Dicas para prevenir varizes

Dicas para prevenir varizes

Dicas para prevenir vazinhos e varizes

Você tem varizes? Sabia que uma em cada dez pessoas, a maioria mulheres, são afetadas pelas terríveis varizes? Existem várias razões para que elas apareçam: Gravidez, predisposição genética e excesso de peso. Mas mesmo se encaixando em algum desses fatores de risco, existem algumas dicas que ao incorporarmos do nosso dia a dia, ajudam a prevenir as varizes.

Varizes e vasinhos aparecem geralmente nos membros inferiores do corpo como pernas e coxas e podem aparecer em qualquer idade, embora seja mais frequente em pessoas acima de 25 anos. Além da questão da estética, as varizes e vasinhos podem causar dores e queimação nas áreas afetadas.

Hoje em dia, contamos com uma série de tratamentos que visam melhorar a circulação e reduzir o inchaço das veias. Não deixe de consultar um médico para receber qual o melhor tratamento para suas varizes, pois quando não cuidadas podem trazer consequências sérias para a saúde.

Dicas para prevenir vasinhos e varizes

Dicas para prevenir varizes

1. Evite ficar muito tempo em pé

Ficar muito tempo em pé, na mesmo posição causa um aumento da pressão venosa nas pernas e pés, causando o enfraquecimento das paredes dos vasos sanguíneos. Muitas pessoas trabalham em pé por muitas horas e nesses casos, o jeito é se locomover sempre que puder (ou pelo menos a cada 20 minutos) para não permanecer sempre na mesma posição.

2. Sente-se corretamente

Se você trabalha sentada, a regra também é não ficar na mesma posição por muito tempo. Levante-se pelo menos a cada 20 minutos, caminhe ao redor da sua mesa, dê uma ida ao banheiro ou para beber um copo de água. Sente-se sempre com a coluna reta pois a boa postura melhora a circulação. Evite também cruzar as pernas, pois isso reduz o fluxo de sangue.

3. Exercite-se regularmente

Fazer caminhadas ou corridas regularmente ajudam a melhorar a circulação nas pernas, o que ajuda a evitar o desenvolvimento e agravamento das varizes. O exercício também reduz a pressão arterial elevada global e fortalece todo o sistema circulatório.

4. Mantenha um peso saudável

O excesso de peso contribui para o aparecimento de vasinhos e varizes, portanto desenvolva hábitos saudáveis e exercite-se regularmente. Esteja ciente porém, que algumas pessoas são mais propensas a desenvolver varizes do que outras, independentemente do peso e estilo de vida.

5. Pare de fumar

Sabemos que o hábito do tabagismo traz uma série de problemas de saúde ao longo da vida e as varizes é um deles, especialmente quando associada à pressão alta. Outra boa razão para deixar de fumar de uma vez por todas.

6. Escolha um bom anticoncepcional

Se você tem propensão para adquirir varizes, evite tomar pílulas anticoncepcionais com alta concentração de estrogênio. O uso prolongado desse tipo de anticoncepcional aumenta o risco de varizes. Converse com seu ginecologista para que receite um anticoncepcional com baixa concentração de estrogênio ou sobre outras opções de controle de natalidade.

7. Coloque os pés para cima

Adquira o hábito de elevar as pernas por alguns minutos, principalmente após ficar de pé por um longo período. Isso ajuda a melhorar a circulação e aliviar o cansaço das pernas. Você pode fazer isso colocando as pernas sobre almofadas ou sobre o braço do sofá enquanto assiste a TV.

8. Use roupas confortáveis

Evite usar roupas apertadas que possam prejudicar a circulação do sangue nos membros inferiores, aumentando o risco de desenvolver varicoses.

9. Use sapatos confortáveis

Procure usar sapatos confortáveis, de salto baixo, em vez de saltos altos. Usar salto alto com muita frequência pode aumentar os riscos de varizes e vasinhos nas pernas.

10. Use meias de compressão

Se você tem propensão de adquirir varizes, use meias de compressão diariamente. No começo pode parecer incômodo, mas depois que se torna um hábito fica difícil deixar de usar. Consulte um médico para descobrir qual o melhor tipo e nível de compressão para o seu caso.

Espero que tenham gostado das dicas. Como diz o ditado: “Melhor prevenir do que remediar”. Lembre-se que essas dicas ajudam não só a prevenir como também a melhorar pequenas varizes e vasinhos já existentes. Consulte o seu médico para determinar o melhor tratamento, pois dependendo da gravidade pode ser necessário uma intervenção médica como aplicações ou cirurgia.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *