Os principais erros cometidos na hora do treino

Os principais erros cometidos na hora do treino

Os principais erros cometidos na hora do treino

O objetivo na hora de iniciar os treinos na academia é perder peso e principalmente tonificar o corpo através dos exercícios. Mas, de acordo com professores de educação física é importante realizar os exercícios de maneira correta, tanto para alcançar o objetivo, como também para evitar possíveis lesões e cansaço muscular excessivo.

Vale a pena ressaltar que se os exercícios na academia não for realizados de maneira correta, os efeitos podem ser contrários e ao invés de beneficiar o corpo e a saúde pode ser extremamente prejudicial. Vamos conferir algumas dicas de especialistas na hora de praticar os exercícios.

Dicas para não cometer erros no treino:

Leg Press

Leg Press

O leg press é ideal para fortalecer a musculatura da perna. Este aparelho é utilizado por pessoas que desejam tornear os músculos inferiores. Alguns cuidados devem ser tomados na hora da prática, pois qualquer deslize pode ser altamente prejudicial para a coluna e joelhos.

🙁 Modo errado: realizar o exercício sem apoiar a coluna corretamente. Quando a coluna não é completamente apoiada os músculos da região também irão trabalhar, visto que o exercício é direcionado para as penas e não coluna, logo será prejudicial para a região.

Outro erro comum na hora da prática é inclinar os joelhos para dentro. Isso também pode ocorrer devido ao excesso de peso levantado. É importante adequar o peso a sua condição física e aumentá-­lo gradativamente, conforme for ganhando melhor condicionamento, o que requer algum tempo.

🙂 Modo correto: A coluna deve estar completamente alinhada no encosto. A flexão das pernas não deve interferir na movimentação da coluna. Alinhe os pés na direção do joelho e quadril, evitando assim o possível deslize das pernas na hora de levantar o peso.

É importante na hora do exercício sempre deixar os joelhos levemente flexionados, evite esticá­-los completamente.

Supino reto

supino reto
Levantar este equipamento pode lesionar gravemente a coluna, punhos e também ombros.

🙁 Modo errado: é importante posicionar a barra na altura do olhar, para isso utilize também a ajuda dos espelhos. Especialistas afirmam que movimentar a barra na altura dos ombros ou dos mamilos não irá fortalecer a musculatura de maneira correta.

🙂 Modo correto: ao realizar o exercício preste atenção se o olhar está abaixo da barra. Ao levantar a barra direcione na linha da clavícula (ossos junto ao peito). Atente­se aos cotovelos que devem ser posicionados na linha do ombro.

Agachamento

agachamento
O agachamento é importante para fortalecer as pernas, mas pode também afetar a coluna.

🙁 Modo errado: muitas pessoas acabam confundindo na hora de executar esse exercício deixando a coluna torta. A força deve ser direcionada para as pernas e muitas vezes é deixada para a coluna, o que pode causar lesões.

🙂 Modo correto: o ideal é direcionar os joelhos para frente dos pés e jogar o bumbum para trás, assim é assegurado que o ato de dobrar terá efeito nas pernas e não na coluna. É essencial na hora do treino receber orientações adequadas de um profissional de educação física.

Muitas vezes, mesmo já treinando há algum tempo acabamos fazendo algum movimento prejudicial. Certifique-­se se na academia onde costuma malhar recebe a atenção adequada.

Por: Juliana Rodrigues, colaboradora do site:
www.saredrogarias.com.br

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *