Itokonnyaku, o miojo milagroso que emagrece

Itokonnyaku, o miojo milagroso que emagrece
Já ouviu falar sobre o macarrão milagroso que se tornou a nova sensação para emagrecer? Se trata de um alimento muito consumido nos países asiáticos há milhares de anos e é feito a partir de uma planta asiática chamada Konjac, semelhante ao inhame. No Brasil esse macarrão é conhecido como Itokonnyaku, mas também pode ser encontrado como konnyaku, Shirataki ou macarrão Konjac.
Sem carboidratos e de poucas calorias
Mas qual o segredo desse macarrão? Simples: 200 gramas dele, possui apenas 10 calorias. Além disso, apesar de não conter carboidratos, é rico em fibras dietéticas que preenchem o estômago, que nos deixa saciados e sem fome por um bom tempo. As fibras também ajudam a metabolizar e reduzir o colesterol ruim no organismo, ajudam a regular a pressão e também ajudam no controle da diabetes tipo 2.
Além de ser pouco calórico e de ser isento de amido, gordura e glúten, este macarrão especial é produzido a partir de um polissacarídeo conhecido como Glucomanan. O Glucomanan é uma fibra dietética, muito utilizada como suplemento nutricional e também muito utilizada em remédios para aliviar prisão de ventre e constipações.
Aproveite para ler também:
• Dieta Konjac (Macarrão Milagroso) para emagrecer
Mas por que o Glucomanan ajuda a emagrecer?
Mas cuidado com o excesso do consumo, pois apesar de ser de baixas calorias, o miojo itokonnyaku é formado apenas de 97% de água e 3% em fibras. Isso significa, que apesar das fibras, é um alimento de pouco valor nutritivo e consumi-lo em excesso, pode deixar seu organismo deficiente em nutrientes importantes e vitais.
Contra indicações e efeitos colaterais
Se consumido em excesso ele ajudar na formação de gases, diarreia, enjoos e até alterar os níveis de insulina. Além disso, pessoas com problemas de esôfago devem ser cuidadosos ao consumi-lo, pois já houve relatos sobre asfixia. Mas tirando esses casos, ele pode ser consumido por todas as pessoas, de qualquer idade.
O macarrão feito de konjac é muito mais saudável do que qualquer outro macarrão feito à base de amido e é bastante consumido pelas mulheres asiáticas, especialmente, as japonesas. Será esse o segredo delas para manter o corpo magro e esbelto?
Como consumir e preparar o miojo
Substitua apenas uma refeição por dia pelo macarrão. Ou seja coma-o apenas no almoço ou no jantar e sempre acompanhado por uma boa salada, uma porção de legumes e também uma fonte de proteína como peixe ou frango.
Modo de preparo: Ao comprar o macarrão itokonnyaku, retire a água que vem com ele (de odor um pouco forte), enxágue-o em água corrente e coloque para ferver por 5 minutos. Fica gostoso também se você incluir no cozimento alguns ingredientes como tofu, legumes entre outros. Mas se você quer turbinar ainda mais o seu macarrão milagroso, dá então uma olhada na receita abaixo:
Receita deliciosa com o macarrão konjac
Ingredientes:
· 1 pacote do macarrão konjac
· 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco light
· 1/4 de xícara (chá) de espinafre
· 1 colher (sopa) de cebola picada
· 4 colheres (sopa) de manteiga light
· 60 g de peito de frango cozido em cubos
· Sal a gosto
Modo de preparo:
Ferva o macarrão por apenas um minuto. Escorra a água e coloque-o em outra panela. No fogo médio, adicione a manteiga e o creme de leite e mexa até derreter. Coloque o frango, o espinafre e a cebola e continue mexendo até o espinafre murchar. Tempere com o sal e cubra com parmesão. Sirva.
Onde encontrar o macarrão
Comprar o macarrão já pronto pode não ser uma tarefa fácil por ainda ser considerado uma novidade aqui no Brasil. No entanto, no Bairro Liberdade em São Paulo, muitas lojas já vendem esse alimento e custam em média de 5 a 10 reais. Em lojas de produtos orientais também é possível encontrar o miojo itokonnyaku, que também é vendido em forma de bloco.
Você pode ainda comprar o glucomanan em cásulas, pois têm o mesmo efeito emagrecedor do “macarrão Shirataki ou itokonnyaku”. A cápsula tem o Glucomannan, que após ser ingerido, aumenta seu volume de 8 a 12 vezes, preenchendo o órgão e assim, mantem a saciedade e a fome controlada.
![]() |
Clique aqui para ver
|
Contraindicações do Glucomannan em cápsulas:
Nem todos podem tomar as cápsulas de Glucomannan como gestantes, lactantes e crianças. As cápsulas também podem ser manipuladas. Quanto à quantidade de cápsulas a serem ingeridas, vai depender da marca. Leia sempre a bula antes de tomar o medicamento e converse com seu médico antes para que ele prescreva, caso ele achar indicado no seu caso.
2 Comentários