Whey Protein – Para os músculos e para emagrecer

Whey Protein

Whey Protein – Benefícios para a saúde e para emagrecer

O Whey Protein é um suplemento muito conhecido por quem pratica esportes, musculação e exercícios em geral. Ele é produzido à partir do soro do leite da vaca, que sobra do processo de fabricação do queijo. Ele contém uma proteína de alto valor biológico e ao contrário do que muitos pensam, o Whey é um produto natural e muito benéfico para a saúde e até para emagrecer.

Muitas pessoas tem dúvidas sobre o Whey Protein. Uns acham que ele é anabolizante, outros acham que ele é rico em calorias e engorda, outros ainda pensam que o Whey é um produto artificial ou sintético. Porém, ao contrário de tudo isso, o Whey é um suplemente de baixíssimas calorias, livre de gordura e carboidratos e rico em proteína da mais alta qualidade e completa, semelhante ao leite materno.

Ajuda na construção dos músculos

Uma grande vantagem do Whey Protein é a facilidade em que é digerido e absorvido pelo organismo, além de ser rico em cadeias de aminoácidos, essenciais para o crescimento muscular. O Whey Protein é a maior fonte que existe em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA). Esses aminoácidos são importantes durante o treino, porque são oxidados diretamente nos tecidos musculares.

Eles são os primeiros aminoácidos utilizados durante o período de exercício intenso e treinamento de resistência, contribuindo para a reparação e recuperação dos tecidos musculares. Também contém muitos outros componentes vitais como antioxidantes que combatem os radicais livres, protegendo o organismo do envelhecimento e alguns tipos de câncer e o cálcio que ajuda a manter os ossos fortes e saudáveis.

Ajuda a emagrecer e queimar a gordura

Por ser um ótimo suplemento proteico de baixas calorias, o Whey Protein pode ser usado tranquilamente por homens e mulheres que querem emagrecer. Há várias razões para isso, uma delas é que o Whey é uma excelente fonte de leucina, uma substância que desempenha um papel importante na síntese de proteínas, promovendo o crescimento dos músculos e reduzindo a gordura corporal.

Além disso, o Whey ajuda a melhorar outros aspectos importantes na saúde, que contribuem para o emagrecimento: Melhora a sensibilidade à insulina, regulando os níveis de açúcar no sangue, promove saciedade, mantendo a fome sob controle, além de ajudar a reduzir os desejos por doces e carboidratos simples.

O Whey ainda ajuda a otimizar a massa muscular, que como sabemos, contribui para a queima de gordura. Desta forma acaba também ajudando a acabar com a flacidez. Embora ajude a aumentar o tônus muscular, o Whey não deixa a pessoa com aquela aparência “bombada”, pois este é um produto natural e sem efeitos colaterais.

O processo de aumento da massa magra, faz com que o gasto calórico aumente, que em outras palavras, significa que você queimará muito mais calorias, mesmo sem a rotina de um treino aeróbico, de força ou resistência. Portanto o Whey Protein ajuda a aumentar a massa muscular e a emagrecer e queimar gordura ao mesmo tempo, independente da intensidade de atividade física que você pratique.

Como usar o Whey Protein?

O Whey Protein é muito simples, prático e fácil de ser consumido. Pode inclusive substituir uma refeição, pois ele é muito nutritivo e dará saciedade. O ideal é incluí-lo em uma dieta de alta proteína, com baixo teor de gordura e carboidratos.

Para quem pratica musculação, esporte ou outra atividade física, a melhor hora de tomar o Whey Protein é após o treino, pois como ele é rapidamente digerido e absorvido pelo organismo, ajudará a reconstruir e reparar os músculos, após a fadiga causada pelos exercícios.

Como ele é vendido em forma de pó e em uma infinidade de sabores, você pode misturá-lo na água, em sucos, shakes e vitaminas. Também é prático para ser consumido em qualquer lugar, pois basta colocar em uma garrafinha e pronto. Ele ainda estimula o sistema imunológico, melhorando a saúde e o bem estar geral.

É por causa disso tudo, que o Whey está cada dia mais popular e sendo incluído nas dietas atuais. O Whey protein é facilmente encontrado em qualquer loja de suplementos esportivos e até pela internet, o que o torna bastante acessível.

Porém, existem vários tipos de Whey à venda. O que diferencia cada um deles é o processo de como foram extraídos do soro do leite. entre os que se destacam, estão os Concentrados, Microfiltrados, Isolados e Hidrolisados.

Veja as características de cada um:

1 – WPC (whey protein concentrada): O whey protein concentrado geralmente é mais lentamente absorvido em relação aos outros tipos, pois ele é composto de quantidades significativas de outros nutrientes, como água e minerais, além das proteínas. Este tipo de Whey é indicado especialmente para quem quer ganhar massa muscular.

2 – WPM (Whey Protein Microfiltrada): É considerada a mais completa fonte de proteínas existente e de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), contendo os 8 aminoácidos essenciais. Conhecida também como lactoalbumina, este é considerado o mais tradicional dentre os Whey.

3 – WPI (whey protein isolada): São concentrados com mais de 90% de proteínas, e geralmente são isentos de gordura, carboidratos e lactose. Recomendados especialmente para logo após acordar e depois de malhar ou praticar exercícios intensos.

4 – WPH (whey protein hidrolisada): Tanto a WPC quanto a WPI podem ser hidrolisadas. A hidrólise é a quebra das moléculas de proteínas em peptídeos menores por processos enzimáticos ou químicos. Este é um tipo menos comum e mais caro também. Basicamente, a proteína aqui é pré-digerida e rapidamente é absorvida pelo corpo.

5 – WPIIE (Whey Protein Isolada Ion Exchange): Ela é de alto valor biológico (High – VB), com um teor extremamente baixo em gorduras e carboidratos. Essa proteína isolada é extraída através de um processo chamado de troca iônica onde permite que se alcance 95% das proteínas.


Whey Protein
Concentrado

Whey Protein
Hidrolisado

Whey Protein
Isolado

Considerações importantes

Sem dúvidas nenhuma, o Whey Protein pode ser um grande aliado natural, seguro e nutritivo, não só para quem quer ganhar músculos, como também para quem quer perder peso. Porém, tenha em mente que embora seja uma proteína completa, não se deve restringir sua alimentação somente a este alimento.

banner-q48A melhor forma de emagrecer com saúde, é mantendo uma alimentação balanceada, rica em alimentos integrais, fibras, vegetais, frutas, que carregam nutrientes essenciais que você não encontrará no Whey Protein. Portanto, para usufruir seus benefícios é necessário consumi-lo corretamente, dentro de uma dieta de baixas calorias, aliado a exercícios aeróbicos e musculação, para obter melhores resultados.

Usando o Whey a seu favor, você só tem a ganhar, pois ele ajudará a melhorar a sua saúde geral, o tônus muscular, aparência física e de quebra, ainda ajudará a emagrecer e queimar gordura, naturalmente e de forma saudável.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
20Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

2 Comentários

  1. Pingback: L-carnitina - Benefícios para a saúde e para emagrecer | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: Alimentos Ricos em Proteínas Magras | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *