Você é o que você come! 10 passos para uma vida saudável


Você é o que você come! 10 passos para uma vida saudável
“Você é o que você come” é o livro da nutricionista e apresentadora Gillian McKeith que ela lançou depois do sucesso estrondoso do seu programa sobre nutrição que leva o mesmo nome. O programa ajuda muitas pessoas a comerem direito e a emagrecer.

Segundo Gillian McKeith, seu best-seller “Você é o que você come: a dieta definitiva” fornece dicas preciosas para quem está na luta contra a balança. Abaixo, 10 dicas retiradas do livro, que podem ajudar você a ter uma alimentação saudável.

1. Café da manhã sempre!

A importância do café da manhã não pode ser subestimada. Ficar em jejum nos faz sentir cansados e irritados. Um café da manhã completo nos prepara para o dia-a-dia e nos dá energia suficiente ao longo do dia. Um bom café da manhã evita a tentação de “atacar” alguns bolos ou biscoitos fora de hora.

Na hora de preparar seu café da manhã, evite cereais açucarados. Opte pelos cereais sem açúcar que farão a glicose ser absorvida lentamente e darão ainda mais energia. Outras opções boas para o café da manhã são nozes e frutas no café da manhã. Substitua o leite integral por desnatado, isso vai diminuir o teor de gordura do seu café da manhã.

2. Mantenha-se hidratado

65% do nosso corpo é água, por isso, é importantíssimo nos mantermos hidratados. Uma pessoa pode sobreviver por 6 semanas sem comida, mas poucos dias sem água. Quando estamos pouco hidratados nos sentimos cansados, fracos e sem energia.

Precisamos de cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia, ou seja, cerca de 8-10 copos de água diariamente. Se você comprar uma garrafa de água mineral por dia, você pode controlar a quantidade de água que está bebendo.

Embora a água seja a melhor opção para nos manter hidratados, você pode optar por chás de ervas, chá de frutas e sucos naturais. Chá e café são diuréticos e estimulantes e por isso não devem ser consumidos em excesso.

3. Elimine ou reduza a cafeína

A maioria das pessoas apreciam um café. Isso nos dá um impulso no período da manhã e nos ajuda a espantar o sono. Porém isso acaba criando uma dependência psicológica a tal ponto que achamos que ficar sem café nos tornará desatentos e sonolentos.

Algumas pessoas são muito sensíveis à cafeína e com apenas duas xícaras de café no dia, já podem sentir o coração acelerado, assim como nervosismo e ansiedade. Procure opções com pouca ou sem cafeína, como chá branco, chicória, etc.

4. Alimentos frescos e saudáveis

Quanto mais frescos os alimentos que ingerimos, mais nutrientes eles contêm. A partir do momento em que o fruto é arrancado da árvore, suas vitaminas começar a diminuir. Portanto, você deve comprar e comer comida fresca regularmente, de preferência alimentos sazonais e de mercados de confiança. Lave-os cuidadosamente para remover quaisquer impurezas e agrotóxicos.

Observe bem os alimentos antes de comprar. Escolha realmente os que estiverem mais frescos, com as cores mais brilhantes e sem machucados. Alguns alimentos podem nos enganar por sua aparência impressionante, mas ele pode ter sido colhido há muito tempo e isso reduz seu nível de vitaminas.

5. Coma cinco vezes por dia

A Organização Mundial de Saúde indica o consumo de pelo menos 5 unidades de frutas e legumes por dia. Frutas e vegetais são ricos em vitaminas e minerais, fibras, carboidratos e fitoquímicos. Seu consumo é associado com muitos benefícios de saúde, incluindo prevenção de certos tipos de câncer, problemas cardíacos e hipertensão. Apenas as batatas, apesar de serem uma boa fonte de hidratos de carbono, não entram nesta regra de 5 vezes por dia.

6. Evite frituras

Evite alimentos fritos. Frituras absorve muito óleo, aumentando astronomicamente a quantidade de gordura na sua dieta. Se algum dia você quiser fritar algo, use azeite de boa qualidade ao invés de óleos convencionais. Cozidos, grelhados, assados, ensopados e guisados ​​são deliciosas opções e se usa muito pouco ou nada de óleo.

7. Dê preferência às gorduras boas e não às ruins

Todas as gorduras são ricas em calorias, especiamente, as trans e saturadas, portanto, engordam se forem consumidos em excesso. Mas as boas gorduras como poliinsaturadas e monoinsaturadas têm benefícios para a saúde.

Fontes de gorduras monoinsaturadas : azeite de oliva, abacate. Azeite é melhor para fritura, uma vez que é menos resistente ao calor.

Fontes de ácidos graxos poliinsaturados : óleo de girassol e de milho de qualidade. Omega-3 e Ômega-6 são poliinsaturados e são encontrados em óleos de peixe, nozes e sementes oleosas.

8. Cozinhe para você mesmo, mime-se com a saúde

Evite alimentos processados pois esses alimentos ​​são geralmente carregados com sal, açúcares e gorduras saturadas e trans. Além disso, são alimentos cheios de aditivos quimícos como corantes e possuem calorias vazias com baixo valor nutricional.

9. Elimine açúcares e sal da dieta

É um fato que muitos comem muito sal e açúcar. Alimentos açucarados contribuiem para a obesidade, uma doença comum nos dias de hoje. Embora o nosso corpo precise de açúcar para gerar energia, você pode obter esta energia a pártir de açúcares de frutas, grãos, legumes, etc.

Portanto, podemos substituir nossos docinhos por um pedaço de fruta ou um punhado de nozes, ou escolher lanches com baixo teor de açúcar e gordura como gelatina diet por exemplo. Já o sal, contribui para aumento da pressão arterial, aumentando o risco de problemas cardíacos. Portanto, reduza o máximo que puder!

10. Verduras, legumes e frutas

São fontes de fibra solúvel que ajuda os níveis de colesterol. Comê-los junto com grãos e cereais, vai lhe fornecer proteína suficiente, podendo até se tornar uma alternativa à carne e produtos animais ricos em gordura, especialmente gordura saturada.


A dieta definitiva Você
é o que você come

Você é o que você come
Dr. Gillian McKeith
Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

1 Comentário

  1. Pingback: Vida Saudável em 3 PassosDieta Emagrecer Urgente | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *