ainda os que oferecem um serviço mais completo, se tornando praticamente uma Personal Style.

Vídeo sobre Visagismo

Compartilhe este artigo:Share on Facebook9Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

1 Comentário

  1. Pingback: Maquiagem mineral e seus benefícios | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *